quinta-feira, 19 de abril de 2012

Gênesis 3 - 19.04.2012 - comentado

Versão João F. Almeida Revista e Atualizada
1 Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
2 Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,
3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.
4 Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.
5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.
6 Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.
7 Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.
8 Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.
9 E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?
10 Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.
11 Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?
12 Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.
13 Disse o SENHOR Deus à mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
14 Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida.
15 Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
16 E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará.
17 E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida.
18 Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo.
19 No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.

20 E deu o homem o nome de Eva a sua mulher, por ser a mãe de todos os seres humanos.
21 Fez o SENHOR Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu.
22 Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente.
23 O SENHOR Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado.
24 E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida.


















































Comentários Gênesis 3

1 Serpente. Jó 26:12-14 descreve a criatura que Deus derrotou na criação e Apoc. 12:9 e 20:2 identificam a serpente como satanás, aquele que confrontou a Deus no contexto do grande conflito (Andrews Study Bible).
Não comereis de toda. A serpente sutilmente mudou a divina, original e positiva ordem (Gen. 2:16 - ) fazendo-a negativa e colocando-a no plural. Soa ainda similar, mas o sentido foi completamente alterado (Andrews Study Bible).
Observe-se que a tentação está associada à dúvida relativa à Palavra de Deus. “Deus disse”. São estes os estágios da tentação: 1) A curiosidade e a desconfiança despertadas em Eva (v 1); 2) Insinuação de tríplice dúvida com referência a Deus: sua bondade no tocante á restrição; sua retidão relativamente à afirmação de que morreriam (v 4); e, por fim, sua santidade quando Satanás assevera que, ao contrário de morrerem, “como Deus sereis conhecedores do bem e do mal” (v 5) – esta tríplice dúvida conduz à 3) Incredulidade, que por seu turno se desfecha na 4) Desobediência (v 6) (Bíblia Shedd).

2 Respondeu-lhe. O primeiro erro de Eva foi entrar em diálogo com a “sagaz” serpente. Ela não é páreo para seu oponente e é imediatamente colocada em posição defensiva (Andrews Study Bible).

3 não morrais. A insegurança de Eva é evidenciada pelas palavras finais do verso 3 (“para que não morrais”) que não reflete a direta ordem divina em 2:19 (“certamente morrereis”). Adão e Eva não morreram imediatamente, mas porque não tiveram mais acesso á árvore da vida (3:22-24), seus corpos começaram a se enfraquecer e finalmente morreram (Andrews Study Bible).

5 “Deus sabe”. O desafio principal da serpente recebe a têmpera da insinuação de um motivo divino oculto.

6 Vendo a mulher. A primeira frase do v. 6 imita o capítulo 1, aonde Deus “viu” que a criação era “boa”, sugerindo que Eva usurpou o direito do criador em determinar o que é “bom”. A atração de Eva afetou três áreas: gosto, visão e intelecto. Tiago 1:14-15 descreve a sequencia da tentação que finalmente leva à morte (Andrews Study Bible).
A sequência da tentação é sempre a mesma: o tentador está do lado de fora; dentro de nós, o forte desejo de satisfação sensual, acompanhado da secreta esperança de que, de algum modo, as conseqüências possam ser evitadas. Os olhos estimulam o desejo; o desejo vence a resistência da vontade; o corpo obedece ao seu impulso; o ato de satisfação é seguido imediatamente pelo remorso e pela sensação de culpa. É aí, então, que precisamos do segundo Adão! [...] Nossa inclinação para o mal é neutralizada por Sua presença em nós por meio do Espírito Santo; (F. B. Meyer, Comentário Bíblico Devocional)
ele comeu. Enquanto Eva foi enganada (I Tim. 2:14), Adão escolheu conscientemente comer, para compartilhar as conseqüências da queda de Eva (Andrews Study Bible).

7 Percebendo [ou, conheceram]. Como resultado de terem seus olhos sido abertos, Adão e Eva “conheceram”, ecoando o nome da árvore. Mas eles apenas conheceram vergonha; e reconhecendo sua nudez, eles fizeram cobertura para si mesmos  (Andrews Study Bible).
“As folhas de figueira usadas por Adão e Eva cobrem apenas uma parte do corpo e não são suficientes para uma cobertura completa [...] Essas folhas eram um tipo de autojustificação. Depois que Adão e Eva se cobriram com elas, continuaram se escondendo de Deus, pois sabiam que ainda estavam à vista dEle. Nenhuma quantidade de autojustificação, religião, freqüência à igreja, donativos para causas justas, atos religiosos... nada disso é suficiente para esconder os pecados do coração da vista de Deus” (W. L. Wilson, Diet of Types, citado na Bíblia NVI Evangelismo em Ação, p. 11).
“Ah, como somos tolos! Como repetimos a cada dia a tolice de nossos primeiros pais, buscando esconder da consciência o pecado e, então, achando que ele está oculto de Deus” (Charles Spurgeon, citado na Bíblia NVI Evangelismo em Ação, p. 11)

12 A mulher que me deste...me deu. O pecado não só mudou para sempre a relação entre o homem e Deus, mas também entre homem e mulher. Eva aponta a serpente como a causa de sua decepção. Indiretamente ambos insinuam que Deus é o responsável pelo pecado (Andrews Study Bible).

15 descendente. Hebraico: semente (Bíblia NVI Evangelismo em Ação).
A semente da mulhe está no singular. O termo aparece repetidamente no contexto das genealogias, deixando o leitor a imaginar quando “a semente” finalmente apareceria (Andrews Study Bible).
Aqui está o que se denomina de Proto-evangelho, isto é, a primeira referência feita ao necessário Redentor, capaz de efetuar a purificação pelo pecado, bem como pagar a horrenda pena que este acarreta. Observe-se que o termo “descendente” encontra-se no singular, portanto, uma referência clara feita a certa pessoa (Cristo) descendente de Eva, e não a toda a raça humana (cf Gl 3.16) (Bíblia Shedd).

20 Eva que dizer vida. A linguagem primitiva não era a hebraica mas, à medida que os pensamentos se transmitem de uma para outra língua, os nomes vão se ajustando para manterem a significação original (Bíblia Shedd).

21 Deus cobre a nudez de Adão e Eva. A linguagem usada para descrever as vestes é reminiscente das roupas dos sacerdotes do tabernáculo. Interessante notar que antes dos sacerdotes poderem começar seu serviço precisavam antes experimentar o estado de estarem nus e receberem novas vestes (Ex. 29:4-5) (Andrews Study Bible). 
A tentativa feita pelo homem de cobrir-se com folhas (7) era tão inadequada como o desejo de desculpar-se pelo pecado. A provisão de Deus, fazendo-lhes vestimentas de peles, é o primeiro vestígio da exigência divina de uma vítima sacrifical que ofereça uma cobertura (propiciação: heb caphar) capaz de promover a reconciliação (Bíblia Shedd).
  
23 lançou fora. Deus mandou o primeiro casal embora (similar  a quando Abraão mandou embora a Ismael; 21:14)  e [os] "colocou para fora", utilizando uma forte expressão usada para descrever o exílio permanente de Caim (4:14) e a expulsão de Hagar (21:10). É também usada como referência técnica para o divórcio (Lev. 21:7, 14) (Andrews Study Bible).
A separação é o resultado inevitável do pecado (cf Is 59.2). O pecado e o paraíso (significando o lugar onde Deus pode ser encontrado para com Ele manter-se comunhão) são realidades incompatíveis (Bíblia Shedd).

Um comentário: