domingo, 24 de junho de 2012

Êxodo 19 - domingo, 24.06.2012

 

1 No terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no primeiro dia desse mês, vieram ao deserto do Sinai.

2 Tendo partido de Refidim, vieram ao deserto do Sinai, no qual se acamparam; ali, pois, se acampou Israel em frente do monte.

3 Subiu Moisés a Deus, e do monte o SENHOR o chamou e lhe disse: Assim falarás à casa de Jacó e anunciarás aos filhos de Israel:

4 Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a mim.

5 Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha;

6 vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.

7 Veio Moisés, chamou os anciãos do povo e expôs diante deles todas estas palavras que o SENHOR lhe havia ordenado.

8 Então, o povo respondeu à uma: Tudo o que o SENHOR falou faremos. E Moisés relatou ao SENHOR as palavras do povo.

9 Disse o SENHOR a Moisés: Eis que virei a ti numa nuvem escura, para que o povo ouça quando eu falar contigo e para que também creiam sempre em ti. Porque Moisés tinha anunciado as palavras do seu povo ao SENHOR.

10 Disse também o SENHOR a Moisés: Vai ao povo e purifica-o hoje e amanhã. Lavem eles as suas vestes

11 e estejam prontos para o terceiro dia; porque no terceiro dia o SENHOR, à vista de todo o povo, descerá sobre o monte Sinai.

12 Marcarás em redor limites ao povo, dizendo: Guardai-vos de subir ao monte, nem toqueis o seu limite; todo aquele que tocar o monte será morto.

13 Mão nenhuma tocará neste, mas será apedrejado ou flechado; quer seja animal, quer seja homem, não viverá. Quando soar longamente a buzina, então, subirão ao monte.

14 Moisés, tendo descido do monte ao povo, consagrou o povo; e lavaram as suas vestes.

15 E disse ao povo: Estai prontos ao terceiro dia; e não vos chegueis a mulher.

16 Ao amanhecer do terceiro dia, houve trovões, e relâmpagos, e uma espessa nuvem sobre o monte, e mui forte clangor de trombeta, de maneira que todo o povo que estava no arraial se estremeceu.

17 E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte.

18 Todo o monte Sinai fumegava, porque o SENHOR descera sobre ele em fogo; a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente.

19 E o clangor da trombeta ia aumentando cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia no trovão.

20 Descendo o SENHOR para o cimo do monte Sinai, chamou o SENHOR a Moisés para o cimo do monte. Moisés subiu,

21 e o SENHOR disse a Moisés: Desce, adverte ao povo que não traspasse o limite até ao SENHOR para vê-lo, a fim de muitos deles não perecerem.

22 Também os sacerdotes, que se chegam ao SENHOR, se hão de consagrar, para que o SENHOR não os fira.

23 Então, disse Moisés ao SENHOR: O povo não poderá subir ao monte Sinai, porque tu nos advertiste, dizendo: Marca limites ao redor do monte e consagra-o.

24 Replicou-lhe o SENHOR: Vai, desce; depois, subirás tu, e Arão contigo; os sacerdotes, porém, e o povo não traspassem o limite para subir ao SENHOR, para que não os fira.

25 Desceu, pois, Moisés ao povo e lhe disse tudo isso.

http://biblia.com.br/joaoferreiraalmeidarevistaatualizada/exodo/ex-capitulo-19/

 


Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/exo/19/):

Os filhos de Israel agora chegam ao Monte. Horebe, onde são feitos os preparativos para receber os Dez Mandamentos. Já houve  muita especulação sobre a localização exata do Monte Horebe, e ainda não sabemos o lugar certo. Somente teremos confirmação segura se houvesse a descoberta de um texto indicando que este era o lugar e isso nunca foi encontrado. Talvez Deus, em seu desejo de não torná-lo um lugar idólatra de adoração e veneração, ocultou a sua localização para as gerações futuras.  O livro do Êxodo afirma que os israelitas entraram no "ermo do Sinai", que era "o deserto do Sinai", onde eles acamparam antes do "Monte Sinai". Estudo recente com base nesses textos e roteiro descrito no Êxodo, sugeriu o local como sendo realmente  na Península do Sinai, e não na Arábia Saudita como já se alegou.

Aqui Deus vem a Moisés e pede a ele para relembrar os filhos de Israel depois de três meses como ele os levou " sobre asas de águia" e os trouxe para Si mesmo.

Deus, aqui inicia uma aliança com o Seu povo. Deus, no seu amor, escolhe ou elege Israel em um ato de iniciativa graciosa, exatamente como no pacto anterior feito com os patriarcas. Deus já havia resgatado Israel do Egito e, agora, a sua aliança no Sinai torna-se uma continuação do Seu ato de redenção.

Há, porém, condições para esta relação de aliança. "Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz de fato, e guardardes a minha aliança, então você vai ser a minha propriedade [um tesouro] peculiar a mim" (19:5). Israel teve até este ponto experimentado atos especiais de  livramento de Deus. Iria Israel agora escolher por ir  sozinho, ou iria escolher ser obediente a Deus e segui-Lo onde quer que Ele os leve?

Como acontece conosco, hoje, daremos a Deus obediência somente de boca, para depois queixar-se e tentar conduzir as nossas vidas sem Ele? Ou será que vamos responder como Israel, "Tudo o que o Senhor tem falado faremos" (19:8)?

Foi desejo de Deus no Sinai e também hoje manter a mais profunda e íntima  relação com o Seu povo a quem criou.

 

Michael Hasel

Universidade Adventista do Sul

Um comentário: