sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Números 27 - sexta, 07.09.2012 - comentado


1 Então, vieram as filhas de Zelofeade, filho de Héfer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de Manassés, filho de José. São estes os nomes de suas filhas: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza.
2 Apresentaram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes, e diante de todo o povo, à porta da tenda da congregação, dizendo:
3 Nosso pai morreu no deserto e não estava entre os que se ajuntaram contra o SENHOR no grupo de Corá; mas morreu no seu próprio pecado e não teve filhos.
4 Por que se tiraria o nome de nosso pai do meio da sua família, porquanto não teve filhos? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso pai.
5 Moisés levou a causa delas perante o SENHOR.
6 Disse o SENHOR a Moisés:
7 As filhas de Zelofeade falam o que é justo; certamente, lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai e farás passar a elas a herança de seu pai.
8 Falarás aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém morrer e não tiver filho, então, fareis passar a sua herança a sua filha.
9 E, se não tiver filha, então, a sua herança dareis aos irmãos dele.
10 Porém, se não tiver irmãos, dareis a sua herança aos irmãos de seu pai.
11 Se também seu pai não tiver irmãos, dareis a sua herança ao parente mais chegado de sua família, para que a possua; isto aos filhos de Israel será prescrição de direito, como o SENHOR ordenou a Moisés.
12 Depois, disse o SENHOR a Moisés: Sobe a este monte Abarim e vê a terra que dei aos filhos de Israel.
13 E, tendo-a visto, serás recolhido também ao teu povo, assim como o foi teu irmão Arão;
14 porquanto, no deserto de Zim, na contenda da congregação, fostes rebeldes ao meu mandado de me santificar nas águas diante dos seus olhos. São estas as águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim.
15 Então, disse Moisés ao SENHOR:
16 O SENHOR, autor e conservador de toda vida, ponha um homem sobre esta congregação
17 que saia adiante deles, e que entre adiante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar, para que a congregação do SENHOR não seja como ovelhas que não têm pastor.
18 Disse o SENHOR a Moisés: Toma Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe as mãos;
19 apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação; e dá-lhe, à vista deles, as tuas ordens.
20 Põe sobre ele da tua autoridade, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel.
21 Apresentar-se-á perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele consultará, segundo o juízo do Urim, perante o SENHOR; segundo a sua palavra, sairão e, segundo a sua palavra, entrarão, ele, e todos os filhos de Israel com ele, e toda a congregação.
22 Fez Moisés como lhe ordenara o SENHOR, porque tomou a Josué e apresentou-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação;
23 e lhe impôs as mãos e lhe deu as suas ordens, como o SENHOR falara por intermédio de Moisés.



Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/num/27/):
O capítulo 27 inicia-se com questões de herança que serão discutidas de forma mais completa em Números 36. Então vamos nos concentrar noutros conteúdos desse capítulo.
Moisés tinha reagido a uma multidão murmurante de uma maneira muito humana, com emoções humanas. No processo, ele colocou-se na posição reservada somente para Deus, dizendo: "Escutem, rebeldes, será que teremos que tirar água desta rocha para lhes dar?" (Números 20:10, NVI).  Moisés então bateu na rocha, por duas vezes, em vez de falar a ela como Deus havia instruído.
Ao fazê-lo, Moisés tinha gravemente representado mal a Deus (ver Números 27:14). Embora Deus ainda concedesse um milagre no fornecimento de água, ele não poderia ter deixado essa demonstração de raiva humana e desobediência total passarem despercebidas na vida de Seu servo querido. As pessoas devem entender que o certo é certo e o errado é errado e que todas as ações têm consequências - especialmente os atos de desobediência consciente.
Como resultado de seu pecado, Moisés não foi autorizado a entrar na Terra Prometida - outro líder deveria ser escolhido. Moisés pediu a Deus para designar o homem que iria sucedê-lo (ver Números 27:16).Ele havia liderado a nação durante quatro décadas. Os israelitas tinham sido um povo rebelde e murmurador e embora tivessem severamente testado a sua paciência, Moisés ainda sentia preocupação e grande ansiedade quanto ao futuro deles. "Quem iria sentir o interesse por seu bem-estar que ele sentiu?" (PP 462).
Neste momento, Moisés tinha 120 anos de idade (ver Deut. 31:2), mais do dobro da idade de todos os outros homens no acampamento. Além de si mesmo, os únicos outros adultos ainda vivos que originalmente saíram do Egito eram Josué e Calebe, os dois espias fiéis. Os dez espias infiéis morreram no deserto juntamente com todos os homens e, provavelmente, as mulheres mais adultas do grupo original que havia deixado o Egito.
Não faria sentido escolher um líder entre os dois que tinham viajado todo o percurso e demonstrado consistentemente a sua fidelidade? Isso significava escolher entre Calebe e Josué. E assim foi. Deus instruiu Moisés para selecionar Josué como o sucessor na liderança. Assim, Josué seria aquele que levaria o povo de Deus para a Terra Prometida.

Fred Knopper
Adventist Media Center




Comentários bíblicos selecionados:
1 Esta narrativa está dentro do asunto da divisão da terra, cuja legislação segue o segundo censo, no capítulo anterior. [...] O 27º capítulo nos ensina: 1) Como solucionar as dificuldades, levando-as a Deus; 2) A beleza do caráter: Moisés não se queixou, preocupando-se comente com o progresso do povo de Israel, vs 12-16; 3) O segredo do poder: o Espírito de Deus, v 18; 4) O líder de Israel tinha de ser um tipo de Cristo, na obra de reger, guiar e cuidar, 17  (Bíblia Shedd).

2 à porta da tenda da congregação Sem dúvida, era costume de Moisés, Eleazar e dos príncipes se reunirem à porta do tabernáculo para congregar como um tribunal (Êx 18:25,26). Isso significava que, se fosse necessário, Moisés teria facilidade de se achegar a Deus e consultá-lo (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
3 No seu próprio pecado Isto é, em pecados pessoais dos quais todos eram culpados, não um pecado de franco desafio ou negligência voluntária. (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
Tivera uma morte natural dentro daquela geração rebelde que não tivera licença de entrar na Terra Prometida, 14.2-4, 21-23. Não foi executado, 16.26-35  (Bíblia Shedd).

4 Por que se tiraria o nome de nosso pai...? As moças quiseram preservar a herança e o nome de seu pai,  (Bíblia Shedd).
Na sociedade patriarcal israelita, a herança ocorria através dos homens. Contudo, o falecido Zelofeade havia tido apenas filhas mulheres, que não poderiam, pelo costume vigente, receber nenhuma herança. Assim, seu nome não estaria ligado a nenhuma porção da terra prometida de modo que se mantivesse sua memória viva (comparar Rute 4). Isto significava puni-lo injustamente após a morte. A solução seria que suas filhas pudessem receber sua herança, neste caso (ver tb cap. 36) (Andrews Study Bible).
[Vemos aqui Deus restaurando o direito das mulheres, corrigindo a noção machista corrente.]

5 Moisés levou a causa delas A decisão do tribunal convocado foi considerada inadequada para resolver o assunto. Como Moisés não queria tomar a decisão sozinho, levou o assunto a Deus, conforme recebera a ordem de fazer em várias ocasiões (Êx 25:22; Nm 7:89) (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).

6 Disse o Senhor a Moisés O contato imediato e direto de Moisés com o próprio Deus é a base da formação de toda a lei dos israelitas; Deus falou claramente ao Seu servo Moisés, boca a boca, 12.8  (Bíblia Shedd).

7 Falam o que é justo O Senhor aprovou a causa das filhas de Zelofeade. O caso veio à tona novamente após a entrada em Canaã (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
Certamente, lhes darás No hebraico, a palavra “lhes” é masculina, referindo-se à descendência em potencial das moças. As filhas eram consideradas representantes dos filhos que esperavam ter (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).

8 Quando alguém morrer. O caso das filhas de Zelofeade abriu um precedente e um estatuto formal foi constituído para solucionar casos semelhantes posteriores (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).

9 Se não tiver filha As disputas entre irmãos, com respeito a questões de propriedades, podem ser causa de grande amargura (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).

11 Ao parente mais chegado Estes deveres e direitos do parente mais próximo são iguais, na lei de vários países. Hoje, porém, a esposa tem a primazia  (Bíblia Shedd).

12 Sobe a este monte Abarim Como Zelofeade, Moisés não entraria em Canaã. A sua hora de morrer – devido à sua desobediência em Cades (cap. 20) – estava próxima (ver em Deut. 34 o registro de sua morte) (Andrews Study Bible).
Abarim A palavra ‘Abarim está no plural, e talvez se refira à uma cadeia de montanhas que forma a margem ocidental do planalto moabita. Pisga é outro nome de Abarim ou se refere à seção norte da cordilheira (Dt 32:49; 34:1). O monte Nebo é um cume da seção norte (Dt 32:49; 34:1). Proveniente do verbo “atravessar”, o substantivo significa “vau”, um lugar adequado para atravessar o rio. Por isso, as montanhas eram chamadas de ‘Abarim, literalmente “vaus”, por estarem situadas perto dos vaus do loutro lado do rio Jordão, em frente a Jericó (cf. Nm 21:11) (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
14 Na contenda No lugar chamado Meribá, “Contenda”, por causa da murmuração do povo, 20.3, e de Moisés, 20.10  (Bíblia Shedd).
fostes rebeldes Ver Nm 20:1, 12 e 24. O pecado de Moisés e Arão (Nm 20:8-13) é chamado, nesta passagem, de rebelião (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).

15 Disse Moisés A grandeza de Moisés no exercício da liderança é vista no fato de ele ter se colocado em segundo plano e começado a planejar o futuro do povo de Deus (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).

16 autor e conservador de toda vida Moisés gostava de dar este títuloa Deus, que pela Sua Graça poupava a um povo que, pelos seus pecados, estava constantemente atraindo sua própria destruição e morte, 16.21-22  (Bíblia Shedd).

17 Saia As expressões “saia” e “entre” são usadas para denotar as experiências comuns da vida (Dt 28:6; 31:2) Fazer sair e fazer entrar sugerem a relação de um pastor com seu rebanho (Jo 10:3-9) (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
Como ovelhas A Bíblia, muits vezes, usa esta palavra para descrever o povo de Deus; no Antigo Testamento, Moisés, Davi e depois o próprio Deus são sucessivamente chamados “Pastor de Israel”. No Novo Testamento, a soma destes ensinamentos se resume na pessoa de Jesus Cristo, o Bom Pastor que dá a Sua vida para que as ovelhas pudessem ter a vida em abundância, tanto na terra como nos Céus, Jo 10.1-18  (Bíblia Shedd).

18 homem em quem há o Espírito Josué possuía valiosa experiência como assistente por longo tempo de Moisés(11:28; Êx 24:13; 33:11)  e como comandante militar (Êx 17:8-13). Mas ter o Espírito era sua mais importante qualificação para liderar o povo de Deus (comparar Núm. 11:16-17, 24-29) porque estava em contato com o divino Rei de Israel e seguiria Sua liderança.
O substituto de Moisés é indicado por Deus: Josué, por intermédio de quem Deus continuaria a Sua obra, [...] Note-se a humildade de Moisés em aceitar a indicação divina, sem pensar em um dos seus próprios filhos  (Bíblia Shedd).
impõe-lhe as mãos Uma cerimônia de bênção (Gn 48:14) e consagração (Nm 8:10), acompanhada e executada pela orientação e pela sabedoria do Espírito Santo (Dt 34:9). Na igreja cristã, a imposição das mãos no rito da ordenação combina os seguintes três aspectos: bênção, sucessão no cargo e autoridade para ensinar (At 6:6; 13:3; 2Tm 1:6) (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).

19 Perante a congregação A cerimônia devia ter o caráter mais público possível, para que não houvesse questionamento ou dúvida quanto à autoridade de Josué (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).

20 Põe sobre ele da tua autoridade O fato de Moisés haver comissionado a Josué e repartido poder com ele enquanto Moisés ainda estava vivo [a transmissão poderia ter ocorrido após a morte e ressurreição de Moisés] garantiria uma transição tranquila (Andrews Study Bible).
A palavra traduzida por “autoridade” é usada com frequencia para a majestade e o poder reais. Moisés devia começar imediatamente a transmitir um pouco de sua responsabilidade e autoridade para Josué, a fim de que ele começasse a exercê-las junto com o experiente líder.

21 Perante Eleazar Ao que parece, a autoridade de Josué era, em certos aspectos, menos que a de Moisés. Este recebia conselhos diretamente de Deus, mas Josué devia recorrer ao sumo sacerdote, que seria um mediador entre ele e o Senhor (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
Apesar de não ter a interação face a face, como Moisés tinha (12:8; Deut. 34:10), ele receberia orientação específica através do oráculo sacerdotal do Urim e Tumim (Núm 27:21; comparar com Êx. 28:30) (Andrews Study Bible).

23 lhe deu as suas ordens Lit. “comandou/encarregou”, isto é, o comissionou (Andrews Study Bible).

Um comentário: