sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Deuteronômio 34 - sábado, 20.10.2012

1 Então, subiu Moisés das campinas de Moabe ao monte Nebo, ao cimo de Pisga, que está defronte de Jericó; e o SENHOR lhe mostrou toda a terra de Gileade até Dã;
2 e todo o Naftali, e a terra de Efraim, e Manassés; e toda a terra de Judá até ao mar ocidental;
3 e o Neguebe e a campina do vale de Jericó, a cidade das Palmeiras, até Zoar.
4 Disse-lhe o SENHOR: Esta é a terra que, sob juramento, prometi a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo: à tua descendência a darei; eu te faço vê-la com os próprios olhos; porém não irás para lá.
5 Assim, morreu ali Moisés, servo do SENHOR, na terra de Moabe, segundo a palavra do SENHOR.
6 Este o sepultou num vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor; e ninguém sabe, até hoje, o lugar da sua sepultura.
7 Tinha Moisés a idade de cento e vinte anos quando morreu; não se lhe escureceram os olhos, nem se lhe abateu o vigor.
8 Os filhos de Israel prantearam Moisés por trinta dias, nas campinas de Moabe; então, se cumpriram os dias do pranto no luto por Moisés.
9 Josué, filho de Num, estava cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés impôs sobre ele as mãos; assim, os filhos de Israel lhe deram ouvidos e fizeram como o SENHOR ordenara a Moisés.
10 Nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, com quem o SENHOR houvesse tratado face a face,
11 no tocante a todos os sinais e maravilhas que, por mando do SENHOR, fez na terra do Egito, a Faraó, a todos os seus oficiais e a toda a sua terra;
12 e no tocante a todas as obras de sua poderosa mão e aos grandes e terríveis feitos que operou Moisés à vista de todo o Israel.



Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/deut/34/):
Moisés foi o responsável por trazer a nação israelense até as fronteiras da terra prometida, mas não pôde levá-los além deste ponto. De semelhante modo, ele repassou a Israel a lei dada por Deus e os exortou à obediência, e não podia fazer mais. Cabia ao povo seguir em frente e tomar posse das bênçãos da obediência. Deveriam pela graça de Deus incorporar no trato do dia a dia os valores desta lei, o que os distinguiria dos demais povos. A obediência à lei de Deus sempre foi e sempre será até o fim dos tempos o principal valor e marca distintiva do povo de Deus.

A lei de Deus é sempre santa, justa e boa. Embora o céu e a terra passem, nenhum jota ou til será alterado. Ela deve ser colocada em prática na íntegra (Mateus 5:17), exatamente como Jesus fez. A lei, revelação do caráter de Deus, tem a capacidade de revelar o mal em nossos corações e nos leva a Jesus, que nos capacita a cumpri-la.

Próximo ao fim de sua vida, Deus mostrou a Moisés a Terra Prometida, mas não lhe permitiu entrar nela. Embora tivesse sido um líder dedicado, chegara a hora de passar o bastão da liderança a outra pessoa. Josué, o escolhido de Deus para ser o seu sucessor (Deuteronômio 31:1-8), deveria realizar a missão de tomar posse da terra prometida. Anjos enterraram o corpo de Moisés e o próprio Senhor o ressuscitou e o levou ao Céu (ver Judas 9).

Um dia, finalmente, Moisés pisou na terra prometida. Isso aconteceu quando Ele apareceu, juntamente com Elias, a Jesus no Monte da Transfiguração (Mateus 17:1-13). Agora, entretanto, a "terra que mana leite e mel" havia perdido seu significado e atração. Moisés havia visto a “terra melhor”, uma terra onde não há reclamações, rebeliões, decepções ou tristezas.  Embora Deus não tenha dado a Moisés o que ele tanto queria, que era entrar na terra prometida, concedeu-lhe algo muito melhor: entrar na "Canaã celestial". Os caminhos de Deus são sempre os melhores. Vale a pena amá-Lo e obedecê-Lo. 

John Ash
União Missão Chinesa
Hong Kong
Trad JAQ – Rev JDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário