quarta-feira, 30 de maio de 2012

Gênesis 44 - quarta, 30.05.2012 - comentado


1 Deu José esta ordem ao mordomo de sua casa: Enche de mantimento os sacos que estes homens trouxeram, quanto puderem levar, e põe o dinheiro de cada um na boca do saco de mantimento.
2 O meu copo de prata pô-lo-ás na boca do saco de mantimento do mais novo, com o dinheiro do seu cereal. E assim se fez segundo José dissera.
3 De manhã, quando já claro, despediram-se estes homens, eles com os seus jumentos.
4 Tendo saído eles da cidade, não se havendo ainda distanciado, disse José ao mordomo de sua casa: Levanta-te e segue após esses homens; e, alcançando-os, lhes dirás: Por que pagastes mal por bem?
5 Não é este o copo em que bebe meu senhor? E por meio do qual faz as suas adivinhações? Procedestes mal no que fizestes.
6 E alcançou-os e lhes falou essas palavras.
7 Então, lhe responderam: Por que diz meu senhor tais palavras? Longe estejam teus servos de praticar semelhante coisa.
8 O dinheiro que achamos na boca dos sacos de mantimento, tornamos a trazer-te desde a terra de Canaã; como, pois, furtaríamos da casa do teu senhor prata ou ouro?
9 Aquele dos teus servos, com quem for achado, morra; e nós ainda seremos escravos do meu senhor.
10 Então, lhes respondeu: Seja conforme as vossas palavras; aquele com quem se achar será meu escravo, porém vós sereis inculpados.
11 E se apressaram, e, tendo cada um posto o saco de mantimento em terra, o abriu.
12 O mordomo os examinou, começando do mais velho e acabando no mais novo; e achou-se o copo no saco de mantimento de Benjamim.
13 Então, rasgaram as suas vestes e, carregados de novo os jumentos, tornaram à cidade.
14 E chegou Judá com seus irmãos à casa de José; este ainda estava ali; e prostraram-se em terra diante dele.
15 Disse-lhes José: Que é isso que fizestes? Não sabíeis vós que tal homem como eu é capaz de adivinhar?
16 Então, disse Judá: Que responderemos a meu senhor? Que falaremos? E como nos justificaremos? Achou Deus a iniqüidade de teus servos; eis que somos escravos de meu senhor, tanto nós como aquele em cuja mão se achou o copo.
17 Mas ele disse: Longe de mim que eu tal faça; o homem em cuja mão foi achado o copo, esse será meu servo; vós, no entanto, subi em paz para vosso pai.
18 Então, Judá se aproximou dele e disse: Ah! Senhor meu, rogo-te, permite que teu servo diga uma palavra aos ouvidos do meu senhor, e não se acenda a tua ira contra o teu servo; porque tu és como o próprio Faraó.
19 Meu senhor perguntou a seus servos: Tendes pai ou irmão?
20 E respondemos a meu senhor: Temos pai já velho e um filho da sua velhice, o mais novo, cujo irmão é morto; e só ele ficou de sua mãe, e seu pai o ama.
21 Então, disseste a teus servos: Trazei-mo, para que ponha os olhos sobre ele.
22 Respondemos ao meu senhor: O moço não pode deixar o pai; se deixar o pai, este morrerá.
23 Então, disseste a teus servos: Se vosso irmão mais novo não descer convosco, nunca mais me vereis o rosto.
24 Tendo nós subido a teu servo, meu pai, e a ele repetido as palavras de meu senhor,
25 disse nosso pai: Voltai, comprai-nos um pouco de mantimento.
26 Nós respondemos: Não podemos descer; mas, se nosso irmão mais moço for conosco, desceremos; pois não podemos ver a face do homem, se este nosso irmão mais moço não estiver conosco.
27 Então, nos disse o teu servo, nosso pai: Sabeis que minha mulher me deu dois filhos;
28 um se ausentou de mim, e eu disse: Certamente foi despedaçado, e até agora não mais o vi;
29 se agora também tirardes este da minha presença, e lhe acontecer algum desastre, fareis descer as minhas cãs com pesar à sepultura.
30 Agora, pois, indo eu a teu servo, meu pai, e não indo o moço conosco, visto a sua alma estar ligada com a alma dele,
31 vendo ele que o moço não está conosco, morrerá; e teus servos farão descer as cãs de teu servo, nosso pai, com tristeza à sepultura.
32 Porque teu servo se deu por fiador por este moço para com o meu pai, dizendo: Se eu o não tornar a trazer-te, serei culpado para com o meu pai todos os dias.
33 Agora, pois, fique teu servo em lugar do moço por servo de meu senhor, e o moço que suba com seus irmãos.
34 Porque como subirei eu a meu pai, se o moço não for comigo? Para que não veja eu o mal que a meu pai sobrevirá.



Finalmente o clímax! Os irmãos parecem muito obtusos para mim. Sabendo que José tinha retornado a sua prata uma vez, bem alguém poderia pensar que iria verificar novamente as malas antes de sair! Aparentemente, no entanto, a festa entorpeceu seus medos, tudo parecia bem. Então eles vão alegremente em seu caminho quando a polícia aparece, alegando que alguém roubou o copo especial de prata de José. Mais uma vez os irmãos se sentem falsamente acusados, imediatamente dizendo que se alguém tomou o cálice este deve ser executado, e os restantes irmãos seriam escravos ao longo da vida de José. A polícia é clara, contudo, que não haverá pena de morte, apenas a escravidão perpétua para aquele que estiver  com a taça. Claro, o copo está no saco de Benjamim. O filho predileto está em perigo novamente! Como os irmãos agir neste momento?

Judá se destaca na ocasião. Novamente, ele atua como líder e porta-voz para os irmãos. Ele ensaia a história dos irmãos - 11 vivo, 1 morto, e então ele conta como ele prometeu a si mesmo como garantia para seu pai sobre Benjamim. Judá não pode suportar ver o que voltar para casa sem Benjamim vai fazer para o pai e pede a José para que ele o substitua como escravo para Benjamim.

Este não é o mesmo Judá vimos em Gn 37-38. Aquele Judá vendeu o filho favorito para tentar obter um benefício para si. Aquele Judá era egoísta, faminto de poder, ganancioso e muito mais. Mas agora Judá está a tentar vender-se à escravidão para salvar o filho predileto! Ele não é mais egoísta, faminto de poder, etc. Ele oferece sacrificar-se e perder seus privilégios como um herdeiro de Jacó - para salvar Benjamim. José vê que os irmãos não são os homens perigosos que conhecia anos antes, e se revela a eles. Eles livremente reconheceram sua culpa e de alguma forma mudaram.

Não posso aqui debater a dinâmica do seu medo legítimo nem do espírito conciliador de José exceto para dizer que acredito que José poderia ser tão gracioso porque confiou em Deus no trato com questões de justiça, como vimos antes. O que eu quero concluir é:

Judá passou por uma transformação radical moral, de odiar o filho predileto e tentar prejudicá-lo, para se oferecer ao sacrifício para salvar o filho predileto. Alguns comentaristas judeus expõem Gen.38:26 b - "e ele não se deitou com ela de novo" - afirmando que o incidente com Tamar foi um momento de mudança de vida para Judá. E isso parece plausível, porque o Judá que eu encontro depois de Gen. 38 é um homem mudado radicalmente.

Judá nos dá esperança de que não temos de ser presos em pecaminosos, egoístas, destrutivos modos de vida. Se Deus pode trazer Judá à mudança, certamente Ele pode fazer coisas igualmente radicais com você e comigo. Esta transformação moral, incluindo o seu novo senso de auto-sacrifício, faz Judá acabar como co-herói com José, e é Judá, e não o perfeito José, que se tornaria um antepassado de Cristo. A boa notícia é que Deus recebe ainda o desagradável de Judá em sua linhagem, mas Ele não vai deixá-los continuar assim. A graça de Deus transforma os mais difíceis pecadores em santos dispostos ao auto-sacrificio.


Stephen Bauer

Professor de Teologia e Ética
Universidade Adventista do Sul
Collegedale, Tennessee, EUA



Comentário bíblicos selecionados:

1-2 A agradável refeição se encerra com mais um teste: A taça de prata de José é escondida no saco de grãos de Benjamim (Andrews Study Bible).

4-5 adivinhações. A acusação de roubo da taça do governador que era utilizada em ritos de adivinhação sem dúvida aumenta a culpa do ofensor. Adivinhação com líquidos (água, óleo, vinho) era comum e, como qualquer forma de adivinhação, era proibida na lei bíblica (Lev. 19:26; Deut. 18:10) (Andrews Study Bible).

6-13 Após reter os irmãos de José, o mordomo os acusa de roubo e uma busca é feita. Um precipitado voto dos irmãos (v. 9) destaca sua convicção de inocência e lembra ao leitor de um precipitado voto similar (também feito na ignorância dos fatos reais) por Jacó (31:32) (Andrews Study Bible).

44:14 Novamente os irmãos se prostram diante de José (37:7 - 10; 42:6). Esta cena final acaba em 45:15 e é o clímax da história (Andrews Study Bible).

15 A referência de José á adivinhação é outro meio de aumentar a tensão (Andrews Study Bible).

18-34 Um magistral discurso de Judá, recontando a história da interação do governador com os filhos de Jacó no Egito até este ponto. Destaca-se a transformação de alguém interessado somente em si mesmo e em ganhos pessoais (37:26-27; 38:1-30) em alguém proto a intervir na violação (vs. 33-34). Na fala José tem conhecimento da tristeza e lamento de seu pai. Interessantemente, esta é a mais longa fala individual de Gênesis, e foca o conceito da substituição (João 15:13) (Andrews Study Bible).

Um comentário: