domingo, 23 de setembro de 2012

Deuteronômio 7 - domingo, 23.09.2012



1 Quando o SENHOR, teu Deus, te introduzir na terra a qual passas a possuir, e tiver lançado muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os ferezeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu;
2 e o SENHOR, teu Deus, as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas;
3 nem contrairás matrimônio com os filhos dessas nações; não darás tuas filhas a seus filhos, nem tomarás suas filhas para teus filhos;
4 pois elas fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderia contra vós outros e depressa vos destruiria.
5 Porém assim lhes fareis: derribareis os seus altares, quebrareis as suas colunas, cortareis os seus postes-ídolos e queimareis as suas imagens de escultura.
6 Porque tu és povo santo ao SENHOR, teu Deus; o SENHOR, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra.
7 Não vos teve o SENHOR afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos,
8 mas porque o SENHOR vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito.
9 Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos;
10 e dá o pago diretamente aos que o odeiam, fazendo-os perecer; não será demorado para com o que o odeia; prontamente, lho retribuirá.
11 Guarda, pois, os mandamentos, e os estatutos, e os juízos que hoje te mando cumprir.
12 Será, pois, que, se, ouvindo estes juízos, os guardares e cumprires, o SENHOR, teu Deus, te guardará a aliança e a misericórdia prometida sob juramento a teus pais;
13 ele te amará, e te abençoará, e te fará multiplicar; também abençoará os teus filhos, e o fruto da tua terra, e o teu cereal, e o teu vinho, e o teu azeite, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas, na terra que, sob juramento a teus pais, prometeu dar-te.
14 Bendito serás mais do que todos os povos; não haverá entre ti nem homem, nem mulher estéril, nem entre os teus animais.
15 O SENHOR afastará de ti toda enfermidade; sobre ti não porá nenhuma das doenças malignas dos egípcios, que bem sabes; antes, as porá sobre todos os que te odeiam.
16 Consumirás todos os povos que te der o SENHOR, teu Deus; os teus olhos não terão piedade deles, nem servirás a seus deuses, pois isso te seria por ciladas.
17 Se disseres no teu coração: Estas nações são mais numerosas do que eu; como poderei desapossá-las?
18 Delas não tenhas temor; lembrar-te-ás do que o SENHOR, teu Deus, fez a Faraó e a todo o Egito;
19 das grandes provas que viram os teus olhos, e dos sinais, e maravilhas, e mão poderosa, e braço estendido, com que o SENHOR, teu Deus, te tirou; assim fará o SENHOR, teu Deus, com todos os povos, aos quais temes.
20 Além disso, o SENHOR, teu Deus, mandará entre eles vespões, até que pereçam os que ficarem e se esconderem de diante de ti.
21 Não te espantes diante deles, porque o SENHOR, teu Deus, está no meio de ti, Deus grande e temível.
22 O SENHOR, teu Deus, lançará fora estas nações, pouco a pouco, de diante de ti; não poderás destruí-las todas de pronto, para que as feras do campo se não multipliquem contra ti.
23 Mas o SENHOR, teu Deus, tas entregará e lhes infligirá grande confusão, até que sejam destruídas.
24 Entregar-te-á também nas mãos os seus reis, para que apagues o nome deles de debaixo dos céus; nenhum homem poderá resistir-te, até que os destruas.
25 As imagens de escultura de seus deuses queimarás; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que te não enlaces neles; pois são abominação ao SENHOR, teu Deus.
26 Não meterás, pois, coisa abominável em tua casa, para que não sejas amaldiçoado, semelhante a ela; de todo, a detestarás e, de todo, a abominarás, pois é amaldiçoada.



Texto de hoje no blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/deut/6/):
O amor de Deus por Israel foi demonstrado pela vitória total sobre sete nações mais poderosas do que eles.
Alguns cristãos questionam frases como: "Matem cada homem, mulher e criança!" Por que Deus deu tal ordem? Isso não seria semelhante à matança de cristãos durante a Idade Média? De maneira nenhuma!
Aqueles povos eram ferozes opositores dos seguidores de Deus. Deus sabia que se algum pagão sobrevivesse, isto traria a ruína para a fé de Israel. Pagãos adoravam imagens e influenciariam Israel a retornar à adoração de ídolos, como eles praticavam no Egito. A única salvaguarda para proteger Israel era a completa separação. Deus pediu a Israel para destruir os altares pagãos, cortar as imagens e que servissem ao único Deus verdadeiro no universo, Aquele que estava vivo e diariamente lhes dava vitória física e espiritual.
Deus retirou Israel do Egito, para longe da idolatria, para estar com Ele. De nada se aproveitaria chamá-los se eles entrassem na sua nova terra para viver entre os pagãos novamente. Deus conhecia a sua fraqueza, e queria lhes dar todas as vantagens para que fossem um povo santo, totalmente dedicados a Ele. Que palavras maravilhosas Ele lhes falou: "vocês são um povo santo para o Senhor, o seu Deus. O Senhor, o seu Deus, os escolheu dentre todos os povos da face da terra para ser o seu povo, o seu tesouro pessoal. O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos do que os outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos. Mas foi porque o Senhor os amou e por causa do juramento que fez aos seus antepassados. Por isso ele os tirou com mão poderosa e os redimiu da terra da escravidão, do poder do faraó, rei do Egito. "(v. 6-8, v. NVI).

Estes versos lembram alguém que escolhe uma mulher a quem muito ama para que ela possa estar segura em seu amor. O verdadeiro casamento é o amor entre duas pessoas com limites para que ninguém o invada. Deus é o amante infinito e não queria qualquer concorrente ao redor. Ele queria manter a aliança, um vínculo matrimonial com Israel, para sempre.
Isto é o que Deus queria fazer para a Sua noiva: abençoá-los acima de todos os outros povos e afastar deles a esterilidade, a doença, os terríveis males do Egito, o medo de nações maiores os confrontando. O maravilhoso Deus queria morar com Sua noiva e expulsar as outras nações pouco a pouco, mantendo sob controle os inúmeros animais selvagens em seu meio.
Deus quer estar com você hoje para mantê-lo fiel a Ele e à sua companhia de vida. Quer remover os seus medos e te abençoar muito além de seus sonhos mais impossíveis. Ele é um Deus pessoal e vai trabalhar dentro de você para libertá-lo da escravidão do ego, o maior ídolo humano, e fazer com que você muito se regozije em Seu amor transbordante.

Norman Gulley
Southern Adventist University



Um comentário: