terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Juízes 21 - terça, 04.12.2012

Texto bíblico à Juízes21
Texto de hoje do blog da Bíblia:
Esta seção de Juízes, dos capítulos 17-21, termina com as já conhecidas declarações: "Naquela época não havia rei em Israel” (18:1, 19:1 e 21:25); e “cada um fazia o que lhe parecia certo." (17:6 e 21:25). Os israelitas tentaram resolver seus problemas por si próprios sem uma liderança espiritual e moral como a que Moisés e Josué forneceram e erraram feio. Embora o Senhor concedesse a vitória aos israelitas nas guerras, eles não buscaram a orientação de Deus nos acontecimentos subsequentes e trilharam um caminho que era direito apenas aos seus próprios olhos.
No capítulo anterior (20) os filhos de Benjamim foram derrotados por seus companheiros israelitas a quem Deus havia prometido a vitória. Os vencedores haviam tomado a decisão de proibir qualquer israelita de dar sua filha como esposa a um benjamita e selaram esta decisão com um juramento. Esta decisão foi inteiramente deles, não do Senhor, e criou um problema aos próprios israelitas para encontrar uma maneira de salvar o que restou da tribo de Benjamim. Os israelitas sentem-se agora obrigados a manter este voto a todo custo, para não trazer uma maldição sobre si mesmos (21:18).
A solução cruel a que chegam é totalmente irrazoável e revoltante. Eles decidem destruir a cidade e os habitantes de Jabes-Gileade - homens, mulheres e crianças. Entre os moradores de Jabes-Gileade encontraram 400 virgens que mantiveram vivas para se tornarem esposas para os benjamitas.
Em tudo isso, os israelitas estavam mais preocupados com as conseqüências de quebrar um juramento que tinham feito, do que com o bem-estar de seus irmãos. De maneira hipócrita, violaram o espírito do juramento sem realmente quebrá-lo. Seu temor do Senhor era cego, centrado apenas em seus próprios interesses.

Muitos professos cristãos de hoje têm uma "fé" egoísta. Eles fazem apenas o necessário para satisfazer os requisitos mínimos da Lei e nada mais. É uma obediência superficial, legalista, sem obedecer ao espírito de amor da Lei.
Você já se percebeu pensando e agindo desta maneira? Você obedece a Deus porque você deve ou porque você O ama? 

Justo E. Morales
Universidade Adventista do Sul
Trad JAQ/GASQ - Rev JDS



Nota trad.: A razão apontada por muitos comentaristas para que Jabes-Gileade não tenha atendido à convocação marcial para lutar contra os benjamitas seria porque a tribo de Manassés, da qual faziam parte, tinha fortes laços com os benjamitas, por serem todos descendentes de Raquel e porque também não haviam comparecido à festa espiritual especialmente convocada  em Siló para oferecer sacrifícios ao Senhor.

Um comentário: