quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Josué 18 - quarta, 07.11.2012

1 Reuniu-se toda a congregação dos filhos de Israel em Siló, e ali armaram a tenda da congregação; e a terra estava sujeita diante deles.
2 Dentre os filhos de Israel ficaram sete tribos que ainda não tinham repartido a sua herança.
3 Disse Josué aos filhos de Israel: Até quando sereis remissos em passardes para possuir a terra que o SENHOR, Deus de vossos pais, vos deu?
4 De cada tribo escolhei três homens, para que eu os envie, eles se disponham, e corram a terra, e façam dela um gráfico relativamente à herança das tribos, e se tornem a mim.
5 Dividirão a terra em sete partes: Judá ficará no seu território, ao sul, e a casa de José, no seu, ao norte.
6 Em sete partes fareis o gráfico da terra e mo trareis a mim, para que eu aqui vos lance as sortes perante o SENHOR, nosso Deus.
7 Porquanto os levitas não têm parte entre vós, pois o sacerdócio do SENHOR é a sua parte. Gade, e Rúben, e a meia tribo de Manassés já haviam recebido a sua herança dalém do Jordão, para o oriente, a qual lhes deu Moisés, servo do SENHOR.
8 Dispuseram-se, pois, aqueles homens e se foram, e Josué deu ordem aos que iam levantar o gráfico da terra, dizendo: Ide, correi a terra, levantai-lhe o gráfico e tornai a mim; aqui vos lançarei as sortes perante o SENHOR, em Siló.
9 Foram, pois, os homens, passaram pela terra, levantaram dela o gráfico, cidade por cidade, em sete partes, num livro, e voltaram a Josué, ao arraial em Siló.
10 Então, Josué lhes lançou as sortes em Siló, perante o SENHOR; e ali repartiu Josué a terra, segundo as suas divisões, aos filhos de Israel.
11 Saiu a sorte da tribo dos filhos de Benjamim, segundo as suas famílias; e o território da sua sorte caiu entre os filhos de Judá e os filhos de José.
12 O seu limite foi para o lado norte desde o Jordão; subia ao lado de Jericó, para o norte, e subia pela montanha, para o ocidente, para terminar no deserto de Bete-Áven.
13 E dali passava o limite a Luz, ao lado de Luz (que é Betel), para o sul; descia a Atarote-Adar, ao pé do monte que está do lado sul de Bete-Horom de baixo.
14 Seguia o limite, e tornava ao lado ocidental, para o sul do monte que está defronte de Bete-Horom, para o sul, e terminava em Quiriate-Baal (que é Quiriate-Jearim), cidade dos filhos de Judá; este era o lado ocidental.
15 O lado do sul começava na extremidade oriental de Quiriate-Jearim e seguia até à fonte das águas de Neftoa;
16 descia o limite até à extremidade do monte que está defronte do vale do Filho de Hinom, ao norte do vale dos Refains, e descia pelo vale de Hinom do lado dos jebuseus, para o sul; e baixava a En-Rogel;
17 volvia-se para o norte, chegava a En-Semes, de onde passava para Gelilote, que está defronte da subida de Adumim, e descia à pedra de Boã, filho de Rúben;
18 passava pela vertente norte, defronte da planície, e descia à planície.
19 Depois, passava o limite até ao lado de Bete-Hogla, para o norte, para terminar na baía do mar Salgado, na desembocadura do Jordão, ao sul; este era o limite do sul.
20 Do lado oriental, o Jordão era o seu limite; esta era a herança dos filhos de Benjamim nos seus limites em redor, segundo as suas famílias.
21 As cidades da tribo dos filhos de Benjamim, segundo as suas famílias, eram: Jericó, Bete-Hogla, Emeque-Quesis,
22 Bete-Arabá, Zemaraim, Betel,
23 Avim, Pará, Ofra,
24 Quefar-Amonai, Ofni e Gaba; ao todo, doze cidades com suas aldeias.
25 Gibeão, Ramá, Beerote,
26 Mispa, Cefira, Mosa,
27 Requém, Irpeel, Tarala,
28 Zela, Elefe, Jebus (esta é Jerusalém), Gibeá e Quiriate; ao todo, catorze cidades com suas aldeias; esta era a herança dos filhos de Benjamim, segundo as suas famílias.



Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/jsh/18/):
O Senhor Decide
Após Canaã ter sido conquistada, ainda havia sete tribos que não tinham recebido suas heranças. Josué sugeriu que se escolhessem três homens de cada uma das sete tribos e que eles viajassem através da terra e retornassem com um relatório. Eles deveriam descrever o que vissem e sugerir como a grande área deveria ser dividida, e assim eles o fizeram. Josué, então, lançou sortes perante o Senhor em Siló e dividiu a terra respeitando os resultados do sorteio. O importante é que a decisão de como a terra deveria ser dividida não veio nem de Josué, nem de Eleazer ou de qualquer homem, mas eles dependeram inteiramente do Senhor para isto.

Foi assim que os discípulos também fizeram quando precisaram encontrar um discípulo para substituir Judas (Atos 1:15-26). Naqueles dias, Pedro levantou-se no meio dos 120 crentes reunidos para a oração e disse: "Judas era um de nós, mas traiu o Senhor, e depois se enforcou. Precisamos encontrar alguém que tenha estado conosco desde o início e testemunhado a ressurreição do Senhor para substituir Judas." O grupo, então, concordou em dois nomes: José, também chamado de Justo, e Matias. Então eles oraram: “Senhor, tu conheces o coração de todos. Mostra-nos qual destes dois tens escolhido para assumir este ministério apostólico que Judas abandonou" (Atos 1: 24,25 NVI). Eles lançaram sortes e a sorte caiu em Matias, que se tornou o décimo segundo apóstolo.

Porque eles lançaram sortes? Tanto Josué quanto os apóstolos viviam situações em que não havia consenso e foram inspirados naquele momento a buscar um processo de escolha que deixasse certeza absoluta da orientação divina, sem qualquer influência humana. Mais importante: havia unanimidade entre o povo de que fora o próprio Deus quem inspirara o processo e estava no controle.

O principal hoje é orarmos fervorosa e humildemente a fim de descobrirmos a vontade de Deus e que esta se cumpra. Se o Senhor orientar claramente para lançarmos sortes, devemos faze-lo. Se Ele nos orientar para levarmos o assunto para um grupo de pessoas consagradas decidirem a respeito, assim o façamos. Precisamos confiar na liderança do Senhor. Ele irá orientar e direcionar a Sua igreja, assim como fez no passado.

Ralph Neall
Professor aposentado e Missionário
Trad JAQ - Rev JDS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário