quarta-feira, 18 de julho de 2012

Levítico 3 - quarta, 18.07.2012


1 Se a oferta de alguém for sacrifício pacífico, se a fizer de gado, seja macho ou fêmea, oferecê-la-á sem defeito diante do SENHOR.
2 E porá a mão sobre a cabeça da sua oferta e a imolará diante da porta da tenda da congregação; e os filhos de Arão, os sacerdotes, aspergirão o sangue sobre o altar, ao redor.
3 Do sacrifício pacífico fará oferta queimada ao SENHOR: a gordura que cobre as entranhas e toda a gordura que está sobre as entranhas,
4 como também os dois rins, a gordura que está sobre eles e junto aos lombos; e o redenho sobre o fígado com os rins, tirá-los-á.
5 E os filhos de Arão queimarão tudo isso sobre o altar, em cima do holocausto, que estará sobre a lenha no fogo; é oferta queimada, de aroma agradável ao SENHOR.
6 Se a sua oferta por sacrifício pacífico ao SENHOR for de gado miúdo, seja macho ou fêmea, sem defeito a oferecerá.
7 Se trouxer um cordeiro por sua oferta, oferecê-lo-á perante o SENHOR.
8 E porá a mão sobre a cabeça da sua oferta e a imolará diante da tenda da congregação; e os filhos de Arão aspergirão o sangue sobre o altar, em redor.
9 Então, do sacrifício pacífico trará ao SENHOR por oferta queimada a sua gordura: a cauda toda, a qual tirará rente ao espinhaço, e a gordura que cobre as entranhas, e toda a gordura que está sobre as entranhas,
10 como também os dois rins, a gordura que está sobre eles e junto aos lombos; e o redenho sobre o fígado com os rins, tirá-los-á.
11 E o sacerdote queimará tudo isso sobre o altar; é manjar da oferta queimada ao SENHOR.
12 Mas, se a sua oferta for uma cabra, perante o SENHOR a trará.
13 E porá a mão sobre a sua cabeça e a imolará diante da tenda da congregação; e os filhos de Arão aspergirão o sangue sobre o altar, em redor.
14 Depois, trará dela a sua oferta, por oferta queimada ao SENHOR: a gordura que cobre as entranhas e toda a gordura que está sobre as entranhas,
15 como também os dois rins, a gordura que está sobre eles e junto aos lombos; e o redenho sobre o fígado com os rins, tirá-los-á.
16 E o sacerdote queimará tudo isso sobre o altar; é manjar da oferta queimada, de aroma agradável. Toda a gordura será do SENHOR.
17 Estatuto perpétuo será durante as vossas gerações, em todas as vossas moradas; gordura nenhuma nem sangue jamais comereis.


Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/lev/3/):
O nome desse sacrifício está relacionada com a palavra shalom, que significa "paz" ou "bem-estar." O ritual celebrava o bem-estar da relação humana com Deus através do sacrifício. Este apontava para o sacrifício de Cristo, pelo qual o povo de Deus desfruta de paz com Ele (Rm 5:1). Este relacionamento saudável era representado por uma refeição compartilhada por Deus e pelo ofertante. A oferta de paz foi o único sacrifício do qual o ofertante poderia participar da carne, após a gordura ser queimada sobre o altar a Deus e o sacerdote tomar a sua parte (comparar com Lev. 7). O "comer" de Deus era simbólica, porque Ele não precisa de alimentação humana (Sl 50:13).

Como a oferta de cereais, a oferta de paz não expiava pecados específicos. No entanto, o seu sangue resgatava a vida (fazia expiação para a alma) do proponente (Lv. 17:11), mostrando que vidas humanas dependem de um relacionamento restaurado com Deus através do sangue de Cristo. Seu sacrifício não é só para nós, mas deve ser levado em nós espiritualmente, como Jesus disse: "se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós" (João 6:53, como explicado no versículo 63). Quando aceitamos a Cristo em nós (participando dele) por meio do Espírito Santo, o Seu amor vive dentro de nós (Rm 5:5; Gl 2:20) e transforma todos os nossos relacionamentos. Isto, sim, é que é motivo digno de comemoração!

Roy Gane
Andrews University

Um comentário: