quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Levítico 18 - quinta, 02.08.2012


1 Disse mais o SENHOR a Moisés:
2 Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Eu sou o SENHOR, vosso Deus.
3 Não fareis segundo as obras da terra do Egito, em que habitastes, nem fareis segundo as obras da terra de Canaã, para a qual eu vos levo, nem andareis nos seus estatutos.
4 Fareis segundo os meus juízos e os meus estatutos guardareis, para andardes neles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.
5 Portanto, os meus estatutos e os meus juízos guardareis; cumprindo-os, o homem viverá por eles. Eu sou o SENHOR.
6 Nenhum homem se chegará a qualquer parenta da sua carne, para lhe descobrir a nudez. Eu sou o SENHOR.
7 Não descobrirás a nudez de teu pai e de tua mãe; ela é tua mãe; não lhe descobrirás a nudez.
8 Não descobrirás a nudez da mulher de teu pai; é nudez de teu pai.
9 A nudez da tua irmã, filha de teu pai ou filha de tua mãe, nascida em casa ou fora de casa, a sua nudez não descobrirás.
10 A nudez da filha do teu filho ou da filha de tua filha, a sua nudez não descobrirás, porque é tua nudez.
11 Não descobrirás a nudez da filha da mulher de teu pai, gerada de teu pai; ela é tua irmã.
12 A nudez da irmã do teu pai não descobrirás; ela é parenta de teu pai.
13 A nudez da irmã de tua mãe não descobrirás; pois ela é parenta de tua mãe.
14 A nudez do irmão de teu pai não descobrirás; não te chegarás à sua mulher; ela é tua tia.
15 A nudez de tua nora não descobrirás; ela é mulher de teu filho; não lhe descobrirás a nudez.
16 A nudez da mulher de teu irmão não descobrirás; é a nudez de teu irmão.
17 A nudez de uma mulher e de sua filha não descobrirás; não tomarás a filha de seu filho, nem a filha de sua filha, para lhe descobrir a nudez; parentes são; maldade é.
18 E não tomarás com tua mulher outra, de sorte que lhe seja rival, descobrindo a sua nudez com ela durante sua vida.
19 Não te chegarás à mulher, para lhe descobrir a nudez, durante a sua menstruação.
20 Nem te deitarás com a mulher de teu próximo, para te contaminares com ela.
21 E da tua descendência não darás nenhum para dedicar-se a Moloque, nem profanarás o nome de teu Deus. Eu sou o SENHOR.
22 Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação.
23 Nem te deitarás com animal, para te contaminares com ele, nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; é confusão.
24 Com nenhuma destas coisas vos contaminareis, porque com todas estas coisas se contaminaram as nações que eu lanço de diante de vós.
25 E a terra se contaminou; e eu visitei nela a sua iniqüidade, e ela vomitou os seus moradores.
26 Porém vós guardareis os meus estatutos e os meus juízos, e nenhuma destas abominações fareis, nem o natural, nem o estrangeiro que peregrina entre vós;
27 porque todas estas abominações fizeram os homens desta terra que nela estavam antes de vós; e a terra se contaminou.
28 Não suceda que a terra vos vomite, havendo-a vós contaminado, como vomitou o povo que nela estava antes de vós.
29 Todo que fizer alguma destas abominações, sim, aqueles que as cometerem serão eliminados do seu povo.
30 Portanto, guardareis a obrigação que tendes para comigo, não praticando nenhum dos costumes abomináveis que se praticaram antes de vós, e não vos contaminareis com eles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.


Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/lev/18/):
Levítico 18 foca não somente as especificidades de oferendas e sacrifícios mas, principalmente, a santificação. Deus chamou Seu povo para ser separado para Ele. Eles não devem praticar as abominações do Egito, mas também devem se proteger de adotar as práticas luxuriosas de Canaã. 

Neste capítulo, vemos como Deus começa a colocar em prática um sistema de ordenanças com objetivo de salvaguardar a santidade da família e do casamento e, o mais importante, a santidade do coração.
Como diz Paulo em 1Ts 4:3-4 e 7: "Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, ... porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação."

Acredito que este é o pensamento chave por trás deste capítulo inteiro de Levítico.
"Escuta, Israel, você não deve se contaminar como as outras nações ao redor com o você faz. Eu te chamei para um padrão mais elevado. É o padrão celestial, e é chamado de santidade ao Senhor, pois como Ele é, então você deve ser "(Lv 18:24, Ex 28:36).

O diabo procurava expor a nudez espiritual do povo de Deus, e ainda procura. Porém Deus trabalha em tentar ajudar o seu povo a cobrir a nudez espiritual de seus corações e corpos. Nossos revestimentos humanos são apenas trapos imundos e são quase tão bons em cobrir nossa nudez como eram os aventais de folha de figueira de Adão e Eva. Assim, um cordeiro foi morto, e temos disponível o manto de perfeita justiça de Cristo disponível. Mas temos aceitado em vestir este manto?   

 A nudez não nos separa de Deus - ela nos mostra a nossa necessidade de sermos cobertos, e Deus está pronto e disposto a fazer isto. " Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores (ou, quando éramos ainda nus)" (Rm 5:8).

Vamos aceitar a Sua cobertura hoje! " Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, " (Ap 3:18).

Melodious Echo Mason
Diretora de Programação, ARME Ministérios de Acampamentos Bíblicos

Um comentário: