quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

I Samuel 25 - quarta, 02.01.2013

Texto bíblico à I Samuel 25
Texto de hoje do blog da Bíblia:
Quando Davi se recusou a matar Saul (cap. 24), ele demonstrou o melhor do seu caráter nobre e piedoso. Mas logo mais à frente Davi está pronto a agir precipitadamente em vingança por um insulto recebido de um mau e insensato homem chamado Nabal (v. 14-17, 25). Davi foi impedido de o fazer por uma mulher sábia que o fez lembrar de seu elevado destino no plano de Deus.

Depois de proteger os rebanhos de Nabal no deserto da Judéia perto de Maon, Davi enviou 10 de seus homens a Nabal com um pedido cortês para suprimentos para suas tropas. Mesmo sendo a época abundante da tosquia, Nabal falou despediu grosseiramente os homens de Davi sem lhes dar nada.
A reação irritada de Davi parecia mais própria de Saul do que dele próprio: ele ordenou a 400 de seus homens para pegar suas espadas e marchar imediatamente contra Nabal.
Um dos servos de Nabal avisou sua esposa, Abigail, que a desgraça estava pairando sobre suas cabeças por causa dos insultos de seu marido a Davi. Ela imediatamente entrou em ação, carregando em jumentos suprimentos abundantes, na esperança de encontrar Davi antes que ele pudesse atacar.
Quando ela viu a Davi, ela caiu sobre o seu rosto diante dele, assumindo a culpa e implorando o seu perdão. Com tato nascido de Deus lembrou a Davi que ele estava lutando as batalhas do Senhor e não as suas próprias, e que quando ele se tornasse rei, ficaria feliz de não ter se vingado. Tocado pelas sábias palavras de Abigail, Davi agradeceu por ela ter rapidamente saído para encontrá-lo e agradecidamente aceitou seus presentes.

O espírito pacificador de Abigail é um modelo para todos nós. Todos passamos por situações em que somos desprezados e ultrajados, mas os pacificadores evitam que o mal seja pago com o mal e evidenciam ser filhos de Deus. Possamos nós também semear a paz  a harmonia entre as pessoas

Ralph Neall
Professor aposentado e missionário
Trad JAQ - Rev JDS

Comentários bíblicos selecionados:
2 Carmelo. Cidade localizada quase dois quilômetros ao norte de Maom, no topo das montanhas (CBASD, vol 2, p. 617).
Entre Zife e Maom. Não é o monte sobre o qual Elias matou os profetas de Baal (1Rs 18.20) (Bíblia Shedd).

3 Nabal. Literalmente, "tolo", "sem juízo"(CBASD, vol 2, p. 617).

4 tosquiava as suas ovelhas. A época de tosquia era uma festa de abundância e de alegria, onde todos comiam e bebiam em conjunto, indistintamente, de graça (Bíblia Shedd).

22 faça Deus o que Lhe aprouver aos inimigos de Davi. No texto grego (LXX) se lê: "Faça o que lhe aprouver (a Davi)". A frase aos inimigos de Davi não vem no texto hebraico (TM) e esta parece ser uma interpolação [colocada por algum copista] para desviar a maldição contra Davi, para seus inimigos (Bíblia Shedd).

25 insensato. Nabal, o "insensato", morava perto do Carmelo, onde Saul levantara um monumento à sua própria honra (1Sm 15.12) e cometera o ato que o levou à sua rejeição (1Sm 15.26). [...] O caráter geral de Nabal, sua atitude de desdém para com Davi, embora este lhe tivesse protegido os rebanhos, e sua morte súbita pela mão de Deus - todas essas coisas formam um paralelo com Saul (a cujo "rebanho" Davi também protegera). Dessa maneira, o autor consegue caracterizar, de modo indireto, Saul como insensato (1Sm 13.13; 26.21) e prenunciar o seu fim (Bíblia de Estudo NVI, Vida).

27 foste pelo Senhor impedido. Abigail não atribuiu o crédito à própria genialidade, mas ao Senhor, por impedir Davi de realizar seu propósito impensado. As palavras por ela proferidas só poderiam vir de alguém profundamente religioso(CBASD, vol 2, p. 617).

42 a recebeu [Abigail] por mulher. Abigail era mulher rica e inteligente. E sendo ainda formosa e poetisa, combinava com Davi - poeta guerreiro (Bíblia Shedd).
43 Ainoã. Terceira mulher de Davi, foi quem lhe deu o primogênito: Amnom (2Sm 3.2) (Bíblia Shedd).
44 Mical. A primeira mulher de Davi, estéril, foi dada a outro homem por vingança de Saul (Bíblia Shedd).

Um comentário: