sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Números 34 - sexta, 14.09.2012

1 Disse mais o SENHOR a Moisés:
2 Dá ordem aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando entrardes na terra de Canaã, será esta a que vos cairá em herança: a terra de Canaã, segundo os seus limites.
3 A região sul vos será desde o deserto de Zim até aos limites de Edom; e o limite do sul vos será desde a extremidade do mar Salgado para o lado oriental.
4 Este limite vos irá rodeando do sul para a subida de Acrabim e passará até Zim; e as suas saídas serão do sul a Cades-Barnéia; e sairá a Hazar-Adar e passará a Azmom.
5 Rodeará mais este limite de Azmom até ao ribeiro do Egito; e as suas saídas serão para o lado do mar.
6 Por vosso limite ocidental tereis o mar Grande; este vos será a fronteira do ocidente.
7 Este vos será o limite do norte: desde o mar Grande marcareis ao monte Hor.
8 Desde o monte Hor marcareis até à entrada de Hamate; e as saídas deste limite serão até Zedade;
9 dali, seguirá até Zifrom, e as suas saídas serão em Hazar-Enã; este vos será o limite do norte.
10 E, por limite do lado oriental, marcareis de Hazar-Enã até Sefã.
11 O limite descerá desde Sefã até Ribla, para o lado oriental de Aim; depois, descerá este e irá ao longo da borda do mar de Quinerete para o lado oriental;
12 descerá ainda ao longo do Jordão, e as suas saídas serão no mar Salgado; esta vos será a terra, segundo os limites de seu contorno.
13 Moisés deu ordem aos filhos de Israel, dizendo: Esta é a terra que herdareis por sortes, a qual o SENHOR mandou dar às nove tribos e à meia tribo.
14 Porque a tribo dos filhos dos rubenitas, segundo a casa de seus pais, e a tribo dos filhos dos gaditas, segundo a casa de seus pais, já receberam; também a meia tribo de Manassés já recebeu a sua herança.
15 Estas duas tribos e meia receberam a sua herança deste lado do Jordão, na altura de Jericó, do lado oriental.
16 Disse mais o SENHOR a Moisés:
17 São estes os nomes dos homens que vos repartirão a terra por herança: Eleazar, o sacerdote, e Josué, filho de Num.
18 Tomareis mais de cada tribo um príncipe, para repartir a terra em herança.
19 São estes os nomes dos homens: da tribo de Judá, Calebe, filho de Jefoné;
20 da tribo dos filhos de Simeão, Samuel, filho de Amiúde;
21 da tribo de Benjamim, Elidade, filho de Quislom;
22 da tribo dos filhos de Dã, o príncipe Buqui, filho de Jogli;
23 dos filhos de José, da tribo dos filhos de Manassés, o príncipe Haniel, filho de Éfode;
24 da tribo dos filhos de Efraim, o príncipe Quemuel, filho de Siftã;
25 da tribo dos filhos de Zebulom, o príncipe Elizafã, filho de Parnaque;
26 da tribo dos filhos de Issacar, o príncipe Paltiel, filho de Azã;
27 da tribo dos filhos de Aser, o príncipe Aiúde, filho de Selomi;
28 da tribo dos filhos de Naftali, o príncipe Pedael, filho de Amiúde.
29 A estes o SENHOR ordenou que repartissem a herança pelos filhos de Israel, na terra de Canaã.



Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/num/34/):
Este capítulo é uma lição interessante de geografia. Olhe na parte de trás de sua Bíblia e encontre a seção de mapas ou localize um mapa bíblico na biblioteca e o acompanhe enquanto lê Números 34. 
Deus não apenas dá ao seu povo escolhido a terra prometida, Ele também deu instruções específicas sobre onde as fronteiras deveriam ser. É quase como se Deus dissesse: "Moisés, tome o seu lápis e olhe para o mapa de Canaã. Agora, desenhe as seguintes linhas... "

Se olharmos para as dimensões da Nova Jerusalém que descia do céu, também percebemos nela a precisão de Deus. Ele é um cuidadoso planejador de cidades - um arquiteto. As dimensões da cidade são exatas. Quando Abraão olhou à frente, para a terra prometida, ele não estava apenas visualizando Canaã, "ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus." (Hebreus 11:10, NVI). 
Deus está projetando uma terra prometida, uma nova Canaã para todos nós, um lugar com ruas de ouro e casas reais. Sua casa está lá. 
Leia a descrição encontrada em Apocalipse 21 e 22: "Na casa de meu Pai há muitas moradas (casas). Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. "João 14:2.

Canaã, a terra prometida, era um lugar real para os israelitas. Para nós, hoje, a nova Terra, cujo arquiteto e construtor é Deus, é um lugar real, uma realidade tangível. Essa percepção de uma terra prometida eterna é algo que devemos visualizar com mais freqüência, ler a respeito dela mais vezes, e falar com mais freqüência.  A terra prometida deve se tornar mais real para nós, porque em Apocalipse 22, Jesus diz três vezes: "Estou chegando em breve."

"Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez."(Ap 22:12 NVI). "É privilégio de todo cristão não somente aguardar, mas apressar a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (2 Pedro 3:12). Se todos os que professam Seu nome produzissem fruto para Sua glória, quão rapidamente o mundo inteiro estaria semeado com a semente do evangelho. Rapidamente a última grande seara estaria amadurecida e Cristo viria recolher o precioso grão " (Christ’s Object Lessons, p. 69).

O que você está fazendo para apressar a vinda do Senhor? Você está pronto para atravessar as fronteiras para a terra prometida? Você está ansioso para participar deste grande evento?
Leia mais sobre isso em Primeiros Escritos, páginas 13-20. Após esta visão a escritora passou a sentir muitas saudades do céu, um sentimento que devemos ter com mais freqüência.

Fred Knopper
Adventist Media Center
Trad.JAQ/Rev. JDS

Um comentário: