terça-feira, 28 de agosto de 2012

Números 17 - terça, 28.08.2012 - comentado


1 Disse o SENHOR a Moisés:
2 Fala aos filhos de Israel e recebe deles bordões, um pela casa de cada pai de todos os seus príncipes, segundo as casas de seus pais, isto é, doze bordões; escreve o nome de cada um sobre o seu bordão.
3 Porém o nome de Arão escreverás sobre o bordão de Levi; porque cada cabeça da casa de seus pais terá um bordão.
4 E os porás na tenda da congregação, perante o Testemunho, onde eu vos encontrarei.
5 O bordão do homem que eu escolher, esse florescerá; assim, farei cessar de sobre mim as murmurações que os filhos de Israel proferem contra vós.
6 Falou, pois, Moisés aos filhos de Israel, e todos os seus príncipes lhe deram bordões; cada um lhe deu um, segundo as casas de seus pais: doze bordões; e, entre eles, o bordão de Arão.
7 Moisés pôs estes bordões perante o SENHOR, na tenda do Testemunho.
8 No dia seguinte, Moisés entrou na tenda do Testemunho, e eis que o bordão de Arão, pela casa de Levi, brotara, e, tendo inchado os gomos, produzira flores, e dava amêndoas.
9 Então, Moisés trouxe todos os bordões de diante do SENHOR a todos os filhos de Israel; e eles o viram, e tomou cada um o seu bordão.
10 Disse o SENHOR a Moisés: Torna a pôr o bordão de Arão perante o Testemunho, para que se guarde por sinal para filhos rebeldes; assim farás acabar as suas murmurações contra mim, para que não morram.
11 E Moisés fez assim; como lhe ordenara o SENHOR, assim fez.
12 Então, falaram os filhos de Israel a Moisés, dizendo: Eis que expiramos, perecemos, perecemos todos.
13 Todo aquele que se aproximar do tabernáculo do SENHOR morrerá; acaso, expiraremos todos?



Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/num/17/):
Deus misericordiosamente deu a Israel mais uma prova de Sua vontade para corrigir juízo equivocado do povo. Eles ainda estavam convencidos de que Moisés e Arão haviam "matado o povo do Senhor."

Deus ordenou que cada tribo tomasse um bordão e escrevesse nele o nome da casa de seus pais. As varas foram depois deixadas na presença do Senhor. Deus, então, operou um milagre que foi suficiente para silenciar as reclamações dos israelitas e que deveria ser um testemunho permanente sobre quem Deus havia estabelecido o sacerdócio. Todas as notáveis alterações ​​no bordão ocorreram em uma noite com o objetivo de convencê-los de que Deus havia estabelecido uma positiva distinção entre Arão e o resto dos filhos de Israel.

Após este milagre do poder divino, a autoridade do sacerdócio não foi mais posta em dúvida. Este bordão maravilhoso foi preservado para ser freqüentemente mostrada ao povo para lembrá-los do passado e para impedi-los de murmuração, questionando novamente a quem o sacerdócio pertencia por direito. Quando os filhos de Israel perceberam a verdadeira dimensão de sua recém rebelião, ficaram aterrorizados. " Eis que expiramos, perecemos, perecemos todos. " Eles foram finalmente obrigados a aceitar a indesejável verdade que seu destino era morrer no deserto. Depois que eles perceberam que, de fato, havia sido o Senhor que dissera que eles não deveriam entrar na terra prometida, então reconheceram que haviam pecado contra o Deus de Israel em sua rebelião contra a autoridade de Moisés e Aarão.

É sempre difícil chamar à verdade aqueles que se permitem ser conduzidos à rebelião. Foi difícil convencer os israelitas rebeldes de que eles estavam errados e Moisés e Arão estavam certos, mesmo depois que a terra engoliu Coré e seu grupo.
Ellen G. White menciona este incidente, afirmando que a história da rebelião de Coré "está registrada como alerta ao povo de Deus, especialmente àqueles que vivem sobre a terra perto do fim do tempo ... Deus, em sua misericórdia, condescendeu em fazer um milagre com a vara  de Arão para estabelecer em sua mente para sempre a questão do sacerdócio. "(Spiritual Gifts, Vol. 4A, pp 35-38).

Nancy Costa
It is Written Television



Comentários bíblicos selecionados:
2 Doze bordões Eram os símbolos oficiais da autoridade tribal conferida aos príncipes. A expressão não se refere a varas ou ramos recém cortados de árvores. A mesma palavra hebraica é usada para o cajado de Judá (Gn 38.18) e para o bordão de Moisés (Êx 4.2) (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia).
A palavra “bordão”, em hebraico, é igual à palavra “tribo”, e daí a necessidade de se usar “as casas de seus pais” para representar as doze tribos (Bíblia Shedd).

4 Perante o Testemunho Defronte da arca, no Santo dos Santos  (Bíblia de Genebra).

5 Deus anunciou um milagre criativo com um resultado definitivo (guardado no santuário como prova. vs. 10-11) que encerraria todas as questões a respeito da posição de Arão. Um sacerdócio verdadeiro, que representasse o povo perante Deus e apontasse à frente para o sacerdócio de Cristo (Heb.7-10), era crucial para o sistema de adoração israelita (Andrews Study Bible).

8 O florescimento do cordão de Arão e a sua aprovação da parte de Deus. Podemos ver aí uma figura de Cristo que, apesar de ser rejeitado pelo povo, foi aprovado por Deus para ser nosso eterno Sumo Sacerdote (At 4.11; Hb 7.22-28). Este florescimento do bordão é também uma figura da ressurreição de Cristo, porque todos trouxeram um bordão morto e Deus deu vida ao bordão de Arão. Assim também todos os autores de outras religiões tem perecido, mas o Cristo ressuscitado é o Sumo Sacerdote eterno nos Céus, sempre vivo, sempre prestes a interceder por nós pecadores (Hb 4.14-16; 1Tm 2.5-6; Ap 1.17-18) (Bíblia Shedd).
Tenda do Testemunho Ou seja, o lugar santíssimo.
Dava amêndoas Eis a evidência do agrado de Deus. O bordão que fora colocado ali para Arão não poderia ter recebido vida, germinado, dado botão, flor e fruto maduro se o Senhor não lhe tivesse concedido vida e um crescimento milagroso. Ninguém podia duvidar que um milagre fora realizado (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia).

9 Eles o viram Ou seja, examinaram o bordão. Cada príncipe identificou a própria vara. A evidência era clara (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia).

10 Para que não morram Conforme o Senhor havia advertido (ver Nm 16:21,45). O rei Uzias desrespeitou o privilégio da tribo sacerdotal e foi acometido de lepra enquanto segurava um incensário (2Cr 26:19) (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia).

Um comentário: