terça-feira, 12 de junho de 2012

Êxodo 7 - terça, 12.06.2012 - comentado



1 Então, disse o SENHOR a Moisés: Vê que te constituí como Deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será teu profeta.
2 Tu falarás tudo o que eu te ordenar; e Arão, teu irmão, falará a Faraó, para que deixe ir da sua terra os filhos de Israel.
3 Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas.
4 Faraó não vos ouvirá; e eu porei a mão sobre o Egito e farei sair as minhas hostes, o meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito, com grandes manifestações de julgamento.
5 Saberão os egípcios que eu sou o SENHOR, quando estender eu a mão sobre o Egito e tirar do meio deles os filhos de Israel.
6 Assim fez Moisés e Arão; como o SENHOR lhes ordenara, assim fizeram.
7 Era Moisés de oitenta anos, e Arão, de oitenta e três, quando falaram a Faraó.
8 Falou o SENHOR a Moisés e a Arão:
9 Quando Faraó vos disser: Fazei milagres que vos acreditem, dirás a Arão: Toma o teu bordão e lança-o diante de Faraó; e o bordão se tornará em serpente.
10 Então, Moisés e Arão se chegaram a Faraó e fizeram como o SENHOR lhes ordenara; lançou Arão o seu bordão diante de Faraó e diante dos seus oficiais, e ele se tornou em serpente.
11 Faraó, porém, mandou vir os sábios e encantadores; e eles, os sábios do Egito, fizeram também o mesmo com as suas ciências ocultas.
12 Pois lançaram eles cada um o seu bordão, e eles se tornaram em serpentes; mas o bordão de Arão devorou os bordões deles.
13 Todavia, o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito.
14 Disse o SENHOR a Moisés: O coração de Faraó está obstinado; recusa deixar ir o povo.
15 Vai ter com Faraó pela manhã; ele sairá às águas; estarás à espera dele na beira do rio, tomarás na mão o bordão que se tornou em serpente
16 e lhe dirás: O SENHOR, o Deus dos hebreus, me enviou a ti para te dizer: Deixa ir o meu povo, para que me sirva no deserto; e, até agora, não tens ouvido.
17 Assim diz o SENHOR: Nisto saberás que eu sou o SENHOR: com este bordão que tenho na mão ferirei as águas do rio, e se tornarão em sangue.
18 Os peixes que estão no rio morrerão, o rio cheirará mal, e os egípcios terão nojo de beber água do rio.
19 Disse mais o SENHOR a Moisés: Dize a Arão: toma o teu bordão e estende a mão sobre as águas do Egito, sobre os seus rios, sobre os seus canais, sobre as suas lagoas e sobre todos os seus reservatórios, para que se tornem em sangue; haja sangue em toda a terra do Egito, tanto nos vasos de madeira como nos de pedra.
20 Fizeram Moisés e Arão como o SENHOR lhes havia ordenado: Arão, levantando o bordão, feriu as águas que estavam no rio, à vista de Faraó e seus oficiais; e toda a água do rio se tornou em sangue.
21 De sorte que os peixes que estavam no rio morreram, o rio cheirou mal, e os egípcios não podiam beber a água do rio; e houve sangue por toda a terra do Egito.
22 Porém os magos do Egito fizeram também o mesmo com as suas ciências ocultas; de maneira que o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito.
23 Virou-se Faraó e foi para casa; nem ainda isso considerou o seu coração.
24 Todos os egípcios cavaram junto ao rio para encontrar água que beber, pois das águas do rio não podiam beber.
25 Assim se passaram sete dias, depois que o SENHOR feriu o rio.


Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/exo/7/):
Nos primeiros sete versículos, Deus diz a Moisés e Arão o que Ele vai fazer. Esta é uma disputa entre o Deus do Céu e os deuses do Egito. Moisés vai ser um deus para Faraó, e humilhar todos os grandes deuses do Egito. Arão será seu porta-voz. Moisés e Arão visitaram Faraó no seu palácio, mas embora a vara de Arão (cobra) tenha comido todas as varas do mago (cobras), o Faraó não quis ouvir. Eles  se encontram a seguir  numa manhã na margem do rio com o Faraó e lhe dão outra chance. Ele se recusa a deixar ir Israel, e o Nilo, a deusa mãe de todo o Egito é ferido pela vara, e se transforma em sangue, matando todos os peixes.

Quem endureceu o coração de Faraó? Esta é uma questão que tem atormentado muitos cristãos. Este "o Senhor endureceu o coração de Faraó" é provavelmente uma expressão idiomática hebraica. "Deus endureceu o coração de Faraó", no sentido de que Deus proveu as circunstâncias e a ocasião para que Faraó fosse forçado a tomar uma decisão. Moisés anunciou as instruções divinas e acompanhou os mandamentos de Deus com milagres, para confirmar a origem divina da mensagem. Faraó decidiu resistir às exigências de Deus. De sua própria vontade, teimosamente, Faraó se recusou a obedecer. Deus foi o instigador e iniciador do dilema, mas Ele não foi o autor da rebeldia desafiadora de Faraó.


Comentários bíblicos selecionados:
4 Meu povo. Israel finalmente se tornou um povo (1:9) e por divina eleição está identificado como o povo de Deus (Andrews Study Bible).

8-13 O episódio do bastão-serpente funciona como introdução à história maior das pragas. O bastão-serpente de Aarão engole os bastões tornados em serpentes dos mágicos egípcios e prefiguram o final do conflito mais amplo. A palavra hebraica usada para descrever o bastão transformado de Aarão não é o termo regular usado para serpente em 4:3, mas poderia ser traduzido "serpente monstruosa ou crocodilo" (ver Jó 7:12; Is. 27:1) e é, em outros lugares, associado com leviatã, símbolo do caos (Sl. 74:13; 148:7). Enquanto os mágicos conseguiram duplicar o milagre, a serpente-caos do Senhor engoliu, sem esforço algum, as serpentes-caos dos egípcios e, portanto, destruiu seus bastões (enquanto símbolos de poder) (Andrews Study Bible).

14-25 Seguindo o primeiro sinal de autenticação, o coração de Faraó é endurecido. Ele ainda não está para ceder neste conflito. As pragas começam. O conflito entre o Senhor e Faraó é um conflito divino, cada praga afetando importantes divindades egípcias. As pragas também funcionam como uma des-criação do Egito para libertar Israel (Andrews Study Bible).

17 Sangue se refere tanto à cor quanto à substância em hebraico. O texto não deixa claro se a água realmente se transformou em sangue ou se apenas se tornou vermelha. O que ficou claro é que ninguém podia beber a água (vs. 18, 21, 24), que os animais que viviam na água morreram, e que a transformação não foi gradual (como tem sido proposto por alguns intérpretes que tem buscado por uma explicação científica para as pragas), mas instantânea. Não somente a água do Nilo foi afetada, mas também a água em canais, lagos, incluindo as águas em recipientes, como os vasos (v. 19). Devido à importância do Nilo para a agricultura e adoração, a poluição do Nilo é um ataque direto à sociedade e religião egípcias (Andrews Study Bible). [A sociedade e religiões atuais também serão atacadas nas sete pregas finais trazidas ao mundo].

22 O texto deixa implícito algum tipo de truque ou imitação (Andrews Study Bible).


As dez pragas e divindades egípcias afetadas (cf. Andrews Study Bible):


1. Sangue   Khnum - guardião do Nilo; Hapi - espírito do Nilo; Osiris - o Nilo era seu sangue
2. Rãs   Hekhet - deusa com cabeça de rã, deusa da ressurreição; esposa do deus criador Khnum; parteira divina
3. Piolhos   Kheprer - deus da ressurreição cujo símbolo era um escaravelho (besouro grande)
4. Moscas  Kheprer
5. Pestes nos rebanhos   Hathor - deusa mãe (vaca); Apis - touro do deus Ptah, símbolo da fertilidade; Mneuis - touro sagrado de Heliópolis
6. Úlceras   Sekhmet - deusa com cabeça de leão, deusa das pragas, que também poderia curar
7. Granizo   Nut - deusa do céu; Isis - deusa da vida; Seth - protetor divino da colheita
8. Gafanhotos   Senehem - Deus protetor contra pragas
9. Trevas   Amon, Amon-Ra, Ra, Aton, Horus - diferentes divindades celestiais
10. Morte dos primogênitos   Osiris - deus da vida; o próprio Faraó
[Breve, tão logo possível, colocaremos aqui uma relação das divindades egípcias afetadas pelas pragas]

Um comentário: