sexta-feira, 13 de julho de 2012

Êxodo 38 - sexta, 13.08.2012

1 Fez também o altar do holocausto de madeira de acácia; de cinco côvados era o comprimento, e de cinco, a largura (era quadrado o altar), e de três côvados, a altura.
2 Dos quatro cantos fez levantar-se quatro chifres, os quais formavam uma só peça com o altar; e o cobriu de bronze.
3 Fez também todos os utensílios do altar: recipientes para recolher as suas cinzas, e pás, e bacias, e garfos, e braseiros; todos esses utensílios, de bronze os fez.
4 Fez também para o altar uma grelha de bronze em forma de rede, do rebordo do altar para baixo, a qual chegava até ao meio do altar.
5 Fundiu quatro argolas para os quatro cantos da grelha de bronze, para nelas se meterem os varais.
6 Fez os varais de madeira de acácia e os cobriu de bronze.
7 Meteu os varais nas argolas, de um e de outro lado do altar, para ser levado; oco e de tábuas o fez.
8 Fez também a bacia de bronze, com o seu suporte de bronze, dos espelhos das mulheres que se reuniam para ministrar à porta da tenda da congregação.
9 Fez também o átrio ao lado meridional (que dá para o sul); as cortinas do átrio eram de linho fino retorcido, de cem côvados de comprimento.
10 As suas vinte colunas e as suas bases eram de bronze; os ganchos das colunas e as suas vergas eram de prata.
11 De igual modo para o lado norte havia cortinas de cem côvados de comprimento; as suas vinte colunas e as suas vinte bases eram de bronze; os ganchos das colunas e as suas vergas eram de prata.
12 Para o lado do ocidente havia cortinas de cinqüenta côvados; as suas colunas eram dez, e as suas bases, dez; os ganchos das colunas e as suas vergas eram de prata.
13 Do lado oriental (para o levante), eram as cortinas de cinqüenta côvados.
14 As cortinas para um lado da entrada eram de quinze côvados; e as suas colunas eram três, e as suas bases, três.
15 Para o outro lado da entrada do átrio, de um e de outro lado da entrada, eram as cortinas de quinze côvados; as suas colunas eram três, e as suas bases, três.
16 Todas as cortinas ao redor do átrio eram de linho fino retorcido.
17 As bases das colunas eram de bronze; os ganchos das colunas e as suas vergas eram de prata.
18 O reposteiro da porta do átrio era de obra de bordador, de estofo azul, púrpura, carmesim e linho fino retorcido; o comprimento era de vinte côvados, e a altura, na largura, era de cinco côvados, segundo a medida das cortinas do átrio.
19 As suas quatro colunas e as suas quatro bases eram de bronze, os seus ganchos eram de prata, e o revestimento das suas cabeças e as suas vergas, de prata.
20 Todos os pregos do tabernáculo e do átrio ao redor eram de bronze.
21 Esta é a enumeração das coisas para o tabernáculo, a saber, o tabernáculo do Testemunho, segundo, por ordem de Moisés, foram contadas para o serviço dos levitas, por intermédio de Itamar, filho do sacerdote Arão.
22 Fez Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, tudo quanto o SENHOR ordenara a Moisés.
23 E, com ele, Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, mestre de obra, desenhista e bordador em estofo azul, púrpura, carmesim e linho fino.
24 Todo o ouro empregado na obra, em toda a obra do santuário, a saber, o ouro da oferta, foram vinte e nove talentos e setecentos e trinta siclos, segundo o siclo do santuário.
25 A prata dos arrolados da congregação foram cem talentos e mil e setecentos e setenta e cinco siclos, segundo o siclo do santuário:
26 um beca por cabeça, isto é, meio siclo, segundo o siclo do santuário, de qualquer dos arrolados, de vinte anos para cima, que foram seiscentos e três mil quinhentos e cinqüenta.
27 Empregaram-se cem talentos de prata para fundir as bases do santuário e as bases do véu; para as cem bases, cem talentos: um talento para cada base.
28 Dos mil setecentos e setenta e cinco siclos, fez os colchetes das colunas, e cobriu as suas cabeças, e lhes fez as vergas.
29 O bronze da oferta foram setenta talentos e dois mil e quatrocentos siclos.
30 Dele fez as bases da porta da tenda da congregação, e o altar de bronze, e a sua grelha de bronze, e todos os utensílios do altar,
31 e as bases do átrio ao redor, e as bases da porta do átrio, e todas as estacas do tabernáculo, e todas as estacas do átrio ao redor.

Texto de hoje do blog da Bíblia(http://revivedbyhisword.org/en/bible/exo/38/):
Neste capítulo, o escritor bíblico expande sua descrição sobre os móveis e as cortinas do átrio exterior. A primeira peça de mobiliário que se poderia ver neste espaço aberto seria o altar do holocausto [carnes totalmente queimadas]. Em seguida, de um lado, o lavatório. A cortina tecida de fios azul, púrpura e escarlate com linho torcido cercaria toda a corte exterior. O israelita comum só veria esses móveis exteriores, porque os sacerdotes eram os únicos autorizados a entrar nos lugares Santo e Santíssimo. O altar seria o lugar onde os pecadores sentiriam o custo e o peso do pecado. Este mobiliário era para ser especial, pois estava coberto de bronze brilhando, porém a beleza aqui não era somente estética. Em vez disso, o altar era um aperto no coração. Os sacrifícios, os rituais de sangue, o cheiro de carne queimada, tudo deve ter sido profundamente emocional. A função do altar era para ser uma lembrança dolorosa dos efeitos destrutivos do pecado, e ainda um lugar onde os pecadores poderiam ser restaurados através do sacrifício substitutivo.
 Como mencionado anteriormente, o tabernáculo foi projetado por Deus para adoração. À luz disto, podemos aprender como devemos enfocar a adoração hoje. O primeiro passo para a  adoração para os antigos israelitas os levou a refletir o que seus pecados haviam causado e trouxe-os ao arrependimento. A verdadeira conversão e transformação ainda começa com o arrependimento e uma realização compreensão de quem somos diante de Deus. Há temor e alegria - mas alegria profunda, não emocionalismo superficial. Celebrar através do bater das mãos, dançando e regozijando-se, neste contexto, parece uma contradição. Um profundo exame de consciência enquanto nos aproximamos de Deus seria a atitude mais coerente com o modelo de adoração do santuário. A Igreja Adventista do Sétimo Dia é única em sua compreensão da mensagem do santuário e isso a diferencia na sua  abordagem para o culto.

Giselle Sarli Hasel
Escola de Artes Visuais e Design
Universidade Adventista do Sul

Um comentário: