sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Deuteronômio 26 - sexta, 12.10.2012

1 Ao entrares na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá por herança, ao possuí-la e nela habitares,
2 tomarás das primícias de todos os frutos do solo que recolheres da terra que te dá o SENHOR, teu Deus, e as porás num cesto, e irás ao lugar que o SENHOR, teu Deus, escolher para ali fazer habitar o seu nome.
3 Virás ao que, naqueles dias, for sacerdote e lhe dirás: Hoje, declaro ao SENHOR, teu Deus, que entrei na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a nossos pais.
4 O sacerdote tomará o cesto da tua mão e o porá diante do altar do SENHOR, teu Deus.
5 Então, testificarás perante o SENHOR, teu Deus, e dirás: Arameu prestes a perecer foi meu pai, e desceu para o Egito, e ali viveu como estrangeiro com pouca gente; e ali veio a ser nação grande, forte e numerosa.
6 Mas os egípcios nos maltrataram, e afligiram, e nos impuseram dura servidão.
7 Clamamos ao SENHOR, Deus de nossos pais; e o SENHOR ouviu a nossa voz e atentou para a nossa angústia, para o nosso trabalho e para a nossa opressão;
8 e o SENHOR nos tirou do Egito com poderosa mão, e com braço estendido, e com grande espanto, e com sinais, e com milagres;
9 e nos trouxe a este lugar e nos deu esta terra, terra que mana leite e mel.
10 Eis que, agora, trago as primícias dos frutos da terra que tu, ó SENHOR, me deste. Então, as porás perante o SENHOR, teu Deus, e te prostrarás perante ele.
11 Alegrar-te-ás por todo o bem que o SENHOR, teu Deus, te tem dado a ti e a tua casa, tu, e o levita, e o estrangeiro que está no meio de ti.
12 Quando acabares de separar todos os dízimos da tua messe no ano terceiro, que é o dos dízimos, então, os darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas cidades e se fartem.
13 Dirás perante o SENHOR, teu Deus: Tirei de minha casa o que é consagrado e dei também ao levita, e ao estrangeiro, e ao órfão, e à viúva, segundo todos os teus mandamentos que me tens ordenado; nada transgredi dos teus mandamentos, nem deles me esqueci.
14 Dos dízimos não comi no meu luto e deles nada tirei estando imundo, nem deles dei para a casa de algum morto; obedeci à voz do SENHOR, meu Deus; segundo tudo o que me ordenaste, tenho feito.
15 Olha desde a tua santa habitação, desde o céu, e abençoa o teu povo, a Israel, e a terra que nos deste, como juraste a nossos pais, terra que mana leite e mel.
16 Hoje, o SENHOR, teu Deus, te manda cumprir estes estatutos e juízos; guarda-os, pois, e cumpre-os de todo o teu coração e de toda a tua alma.
17 Hoje, fizeste o SENHOR declarar que te será por Deus, e que andarás nos seus caminhos, e guardarás os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e darás ouvidos à sua voz.
18 E o SENHOR, hoje, te fez dizer que lhe serás por povo seu próprio, como te disse, e que guardarás todos os seus mandamentos.
19 Para, assim, te exaltar em louvor, renome e glória sobre todas as nações que fez e para que sejas povo santo ao SENHOR, teu Deus, como tem dito.


Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/deut/26/):
As "primícias" [firstfruits, primeiros frutos] referem-se à primeira parte da colheita, a qual devia ser dada a Deus. Curiosamente, a festa das Primícias foi instituída quando a nação de Israel ainda estava vagueando, sem terra ou plantações. E foi observada pela primeira vez na fé de que Deus levaria o povo à terra que Ele havia prometido.

Espiritualmente falando, ao dar a Deus as primícias, Israel reconhecia que todas as coisas boas vêm de Deus e que tudo pertence a Ele. Dar os primeiros frutos era também uma forma de expressar confiança na provisão de Deus: assim como Ele tinha fornecido as primícias,  forneceria também o restante das colheitas de que eles precisavam .

A oferta das primícias é mencionada em conexão com os três principais feriados judaicos (ver Números 28:16; Êxodo 23:16, Levítico 23:10). Deus queria que eles expressassem sua gratidão por Suas bênçãos abundantes mais do que uma vez por ano. Precisamos cultivar uma atitude de gratidão para com as contínuas chuvas de bênçãos que recebemos de Deus .

No Novo Testamento, a oferta de primícias é mencionada sete vezes, sempre simbolicamente. Apesar de não haver admoestação no Novo Testamento para que demos nossos  "primeiros frutos" sabemos que "Deus ama ao que dá com alegria" (2Co 9:7). Espera-se que os cristãos deem de seus bens para apoiar o trabalho da igreja e das missões. Nós, assim como os israelitas, precisamos dar. "Deem, e lhes será  dado" (Lucas 6:38, NVI)

"Querido Deus, dá-me hoje uma oportunidade para dar, e que eu possa fazê-lo com alegria."

John Ash
União Missão Chinesa
Trad JAQ - Rev JDS


Um comentário: