segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Levítico 22 - segunda, 06.08.2012


1 Disse o SENHOR a Moisés:
2 Dize a Arão e aos seus filhos que se abstenham das coisas sagradas, dedicadas a mim pelos filhos de Israel, para que não profanem o meu santo nome. Eu sou o SENHOR.
3 Dize-lhes: Todo homem, que entre as vossas gerações, de toda a vossa descendência, se chegar às coisas sagradas que os filhos de Israel dedicam ao SENHOR, tendo sobre si a sua imundícia, aquela alma será eliminada de diante de mim. Eu sou o SENHOR.
4 Ninguém da descendência de Arão que for leproso ou tiver fluxo comerá das coisas sagradas, até que seja limpo; como também o que tocar alguma coisa imunda por causa de um morto ou aquele com quem se der a emissão do sêmen;
5 ou qualquer que tocar algum réptil, com o que se faz imundo, ou a algum homem, com o que se faz imundo, seja qual for a sua imundícia.
6 O homem que o tocar será imundo até à tarde e não comerá das coisas sagradas sem primeiro banhar o seu corpo em água.
7 Posto o sol, então, será limpo e, depois, comerá das coisas sagradas, porque isto é o seu pão.
8 Do animal que morre por si mesmo ou é dilacerado não comerá, para, com isso, não contaminar-se. Eu sou o SENHOR.
9 Guardarão, pois, a obrigação que têm para comigo, para que, por isso, não levem sobre si pecado e morram, havendo-o profanado. Eu sou o SENHOR, que os santifico.
10 Nenhum estrangeiro comerá das coisas sagradas; o hóspede do sacerdote nem o seu jornaleiro comerão das coisas sagradas.
11 Mas, se o sacerdote comprar algum escravo com o seu dinheiro, este comerá delas; os que nascerem na sua casa, estes comerão do seu pão.
12 Quando a filha do sacerdote se casar com estrangeiro, ela não comerá da oferta das coisas sagradas.
13 Mas, se a filha do sacerdote for viúva ou repudiada, e não tiver filhos, e se houver tornado à casa de seu pai, como na sua mocidade, do pão de seu pai comerá; mas nenhum estrangeiro comerá dele.
14 Se alguém, por ignorância, comer a coisa sagrada, ajuntar-se-lhe-á a sua quinta parte e a dará ao sacerdote com a coisa sagrada.
15 Não profanarão as coisas sagradas que os filhos de Israel oferecem ao SENHOR,
16 pois assim os fariam levar sobre si a culpa da iniqüidade, comendo as coisas sagradas; porque eu sou o SENHOR, que os santifico.
17 Disse mais o SENHOR a Moisés:
18 Fala a Arão, e a seus filhos, e a todos os filhos de Israel e dize-lhes: Qualquer que, da casa de Israel ou dos estrangeiros em Israel, apresentar a sua oferta, quer em cumprimento de seus votos ou como ofertas voluntárias, que apresentar ao SENHOR em holocausto,
19 para que seja aceitável, oferecerá macho sem defeito, ou do gado, ou do rebanho de ovelhas, ou de cabras.
20 Porém todo o que tiver defeito, esse não oferecereis; porque não seria aceito a vosso favor.
21 Quando alguém oferecer sacrifício pacífico ao SENHOR, quer em cumprimento de voto ou como oferta voluntária, do gado ou do rebanho, o animal deve ser sem defeito para ser aceitável; nele, não haverá defeito nenhum.
22 O cego, ou aleijado, ou mutilado, ou ulceroso, ou sarnoso, ou cheio de impigens, não os oferecereis ao SENHOR e deles não poreis oferta queimada ao SENHOR sobre o altar.
23 Porém novilho ou cordeiro desproporcionados poderás oferecer por oferta voluntária, mas, por voto, não será aceito.
24 Não oferecereis ao SENHOR animal que tiver os testículos machucados, ou moídos, ou arrancados, ou cortados; nem fareis isso na vossa terra.
25 Também da mão do estrangeiro nenhum desses animais oferecereis como pão do vosso Deus, porque são corrompidos pelo defeito que há neles; não serão aceitos a vosso favor.
26 Disse mais o SENHOR a Moisés:
27 Quando nascer o boi, ou cordeiro, ou cabra, sete dias estará com a mãe; do oitavo dia em diante, será aceito por oferta queimada ao SENHOR.
28 Ou seja vaca, ou seja ovelha, não imolarás a ela e seu filho, ambos no mesmo dia.
29 Quando oferecerdes sacrifício de louvores ao SENHOR, fá-lo-eis para que sejais aceitos.
30 No mesmo dia, será comido; e, dele, nada deixareis ficar até pela manhã. Eu sou o SENHOR.
31 Pelo que guardareis os meus mandamentos e os cumprireis. Eu sou o SENHOR.
32 Não profanareis o meu santo nome, mas serei santificado no meio dos filhos de Israel. Eu sou o SENHOR, que vos santifico,
33 que vos tirei da terra do Egito, para ser o vosso Deus. Eu sou o SENHOR.



Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/lev/22/):
Neste capítulo, somos mais uma vez lembrados que o sacerdote não podia se aproximar de Deus em qualquer situação de impureza. Eles não poderia misturar o serviço santo com qualquer coisa profana. Se fizessem isso, eles se separariam de Deus, com risco até mesmo de morte!
Enquanto Israel apontava para Cristo através de tipos e sombras, hoje nós apontamos para o que Cristo fez por nós no Calvário (Hb 10:9-10). No entanto, desde que as leis do antigo Israel já não são vinculativas no sentido físico, hoje é fácil esquecer o quão importante essas leis eram.
No antigo Israel, chegar-se a Deus com as mãos puras e coração puro era tão importante, mesmo para as pessoas comuns, que se eles começassem a orar e se lembrassem que tinham um ressentimento contra alguém, deveriam primeiro perdoar essa pessoa, caso contrário, Deus não podia lhes ouvir e perdoar (Marcos 11:25).
Se alguém quisesse trazer uma oferta ao altar e se lembrasse de que seu irmão tinha um rancor contra ele, ele deveriam primeiro ir e se reconciliar com seu irmão antes que viessem oferecer a sua oferta (Mt 5:23,24).

Contudo, parece que muitas vezes os israelitas colocavam a "forma" antes da "reforma do coração." (Quantas vezes temos feito o mesmo?)
Eles pensavam que se eles dessem a oferta, foi seria suficiente. Mas Deus disse: "Não! Sua obediência é mais importante do que o seu sacrifício. "(I Sam 15:22).

O pecado não pode existir na presença de Deus! Ele nos separa de Deus. Ele afasta o Espírito Santo. Ele corrompe o serviço que prestamos.
Como nos diz Isaías 59:2, o pecado faz com que Deus não nos ouça. Mas o pior de tudo: se nos agarrarmos ao pecado, Ele não pode nos salvar!

Não profanemos o adoração devida a Deus, com uma mera "forma de piedade".
Coloquemos de lado qualquer pretensão e tudo aquilo que é profano, e peçamos-Lhe que reforme os nossos corações hoje de forma que a bênção do Espírito Santo possa verdadeiramente cair sobre nós!


Melodious Eco Mason
Diretora de Programação, ARME Ministério Acampamentos Bíblicos

Um comentário: