segunda-feira, 25 de junho de 2012

Êxodo 20 - segunda, 25.06.2012 - comentado


1 Então, falou Deus todas estas palavras:
2 Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem
6 e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.
7 Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
8 Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.
9 Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.
10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro;
11 porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.
12 Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.
13 Não matarás.
14 Não adulterarás.
15 Não furtarás.
16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
17 Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.
18 Todo o povo presenciou os trovões, e os relâmpagos, e o clangor da trombeta, e o monte fumegante; e o povo, observando, se estremeceu e ficou de longe.
19 Disseram a Moisés: Fala-nos tu, e te ouviremos; porém não fale Deus conosco, para que não morramos.
20 Respondeu Moisés ao povo: Não temais; Deus veio para vos provar e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis.
21 O povo estava de longe, em pé; Moisés, porém, se chegou à nuvem escura onde Deus estava.
22 Então, disse o SENHOR a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Vistes que dos céus eu vos falei.
23 Não fareis deuses de prata ao lado de mim, nem deuses de ouro fareis para vós outros.
24 Um altar de terra me farás e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas e os teus bois; em todo lugar onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei.
25 Se me levantares um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas; pois, se sobre ele manejares a tua ferramenta, profaná-lo-ás.
26 Nem subirás por degrau ao meu altar, para que a tua nudez não seja ali exposta.


Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/exo/20/):
Os Dez Mandamentos dados à humanidade no Sinai foram dados pela voz de Deus e, em seguida, escritos por Seu próprio dedo. Aí vem um momento decisivo e determinante na história: Deus expressa Sua natureza divina, mediante a promulgação da Lei Moral. Ele faz isso no meio de trovões, relâmpagos incríveis e o som da trombeta, de modo que todos os presentes possam saber que essa Lei vem do Deus maravilhoso e vivo. 
O amor é a raiz de Sua Lei, o amor por Deus como a base para o amor uns pelos outros. A promulgação da Lei é tanto um ato de graça e de misericórdia, como a libertação da escravidão egípcia. Por meio dela  Deus mostra aos Seus redimidos como eles devem viver. A colocação destas "tábuas da aliança" (Dt 9:9-11) sob o propiciatório indica que eles são a base da aliança.
Aliança envolve relacionamento e comunhão. Relacionamento real e comunhão não pode ocorrer entre dois indivíduos sem um conjunto de normas que definem essa relação. Os primeiros quatro mandamentos definem nosso relacionamento com Deus, enquanto que os próximos seis definem nosso relacionamento uns com os outros. Nosso relacionamento com Deus e Sua graça em nossas vidas determinam nossa capacidade de viver em harmonia uns com os outros. 
O sábado é definido por Deus como o sétimo dia em que descansamos com Ele e renovamos o nosso entendimento e adoração a Deus como Criador. O sábado se torna o sinal da aliança entre Deus e Seu povo para sempre (Ex 31:16-17). A pessoa que guarda o sábado como definido por Deus, no espírito correto, indica que ele ou ela está em um relacionamento de salvação com Deus.

Michael Hasel
Universidade Adventista do Sul


Comentários bíblicos selecionados:

1-17 Uma significativa introdução (vs. 1-2) é seguida pelas dez "palavras" (ou mandamentos; 34:28; Deut. 4:14; 10:4; ver também Deut. 5:1-21). Sobre a existência da Lei antes do Sinai, ver Gên. 25:5; Êx. 16:27-28. Sobre a Lei enquanto revelação do caráter de Deus, ver Sal. 19:7-11. Para uma avaliação de Jesus sobre a Lei, ver Mat. 5:17-19. A de Paulo, ver Rom. 7:12,14. Para mais sobre a lei no novo concerto/aliança, ver Heb. 8:8-10. Sobre as implicações sobre a Lei nos últimos dias, ver Apoc. 12:17; 14:12 (Andrews Study Bible).

2 Eu sou o SENHOR. A identificação do Senhor como o libertador da escravidão nunca deveria estar separada dos Dez Mandamentos (6:2-8). Os judeus consideravam este verso como parte do primeiro mandamento. A obediência aos mandamentos é baseada na experiência da libertação graciosa de Deus, que é mostrada nos primeiros 19 capítulos de Êxodo. Tanto o VT quanto o NT enfatizam a graça de Deus como base para a obediência (ver Ef. 2:8-10) (Andrews Study Bible).

3 não terás outros deuses. O primeiro mandamento requer que somente o Senhor seja adorado. Esta adoração é baseada na Sua libertação e demonstra o Seu poder sobre os deuses egípcios. Para Israel, e especialmente para Jesus, este mandamento (bem como os demais mandamentos) está relacionado com amor (Ver Deut. 6:1-5 e Mat. 22:36-38) (Andrews Study Bible).

3-6 Enquanto o primeiro mandamento especifica o Quem da adoração, o segundo mandamento restringe o como da adoração. A idolatria é proibida. Alguns cristãos e muçulmanos definem idolatria como sendo representação bi ou tridimensional, excluindo figuras, quadros, imagens e estátuas religiosas. Muitos cristãos vêem como ídolos somente reproduções tridimensionais que tenham a intenção de serem objetos de adoração. Contudo, idolatria não está limitada a imagens mas envolve qualquer coisa que substitua o controle de Deus na vida por qualquer outra coisa (Andrews Study Bible).

6 mil gerações. O contraste é entre a relativa curta duração dos efeitos da iniquidade (três ou quatro gerações) com a longa duração (milhares de gerações) da graça divina àqueles que O amam (Andrews Study Bible).

7 O terceiro mandamento inclui mais do que a menção descuidosa ou irada do nome de Deus - haja vista que que nenhum israelita meramente considerasse a hipótese de fazer isto. Refere-se primariamente ao uso do nome de Deus para apoiar falsas declarações (ver Lev. 19:12 e Mat. 5:33-37) (Andrews Study Bible).

8-11 lembra-te. A palavra implica que o quarto mandamento, o sábado, já era conhecido. Israel deveria pensar sobre sua origem em Gên. 2:2-3 e sua prévia menção em Êxodo (16:5, 22-30). A ordem de lembrar do sábado tem base na Criação de Gênesis (v. 11); portanto os vs. 9-10 identificam o sábado com o sétimo dia.Ligações do sábado com a criação podem ser encontradas tanto em Gênesis (2:2) quanto em Apocalipse (14:7, 12), portanto abrangendo todo o percurso da história bíblica. A maioria dos cristãos aceita os Dez Mandamentos como obrigatórios mas estranhamente alguns ignoram ou alteram o comando divino. Porque esta passagem liga a significação do sábado com a criação e Deut. 5:14-15 o liga à libertação divina do Êxodo, o sábado se torna um sinal da aliança de Deus (Êx. 31:12-17). Sobre guardar o sábado, ver Is. 58:13-14; Mat. 12:12. Sobre o momento do início e fim do sábado, ver Lev. 23:32; Marcos 1:32. Sobre a tentativa de mudar o sábado, ver Dan. 7:25. Sobre o relacionamento de Jesus com o sábado, ver Marcos 2:28; Luc. 4:16. Sobre o relacionamento dos apóstolos com o sábado, ver Luc. 23:54, 56; Atos 13:42; 17:2 (Andrews Study Bible).

12 O quinto mandamento, assim como o sétimo, reconhece a importância da família (Andrews Study Bible). 


13 Não matarás. A tradução da Nova Versão King James, "assassinar" é melhor que a tradicional "matar". Esta última pode ser mal interpretada no contexto hindu/budista como não matar animais (Andrews Study Bible).

14 Não adulterarás. A quebra dos votos conjugais condenada pelo sétimo mandamento é frequentemente utilizada na Escritura como uma analogia da quebra, por parte de Israel, da sua aliança com Deus. Veja, por exemplo, Oséias 3:1 (Andrews Study Bible).

16 falso testemunho. O cerne do nono mandamento se relaciona com questões judiciais.Falso testemunho pode injustamente condenar o inocente ou libertar o culpado (Andrews Study Bible).

17 não cobiçarás. O décimo mandamento é único por tratar especificamente com uma atitude interna em vez de um ato externo.Compare com o Sermão do Monte, que também enfatiza a atitude (Mat. 5:21-37) (Andrews Study Bible).

18-21 Esta breve história destaca a importante função mediadora de Moisés (Andrews Study Bible).

22-26 Diferentes tipos de altares são conhecidos dos registros arqueológicos. Altares desempenhavam uma função chave no serviço sacrifical e sua construção era regida por leis específicas (Andrews Study Bible).

Um comentário: