sábado, 16 de junho de 2012

Êxodo 11 - sábado, 16.06.2012

 

1 Disse o SENHOR a Moisés: Ainda mais uma praga trarei sobre Faraó e sobre o Egito. Então, vos deixará ir daqui; quando vos deixar, é certo que vos expulsará totalmente.

2 Fala, agora, aos ouvidos do povo que todo homem peça ao seu vizinho, e toda mulher, à sua vizinha objetos de prata e de ouro.

3 E o SENHOR fez que o seu povo encontrasse favor da parte dos egípcios; também o homem Moisés era mui famoso na terra do Egito, aos olhos dos oficiais de Faraó e aos olhos do povo.

4 Moisés disse: Assim diz o SENHOR: Cerca da meia-noite passarei pelo meio do Egito.

5 E todo primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito de Faraó, que se assenta no seu trono, até ao primogênito da serva que está junto à mó, e todo primogênito dos animais.

6 Haverá grande clamor em toda a terra do Egito, qual nunca houve, nem haverá jamais;

7 porém contra nenhum dos filhos de Israel, desde os homens até aos animais, nem ainda um cão rosnará, para que saibais que o SENHOR fez distinção entre os egípcios e os israelitas.

8 Então, todos estes teus oficiais descerão a mim e se inclinarão perante mim, dizendo: Sai tu e todo o povo que te segue. E, depois disto, sairei. E, ardendo em ira, se retirou da presença de Faraó.

9 Então, disse o SENHOR a Moisés: Faraó não vos ouvirá, para que as minhas maravilhas se multipliquem na terra do Egito.

10 Moisés e Arão fizeram todas essas maravilhas perante Faraó; mas o SENHOR endureceu o coração de Faraó, que não permitiu saíssem da sua terra os filhos de Israel.

http://biblia.com.br/joaoferreiraalmeidarevistaatualizada/exodo/ex-capitulo-11/

 


Texto de hoje do blog da Bíblia(http://revivedbyhisword.org/en/bible/exo/11/):

"Chamou, pois, Moisés todos os anciãos de Israel e lhes disse: 'Escolhei, e tomai cordeiros, segundo as vossas famílias, e imolai [o cordeiro] da Páscoa. Tomai um molho de hissopo, molhai-o no sangue que estiver na bacia e marcai a verga da porta e suas ombreiras [na parte superior e em ambos os lados] com o sangue que estiver na bacia" (Êxodo 12: 21-22).

Por que é importante estudar o livro do Êxodo, enquanto cristãos? Porque Êxodo faz parte da nossa história também.

Os ossos do cordeiro da Páscoa não eram para ser quebrados. Os ossos de Jesus não foram quebrados.

O sangue do cordeiro pascal foi espalhada com o talo da planta de hissopo. Vinagre de vinho foi elevado aos lábios de Jesus com o talo da planta de hissopo.

O sangue do cordeiro foi espalhada acima e nos lados da porta. Enquanto as pessoas estivessem "cobertas" com o sangue, estavam seguros. Na verdade, a Páscoa [passover] também pode ser chamada de "cobertura" [cover-over]. Somos cobertos pelo sangue do cordeiro, por cima e nos os lados. Da mesma forma, estamos coberto pelo sangue de Cristo, o Cordeiro de Deus.

 

Andy Nash

Escola de Jornalismo e Comunicação

Universidade Adventista do Sul

Um comentário: