terça-feira, 25 de dezembro de 2012

I Samuel 17 - terça, 25.12.2012

Texto bíblico à I Samuel 17
Texto de hoje do blog da Bíblia:
1 Samuel 17 narra uma das histórias mais conhecidas da Bíblia: Davi e Golias. Golias era um campeão dos filisteus, o que significa que ele havia vencido todas as suas batalhas.  De acordo com algumas estimativas ele tinha mais de 2,5 metros de altura e usava uma armadura que pesava cerca de 90 quilos. É surpreendente que o jovem Davi tenha tido a coragem de enfrentar esse gigante!
Mas olhemos para esta história com um pouco mais de profundidade. Golias desafiou os exércitos de Israel, ou seja, ele desafiou o Deus vivo de Israel. E ele fez isso, todas as manhãs e tardes, durante 40 dias antes de Deus enviar um libertador. O libertador que Deus trouxe era um jovem que com uma única pedra trouxe o gigante Golias ao chão.
Em Lucas 4:2 lemos que nosso Salvador foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. É interessante notar que no final dos quarenta dias Cristo venceu e foi vitorioso sobre as três tentações, e todas elas tinham a ver com pedras. (Relembre: 1) transformar pedras em pão x confiar; 2) uma alta montanha de pedra representando a glória do mundo x adoração; e 3) a proteção ao tropeçar o pé contra uma pedra x orgulho).
Cada tentação teve como base a presunção em relação a bondade de Deus. Ainda assim, Cristo, a Pedra Viva, a pedra angular (Ef 2:20), não abusou da bondade de Deus e derrotou a Satanás e todo o seu exército. Cristo abriu assim um caminho para cada um de nós obtermos a vitória sobre todo e qualquer "Golias".
Davi não se abalou com a inveja dos seus irmãos, a hipocrisia de Israel, ou os palavrões e insultos de Golias. Seu interesse era apenas um: Provar a toda a terra que ainda havia um Deus em Israel que não poderia ser desafiado daquela maneira! Ele não confiava na pedra que estava em sua mão, mas na Pedra Viva, a Palavra de Deus.
Pois assim é dito na Escritura: "Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado" (1 Pedro 2:6 NVI).
nde temos colocado a nossa confiança hoje? Nos gigantes do mundo ou na Pedra Viva?

Melodious Echo Mason
ARME Bible Camp Ministries
Trad JDS - Rev JAQ 

Um comentário: