sexta-feira, 6 de julho de 2012

Êxodo 31 - sexta, 06.07.2012

1 Disse mais o SENHOR a Moisés:
2 Eis que chamei pelo nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá,
3 e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício,
4 para elaborar desenhos e trabalhar em ouro, em prata, em bronze,
5 para lapidação de pedras de engaste, para entalho de madeira, para toda sorte de lavores.
6 Eis que lhe dei por companheiro Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã; e dei habilidade a todos os homens hábeis, para que me façam tudo o que tenho ordenado:
7 a tenda da congregação, e a arca do Testemunho, e o propiciatório que está por cima dela, e todos os pertences da tenda;
8 e a mesa com os seus utensílios, e o candelabro de ouro puro com todos os seus utensílios, e o altar do incenso;
9 e o altar do holocausto com todos os seus utensílios e a bacia com seu suporte;
10 e as vestes finamente tecidas, e as vestes sagradas do sacerdote Arão, e as vestes de seus filhos, para oficiarem como sacerdotes;
11 e o óleo da unção e o incenso aromático para o santuário; eles farão tudo segundo tenho ordenado.
12 Disse mais o SENHOR a Moisés:
13 Tu, pois, falarás aos filhos de Israel e lhes dirás: Certamente, guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica.
14 Portanto, guardareis o sábado, porque é santo para vós outros; aquele que o profanar morrerá; pois qualquer que nele fizer alguma obra será eliminado do meio do seu povo.
15 Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do repouso solene, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer alguma obra morrerá.
16 Pelo que os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua nas suas gerações.
17 Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, e, ao sétimo dia, descansou, e tomou alento.
18 E, tendo acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.


Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/exo/31/)
Você já fez a pergunta: "sou eu chamado por Deus? O que Deus está me chamando para fazer?"
Você pode não ser um pregador, um professor, ou um evangelista, mas você quer desesperadamente honrar a Deus e servi-Lo. Este capítulo fornece uma informação importante sobre o chamado de Deus. Ele diz a Moisés: "Eu o tenho chamado pelo nome Bezalel. . . e eu o enchi do Espírito de Deus. "
É significativo que esta é a primeira vez nas Escrituras que Deus diz que Ele chama alguém e é apenas a terceira vez que o termo" Espírito de Deus "é usado no Antigo Testamento. O primeiro é Gênesis 1:2, onde o "Espírito de Deus pairava sobre a face das águas" na Criação. A segunda é quando o faraó do Egito afirma que José é um homem "no qual há o Espírito de Deus" (Gn 41:38). Mas aqui em Êxodo 31, o Criador usa este termo pela primeira vez para descrever como ele iria encher Bezalel com "o Espírito de Deus" (Ex 31:3) para criar e embelezar o santuário e seus móveis com sabedoria, conhecimento, entendimento "em todos os tipos de trabalho."

Você vê Deus não apenas chamar as pessoas a serem pastores, professores e evangelistas. Ele chama a todos de seu povo para usar suas habilidades e talentos que Ele oferece através do Espírito de Deus "para fazer tudo o que vos tenho ordenado" (v. 6). Deus está à procura de artistas e artesãos que, através da arte e da escultura e da mídia, comuniquem a mensagem de Deus ao mundo; construtores para construir igrejas onde pessoas possam aprender dEle e escolas que promoverão Sua obra na vida dos jovens; médicos, enfermeiros e profissionais de saúde para ministrar às pessoas através da cura.
 Ele é a fonte da sabedoria, compreensão e conhecimento adquirido em nossas profissões. Ele é também a fonte das habilidades para executar o nosso trabalho. 
O que Deus está chamando você para fazer para o seu reino, para preparar os outros para encontrá-Lo quando Ele em breve virá para nos levar para casa?

Michael Hasel
School of Religion
Universidade Adventista do Sul

Um comentário: