quinta-feira, 10 de maio de 2012

Gênesis 24 - quinta, 10.05.2012 - comentado

Versão João F Almeida Revisada e Atualizada

1 Era Abraão já idoso, bem avançado em anos; e o SENHOR em tudo o havia abençoado.
2 Disse Abraão ao seu mais antigo servo da casa, que governava tudo o que possuía: Põe a mão por baixo da minha coxa,
3 para que eu te faça jurar pelo SENHOR, Deus do céu e da terra, que não tomarás esposa para meu filho das filhas dos cananeus, entre os quais habito;
4 mas irás à minha parentela e daí tomarás esposa para Isaque, meu filho.
5 Disse-lhe o servo: Talvez não queira a mulher seguir-me para esta terra; nesse caso, levarei teu filho à terra donde saíste?
6 Respondeu-lhe Abraão: Cautela! Não faças voltar para lá meu filho.
7 O SENHOR, Deus do céu, que me tirou da casa de meu pai e de minha terra natal, e que me falou, e jurou, dizendo: À tua descendência darei esta terra, ele enviará o seu anjo, que te há de preceder, e tomarás de lá esposa para meu filho.
8 Caso a mulher não queira seguir-te, ficarás desobrigado do teu juramento; entretanto, não levarás para lá meu filho.
9 Com isso, pôs o servo a mão por baixo da coxa de Abraão, seu senhor, e jurou fazer segundo o resolvido.
10 Tomou o servo dez dos camelos do seu senhor e, levando consigo de todos os bens dele, levantou-se e partiu, rumo da Mesopotâmia, para a cidade de Naor.
11 Fora da cidade, fez ajoelhar os camelos junto a um poço de água, à tarde, hora em que as moças saem a tirar água.
12 E disse consigo: Ó SENHOR, Deus de meu senhor Abraão, rogo-te que me acudas hoje e uses de bondade para com o meu senhor Abraão!
13 Eis que estou ao pé da fonte de água, e as filhas dos homens desta cidade saem para tirar água;
14 dá-me, pois, que a moça a quem eu disser: inclina o cântaro para que eu beba; e ela me responder: Bebe, e darei ainda de beber aos teus camelos, seja a que designaste para o teu servo Isaque; e nisso verei que usaste de bondade para com o meu senhor.
15 Considerava ele ainda, quando saiu Rebeca, filha de Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, trazendo um cântaro ao ombro.
16 A moça era mui formosa de aparência, virgem, a quem nenhum homem havia possuído; ela desceu à fonte, encheu o seu cântaro e subiu.
17 Então, o servo saiu-lhe ao encontro e disse: Dá-me de beber um pouco da água do teu cântaro.
18 Ela respondeu: Bebe, meu senhor. E, prontamente, baixando o cântaro para a mão, lhe deu de beber.
19 Acabando ela de dar a beber, disse: Tirarei água também para os teus camelos, até que todos bebam.
20 E, apressando-se em despejar o cântaro no bebedouro, correu outra vez ao poço para tirar mais água; tirou-a e deu-a a todos os camelos.
21 O homem a observava, em silêncio, atentamente, para saber se teria o SENHOR levado a bom termo a sua jornada ou não.
22 Tendo os camelos acabado de beber, tomou o homem um pendente de ouro de meio siclo de peso e duas pulseiras para as mãos dela, do peso de dez siclos de ouro;
23 e lhe perguntou: De quem és filha? Peço-te que me digas. Haverá em casa de teu pai lugar em que eu fique, e a comitiva?
24 Ela respondeu: Sou filha de Betuel, filho de Milca, o qual ela deu à luz a Naor.
25 E acrescentou: Temos palha, e muito pasto, e lugar para passar a noite.
26 Então, se inclinou o homem e adorou ao SENHOR.
27 E disse: Bendito seja o SENHOR, Deus de meu senhor Abraão, que não retirou a sua benignidade e a sua verdade de meu senhor; quanto a mim, estando no caminho, o SENHOR me guiou à casa dos parentes de meu senhor.
28 E a moça correu e contou aos da casa de sua mãe todas essas coisas.
29 Ora, Rebeca tinha um irmão, chamado Labão; este correu ao encontro do homem junto à fonte.
30 Pois, quando viu o pendente e as pulseiras nas mãos de sua irmã, tendo ouvido as palavras de Rebeca, sua irmã, que dizia: Assim me falou o homem, foi Labão ter com ele, o qual estava em pé junto aos camelos, junto à fonte.
31 E lhe disse: Entra, bendito do SENHOR, por que estás aí fora? Pois já preparei a casa e o lugar para os camelos.
32 Então, fez entrar o homem; descarregaram-lhe os camelos e lhes deram forragem e pasto; deu-se-lhe água para lavar os pés e também aos homens que estavam com ele.
33 Diante dele puseram comida; porém ele disse: Não comerei enquanto não expuser o propósito a que venho. Labão respondeu-lhe: Dize.
34 Então, disse: Sou servo de Abraão.
35 O SENHOR tem abençoado muito ao meu senhor, e ele se tornou grande; deu-lhe ovelhas e bois, e prata e ouro, e servos e servas, e camelos e jumentos.
36 Sara, mulher do meu senhor, era já idosa quando lhe deu à luz um filho; a este deu ele tudo quanto tem.
37 E meu senhor me fez jurar, dizendo: Não tomarás esposa para meu filho das mulheres dos cananeus, em cuja terra habito;
38 porém irás à casa de meu pai e à minha família e tomarás esposa para meu filho.
39 Respondi ao meu senhor: Talvez não queira a mulher seguir-me.
40 Ele me disse: O SENHOR, em cuja presença eu ando, enviará contigo o seu Anjo e levará a bom termo a tua jornada, para que, da minha família e da casa de meu pai, tomes esposa para meu filho.
41 Então, serás desobrigado do meu juramento, quando fores à minha família; se não ta derem, desobrigado estarás do meu juramento.
42 Hoje, pois, cheguei à fonte e disse comigo: ó SENHOR, Deus de meu senhor Abraão, se me levas a bom termo a jornada em que sigo,
43 eis-me agora junto à fonte de água; a moça que sair para tirar água, a quem eu disser: dá-me um pouco de água do teu cântaro,
44 e ela me responder: Bebe, e também tirarei água para os teus camelos, seja essa a mulher que o SENHOR designou para o filho de meu senhor.
45 Considerava ainda eu assim, no meu íntimo, quando saiu Rebeca trazendo o seu cântaro ao ombro, desceu à fonte e tirou água. E eu lhe disse: peço-te que me dês de beber.
46 Ela se apressou e, baixando o cântaro do ombro, disse: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos. Bebi, e ela deu de beber aos camelos.
47 Daí lhe perguntei: de quem és filha? Ela respondeu: Filha de Betuel, filho de Naor e Milca. Então, lhe pus o pendente no nariz e as pulseiras nas mãos.
48 E, prostrando-me, adorei ao SENHOR e bendisse ao SENHOR, Deus do meu senhor Abraão, que me havia conduzido por um caminho direito, a fim de tomar para o filho do meu senhor uma filha do seu parente.
49 Agora, pois, se haveis de usar de benevolência e de verdade para com o meu senhor, fazei-mo saber; se não, declarai-mo, para que eu vá, ou para a direita ou para a esquerda.
50 Então, responderam Labão e Betuel: Isto procede do SENHOR, nada temos a dizer fora da sua verdade.
51 Eis Rebeca na tua presença; toma-a e vai-te; seja ela a mulher do filho do teu senhor, segundo a palavra do SENHOR.
52 Tendo ouvido o servo de Abraão tais palavras, prostrou-se em terra diante do SENHOR;
53 e tirou jóias de ouro e de prata e vestidos e os deu a Rebeca; também deu ricos presentes a seu irmão e a sua mãe.
54 Depois, comeram, e beberam, ele e os homens que estavam com ele, e passaram a noite. De madrugada, quando se levantaram, disse o servo: Permiti que eu volte ao meu senhor.
55 Mas o irmão e a mãe da moça disseram: Fique ela ainda conosco alguns dias, pelo menos dez; e depois irá.
56 Ele, porém, lhes disse: Não me detenhais, pois o SENHOR me tem levado a bom termo na jornada; permiti que eu volte ao meu senhor.
57 Disseram: Chamemos a moça e ouçamo-la pessoalmente.
58 Chamaram, pois, a Rebeca e lhe perguntaram: Queres ir com este homem? Ela respondeu: Irei.
59 Então, despediram a Rebeca, sua irmã, e a sua ama, e ao servo de Abraão, e a seus homens.
60 Abençoaram a Rebeca e lhe disseram: És nossa irmã; sê tu a mãe de milhares de milhares, e que a tua descendência possua a porta dos seus inimigos.
61 Então, se levantou Rebeca com suas moças e, montando os camelos, seguiram o homem. O servo tomou a Rebeca e partiu.
62 Ora, Isaque vinha de caminho de Beer-Laai-Roi, porque habitava na terra do Neguebe.
63 Saíra Isaque a meditar no campo, ao cair da tarde; erguendo os olhos, viu, e eis que vinham camelos.
64 Também Rebeca levantou os olhos, e, vendo a Isaque, apeou do camelo,
65 e perguntou ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? É o meu senhor, respondeu. Então, tomou ela o véu e se cobriu.
66 O servo contou a Isaque todas as coisas que havia feito.
67 Isaque conduziu-a até à tenda de Sara, mãe dele, e tomou a Rebeca, e esta lhe foi por mulher. Ele a amou; assim, foi Isaque consolado depois da morte de sua mãe.

http://biblia.com.br/joaoferreiraalmeidarevistaatualizada/genesis/gn-capitulo-24/


Comentários selecionados:

1-9 Tendo em vista que a escolha dos noivos era feita pelos pais nos tempos do VT, Abraão fez seu principal servo fazer um juramento, enquanto seu representante. Estas são as últimas palavras registradas de Abraão. por baixo de minha coxa. A natureza íntima do gesto simbólico ressalta a seriedade do juramento (Andrews Study Bible).
O juramento descrito tem sido designado como "juramento pela posteridade", que significa a vingança relativamente a qualquer transgressão do juramento exercida pelos descendentes que procedessem de sua coxa (Bíblia Shedd).
As coxas eram vistas como a fonte de poder vital e procriativo (Dt 33.11; Jó 40.16; Hb 7.10). Tal juramento era inviolável, até mesmo depois da morte daquele a quem havia sido jurado (47.29-31)  (Bíblia de Genebra).

3. não tomarás... das filhas dos cananeus. Abraão dá um exemplo aos seus descendentes para que tomem esposas da linhagem semita, que fora abençoada, e não dos cananeus, que foram amaldiçoados (9.24-27; Dt 7.1-4) (Bíblia de Genebra).
Este mandamento de Abraão corresponde à proibição feita pelo Senhor no sentido de impedir que os crentes se casem com descrentes ( 2 Co 6.14) (Bíblia Shedd).

10 A referência feita à existência de camelos no período patriarcal (séc. 19 a.C.) tem sido apresentada como evidência de inexatidão do relato bíblico. Esta objeção, porém, já foi dissipada pelas descobertas arqueológicas que indicam a existência de camelos domesticados desde o ano 3.000 a.C. (Bíblia Shedd).

12-14 Ó SENHOR Deus. O encontro do servo de Abraão e Rebeca foi planejado em oração (vs 26-17) (Bíblia de Genebra).
Como membro da casa de Abraão, o servo tinha aprendido a orar e pediu um sinal especial da parte do Senhor. O sinal era que se mostrassem atributos de caráter desejáveis na futura esposa de Isaque. Hospitalidade era um valor chave nas sociedades orientais (Andrews Study Bible).
bondade. A palavra hebraica (hesed) significa lealdade ao relacionamento pactual (Êx 15.13) (Bíblia de Genebra).
Um conceito chave nas duas orações do servo (vv 12, 14, 27), enfatizando o compromisso divino na aliança com Abraão (Andrews Study Bible).

16 Três importantes características de Rebeca: ela era muito bonita, ela estava na idade de casar e era solteira (Andrews Study Bible).
A virgindade da moça era importante para assegurar que a descendência seria realmente de Isaque (Bíblia de Genebra).
desceu... subiu. O poço, ou fonte, requeria que se subisse e descesse pela sua encosta várias vezes com um pesado jarro. Prover água para dez camelos sedentos significava retirar 250-400 galões (950-1500 l)(Andrews Study Bible).

22. meio siclo/shekel. Em torno de 1/5 de onça (5.5 g). dez siclos. Aproximadamente 4 onças (113 g) (Andrews Study Bible).
pendente... pulseiras. Tais dádivas deveriam ser reconhecidas pela jovem como presentes de noivado (Bíblia Shedd).

23-28 Deus não havia apenas mandado uma bondosa, hospitaleira e linda mulher, mas também um membro da grande família de Abraão. Betuel [pai de Rebeca] era primo de Isaque (Andrews Study Bible).

29-32 A entusiástica recepção de Labão ao estrangeiro é motivada pela ganância (v. 30), antecipando os tratos posteriores com Jacó (Andrews Study Bible).

33-51 As negociações de casamento começaram com uma refeição e a reapresentação a surpreendente liderança divina. Refeições eram importantes eventos sociais naquela cultura (Andrews Study Bible).

33 Não comerei. Muito mais urgente, para o servo fiel, do que os costumes demorados da hospitalidade do antigo Médio Oriente, é a missão que ele tem de cumprir. Os servos do Senhos não devem mostrar menos urgência em cumprir sua missão de divulgar as boas novas do evangelho para o mundo (cf Lc 10.4 com 2 Tm 4.2; Mc 13.10) (Bíblia Shedd).

49 Ou para a direita ou para a esquerda. Isto significa que o servo de Abraão se dispunha a procurar esposa para Isaque entre outras famílias aparentadas a Abraão (Bíblia Shedd).

50 Labão e Betuel. A proeminência de Labão na história e a ordem dos nomes neste verso sugerem que Betuel estava de algum modo incapacitado e que a liderança do clã já havia sido passada ao seu filho (Andrews Study Bible).

52 A terceira oração do servo é uma oração de agradecimento, seguida pela entrega do dote. O dote era um pagamento de compensação pela perda dos serviços da noiva e sua geração potencial (Andrews Study Bible).

53 Os presentes oferecidos à mãe e ao irmão... eram conhecidos como o Mohar, isto é, espécie de compensação à família pela perda da moça (Bíblia Shedd).

55 alguns dias. O total dos dias é ambíguo; poderiam ser alguns dias ou alguns anos. Jacó ficou com Labão por vinte anos, fugindo da ira de Esaú (27.44; 31.18) (Andrews Study Bible).

58 Irei. O primeiro envolvimento ativo da pretendida noiva nos arranjos do casamento, demonstrando o importante papel da família. Rebeca está pronta para ir (Andrews Study Bible).
A própria moça não foi consultada , pois esse era o costume oriental, mas sua prontidão para partir sem demora, no dia seguinte, deixa claro que seu coração fora conquistado. Essa resposta favorável fez com que Eliezer se prostrasse com ações de graça. Será que estamos sempre tão ansiosos para louvar com estamos para orar? [...] Quando seus amigos seus amigos lhe sugeriram um adiamento para a partida, Rebeca não lhes deu ouvidos. Adornada com suas jóias, a moça desejava muito ver o noivo pessoalmente. Sua decisão, "Irei", encerrou o assunto. O antegozo de nossa herança espiritual aumenta nosso anseio de ver e estar com aquele que, não tendo visto, amamos (Comentário Bíblico Devocional - Velho Testamento).

62 A fonte chamada de Beer-La-Roi é a mesma que fora indicada por Deus a Agar para salvar a vida de Ismael (cf Gn 16.14). Isaque ali viveria após a morte de Abraão (25.11) (Bíblia Shedd).

66 contou a Isaque. Como a narrativa muda sua atenção para Isaque, o relatório do servo a Abraão é omitido e passa-se a tratar diretamente acerca do futuro patriarca (Bíblia de Genebra).

67 amou. Isaque recebe Rebeca como sua noiva e a ama. A Escritura destaca o importante relacionamento, mesmo num casamento arranjado. Note tanto a ausência de menção a Abraão quanto a importância de Sara. Quando Rebeca entra na tenda da falecida matriarca, ela também toma o lugar da matriarca no clã. Agora é a vez de Isaque e Rebeca verem as promessas divinas serem cumpridas. De  acordo com 25.20, Isaque tinha 40 anos de idade quando casou-se com Rebeca. Abraão teria nesta época 140 anos de idade e se ainda viveria como parte do clã por mais 35 anos. Contudo, sua liderança havia passado e ele não é mais o ator principal da história (Andrews Study Bible).



Por favor, deixe-nos conhecer você:
deixe num comentário abaixo o seu nome, país/estado e como você tomou conhecimento deste blog. Agradecemos muito.

Please, let we know who you are.
Leave your commentary with your name, country/city and how did you find this blog . We'll appreciate very much.

3 comentários:

  1. José Danilo, Brasil, Pernambuco, eu vi na lição da escola sabatina o link para reavivadosporsuapalavra.org ( eu já fazia pela radio novo tempo ) e no site eu fui ver os comentários de genesis e vi esse link que diz os antigos comentários do reavivados, esse site é bem melhor que o reavivadosporsuapalavra.org, é isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você encontrou e gostou do blog, José Danilo!
      Na verdade, ele tem o mesmo conteúdo do blog reavivadosporsuapalavra.org, que recebeu todo o conteúdo deste blog. O que acontece é que esta é a segunda leitura da Bíblia e os comentários selecionados estão sendo condensados pela equipe da Associação Geral Mundial para ficarem mais objetivos e eficazes. Você pode acessar mesmo os comentários antigos no blog reavivadosporsuapalavra.org colocando o nome do livro+capítulo na caixa da ferramenta SEARCH. Experiomente, você vai gostar! Um grande abraço, que o Pai Eterno te abençoe sempre,
      Jeferson

      Excluir