quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Deuteronômio 17 - quarta, 03.10.2012

1 Não sacrificarás ao SENHOR, teu Deus, novilho ou ovelha em que haja imperfeição ou algum defeito grave; pois é abominação ao SENHOR, teu Deus.
2 Quando no meio de ti, em alguma das tuas cidades que te dá o SENHOR, teu Deus, se achar algum homem ou mulher que proceda mal aos olhos do SENHOR, teu Deus, transgredindo a sua aliança,
3 que vá, e sirva a outros deuses, e os adore, ou ao sol, ou à lua, ou a todo o exército do céu, o que eu não ordenei;
4 e te seja denunciado, e o ouvires; então, indagarás bem; e eis que, sendo verdade e certo que se fez tal abominação em Israel,
5 então, levarás o homem ou a mulher que fez este malefício às tuas portas e os apedrejarás, até que morram.
6 Por depoimento de duas ou três testemunhas, será morto o que houver de morrer; por depoimento de uma só testemunha, não morrerá.
7 A mão das testemunhas será a primeira contra ele, para matá-lo; e, depois, a mão de todo o povo; assim, eliminarás o mal do meio de ti.
8 Quando alguma coisa te for difícil demais em juízo, entre caso e caso de homicídio, e de demanda e demanda, e de violência e violência, e outras questões de litígio, então, te levantarás e subirás ao lugar que o SENHOR, teu Deus, escolher.
9 Virás aos levitas sacerdotes e ao juiz que houver naqueles dias; inquirirás, e te anunciarão a sentença do juízo.
10 E farás segundo o mandado da palavra que te anunciarem do lugar que o SENHOR escolher; e terás cuidado de fazer consoante tudo o que te ensinarem.
11 Segundo o mandado da lei que te ensinarem e de acordo com o juízo que te disserem, farás; da sentença que te anunciarem não te desviarás, nem para a direita nem para a esquerda.
12 O homem, pois, que se houver soberbamente, não dando ouvidos ao sacerdote, que está ali para servir ao SENHOR, teu Deus, nem ao juiz, esse morrerá; e eliminarás o mal de Israel,
13 para que todo o povo o ouça, tema e jamais se ensoberbeça.
14 Quando entrares na terra que te dá o SENHOR, teu Deus, e a possuíres, e nela habitares, e disseres: Estabelecerei sobre mim um rei, como todas as nações que se acham em redor de mim,
15 estabelecerás, com efeito, sobre ti como rei aquele que o SENHOR, teu Deus, escolher; homem estranho, que não seja dentre os teus irmãos, não estabelecerás sobre ti, e sim um dentre eles.
16 Porém este não multiplicará para si cavalos, nem fará voltar o povo ao Egito, para multiplicar cavalos; pois o SENHOR vos disse: Nunca mais voltareis por este caminho.
17 Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração se não desvie; nem multiplicará muito para si prata ou ouro.
18 Também, quando se assentar no trono do seu reino, escreverá para si um traslado desta lei num livro, do que está diante dos levitas sacerdotes.
19 E o terá consigo e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o SENHOR, seu Deus, a fim de guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos, para os cumprir.
20 Isto fará para que o seu coração não se eleve sobre os seus irmãos e não se aparte do mandamento, nem para a direita nem para a esquerda; de sorte que prolongue os dias no seu reino, ele e seus filhos no meio de Israel.


Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/deut/17/):
Para alguns pode parecer que Deus está sendo muito duro ao ordenar o apedrejamento daqueles que estavam se prostrando e adorando a outros deuses (Dt 17:3-5)No entanto, as orientações de Deus precisam ser compreendidas no contexto da aliança existente entre Israel e Deus. Outras partes da Bíblia claramente equilibram a imagem do que Deus realmente é: justo e amoroso.Além disso, Deus institui avaliações e verificações como: "duas ou três testemunhas" (v.6) e a ajuda de sacerdotes e levitas (v.9). Porém o mais importante está no versículo 19: obedecendo "fielmente a todas as leis e a todos os mandamentos"(BLH). Todos os julgamentos deviam ser claramente baseados nas leis escritas de Deus.

A última parte do capítulo trata de leis para os reis. O sistema humano de monarquia nunca foi o plano de Deus, mas essas leis simples protegeriam Israel dos piores efeitos da realeza. As instruções de Deus para o rei eram: não multiplique (acumule) cavalos, esposas e ouro. O reinado de Salomão foi a era de ouro da monarquia israelita, mas ele cedeu à tentação de multiplicar todos os três e a história registra as profundezas em que ele caiu.

No entanto, quando ele se tornou um rei tolo, velho e cansado, Deus veio a Salomão e lhe pediu para escrever o livro de Eclesiastes. Com certeza há alguns elementos negativos ao longo deste livro, mas nada é mais impressionante do que a representação de Deus que ele deixa conosco: um Deus que nunca lança os nossos fracassos passados em nosso rosto. Ele ainda nos ama e continuará trabalhando conosco para nos tornar mais obedientes.

John Ash
União Missão Chinesa
Hong Kong
Trad JAQ - Rev GASQ/JDS


For some it might seem that God is dealing harshly with those who have “gone and served other gods and worshiped them.” And yet, such dealings must be understood in the context of the covenant Israel had with God. Other parts of the Bible clearly balance the picture of what God is really like. Furthermore, God institutes checks and balances like, “two or three witnesses” (v6) and the help of priests and Levites (v9). But don’t miss verse 9, “according to the sentence of the law.” All judgments must be clearly based on the written laws of God.

The last part of the chapter deals with laws for kings. The human system of having kings was never God's plan but these simple laws would protect Israel from the worst effects of kingship. God’s instruction to the king was: Don't multiply (accumulate) horses, wives, and gold. Solomon's reign was the golden era of the monarchy, but he yielded to multiplying all three and history records the depths to which he fell.

Yet when he was a tired old foolish king, God came to Solomon and asked him to write the book of Ecclesiastes. Granted, there are some negative elements throughout the book but nothing is more impressive than the picture of God it leaves with us, a God who never holds our past disorderly living against us. He still loves us and will work with us to make us more obedient.

John Ash
Chinese Union Mission
Hong Kong

Um comentário: