sexta-feira, 29 de junho de 2012

Êxodo 24 - sexta, 29.06.2012


1 Disse também Deus a Moisés: Sobe ao SENHOR, tu, e Arão, e Nadabe, e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel; e adorai de longe.
2 Só Moisés se chegará ao SENHOR; os outros não se chegarão, nem o povo subirá com ele.
3 Veio, pois, Moisés e referiu ao povo todas as palavras do SENHOR e todos os estatutos; então, todo o povo respondeu a uma voz e disse: Tudo o que falou o SENHOR faremos.
4 Moisés escreveu todas as palavras do SENHOR e, tendo-se levantado pela manhã de madrugada, erigiu um altar ao pé do monte e doze colunas, segundo as doze tribos de Israel.
5 E enviou alguns jovens dos filhos de Israel, os quais ofereceram ao SENHOR holocaustos e sacrifícios pacíficos de novilhos.
6 Moisés tomou metade do sangue e o pôs em bacias; e a outra metade aspergiu sobre o altar.
7 E tomou o livro da aliança e o leu ao povo; e eles disseram: Tudo o que falou o SENHOR faremos e obedeceremos.
8 Então, tomou Moisés aquele sangue, e o aspergiu sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o SENHOR fez convosco a respeito de todas estas palavras.
9 E subiram Moisés, e Arão, e Nadabe, e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel.
10 E viram o Deus de Israel, sob cujos pés havia uma como pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua claridade.
11 Ele não estendeu a mão sobre os escolhidos dos filhos de Israel; porém eles viram a Deus, e comeram, e beberam.
12 Então, disse o SENHOR a Moisés: Sobe a mim, ao monte, e fica lá; dar-te-ei tábuas de pedra, e a lei, e os mandamentos que escrevi, para os ensinares.
13 Levantou-se Moisés com Josué, seu servidor; e, subindo Moisés ao monte de Deus,
14 disse aos anciãos: Esperai-nos aqui até que voltemos a vós outros. Eis que Arão e Hur ficam convosco; quem tiver alguma questão se chegará a eles.
15 Tendo Moisés subido, uma nuvem cobriu o monte.
16 E a glória do SENHOR pousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; ao sétimo dia, do meio da nuvem chamou o SENHOR a Moisés.
17 O aspecto da glória do SENHOR era como um fogo consumidor no cimo do monte, aos olhos dos filhos de Israel.
18 E Moisés, entrando pelo meio da nuvem, subiu ao monte; e lá permaneceu quarenta dias e quarenta noites.


Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/exo/24/):
Moisés escreveu todas as palavras do Senhor que se tornaram o livro da aliança e o leu perante o povo. Este é o primeiro "livro" mencionado como tendo sido escrito embora anteriormente, em Êxodo 17:14, Moisés tenha sido instruído por Deus para escrever os acontecimentos em  Refidim e o ataque dos amalequitas. Como isso foi feito e que escrita foi usada? O fato de ter alfabeto sido introduzido pela primeira vez na península do  Sinai cerca de 1600-1550 a.C. deu a Moisés acesso ao desenvolvimento mais recente na escrita. O alfabeto proto-Sinaítico foi um avanço na comunicação escrita que poderia ser equivalente à invenção da imprensa ou à Internet. Moisés poderia, de fato, ter escrito os cinco primeiros livros da Bíblia durante este tempo e por conta da inovação desta linguagem única, a oportunidade para que Deus colocasse o Seu pacto por escrito não poderia ter sido melhor.

Sem um sacrifício a aliança não poderia ser mantida e, assim ,Moisés agora constrói um altar para ratificar a aliança entre Deus e Israel,erigindo  doze pilares para representar as tribos que concordaram em viver e obedecer aquilo que Deus lhes tinha dado. É tempo para Moisés receber em pedra a base para a aliança em pedra, um lembrete permanente da natureza duradoura de Sua lei, Seu caráter, e o ideal  que toda a humanidade deveria viver. A glória de Deus repousa sobre a montanha. Moisés é convidado a vir até a montanha de Deus para representar o Seu povo. Hoje a glória de Deus repousa em seu santuário enquanto Jesus intercede por nós. Somos convidados a trazer os nossos pedidos a Ele, para que Jesus, nosso intercessor divino, pode receber por nós o que Deus prometeu. Qual será a sua resposta hoje? Você vai aceitar a vontade de Deus para sua vida e viver de acordo com Suas promessas?

Michael Hasel
Universidade Adventista do Sul

Um comentário: