sexta-feira, 27 de julho de 2012

Levítico 12 - sexta, 27.07.2012


1 Disse mais o SENHOR a Moisés:
2 Fala aos filhos de Israel: Se uma mulher conceber e tiver um menino, será imunda sete dias; como nos dias da sua menstruação, será imunda.
3 E, no oitavo dia, se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio.
4 Depois, ficará ela trinta e três dias a purificar-se do seu sangue; nenhuma coisa santa tocará, nem entrará no santuário até que se cumpram os dias da sua purificação.
5 Mas, se tiver uma menina, será imunda duas semanas, como na sua menstruação; depois, ficará sessenta e seis dias a purificar-se do seu sangue.
6 E, cumpridos os dias da sua purificação por filho ou filha, trará ao sacerdote um cordeiro de um ano, por holocausto, e um pombinho ou uma rola, por oferta pelo pecado, à porta da tenda da congregação;
7 o sacerdote o oferecerá perante o SENHOR e, pela mulher, fará expiação; e ela será purificada do fluxo do seu sangue; esta é a lei da que der à luz menino ou menina.
8 Mas, se as suas posses não lhe permitirem trazer um cordeiro, tomará, então, duas rolas ou dois pombinhos, um para o holocausto e o outro para a oferta pelo pecado; assim, o sacerdote fará expiação pela mulher, e será limpa.


Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/lev/12/):
Deus criou os seres humanos para que se multiplicassem (Gn 1:28). Então por que o parto causa impureza? Após a "queda" (Gn 3), todos os seres humanos são mortais e sujeitos à morte por causa do pecado (Rm 6:23). Quando o Criador de toda a vida imortal habitou entre os mortais, Ele mostrou que Sua santa natureza é diferente. Certas coisas, chamadas de "impuras", estavam associados com o ciclo nascimento-morte. Estas incluíam sangue, sêmen e outros fluidos de órgãos reprodutivos, pele se deteriorando e, por fim, cadáveres. Estas coisas não eram, necessariamente, impuras em si, mas porque pertenciam a uma categoria que enfatizava o estado físico de pecaminosidade que termina em morte. Portanto, a impureza deveria ser separada das coisas sagradas. Agora que o templo terreno não existe mais, o ritual de purificação é desnecessário. No entanto, o registro do sistema ainda nos ensina sobre a nossa natureza em relação à de Deus.

Após o parto, a mãe sangrava por várias semanas, então ela era impura.
Talvez porque uma menina podia nascer com sangue em sua área genital, para que a mãe iria levar a impureza do bebê duas vezes mais tempo do que se tivesse um menino. A ênfase aqui na impureza do sexo feminino aqui não quer desvalorizar as mulheres abaixo dos homens, que poderiam também ter muitas impurezas (Lv 15).
Para completar sua purificação, a mãe tinha que oferecer sacrifícios, incluindo uma "oferta pelo pecado." Isto é melhor traduzida como "oferta de purificação", porque ela não havia cometido um ato de pecado e não precisava de perdão.

Roy Gane
Andrews University

Um comentário: