sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

II Samuel 10 - sexta, 18.01.2013

Texto bíblico à II Samuel 10

Texto de hoje do blog da Bíblia:

Dois relatos bíblicos paralelos enfocam a guerra contra os amonitas, os siros e outros aliados. Um deles se encontra neste capítulo e o outro está em 1 Crônicas 19, o que significa que os autores bíblicos utilizaram as mesmas informações disponíveis nos registros do palácio a fim de relatar os acontecimentos. Samuel e os profetas Natã e Gade escreveram diferentes partes dos livros de Samuel e Crônicas (ver 1 Cr. 29:29). A autenticidade dos escritos pode ser vista pelo modo como os autores escreveram, utilizando relatórios fidedignos, anedotas, listas, informações estas oriundas do palácio, que eram atualizadas diariamente. O Espírito Santo inspirou o autor desse capítulo a utilizar as informações confiáveis disponíveis.

Encontramos um relatório da humilhação imposta pelos amonitas aos servos de Davi aos quais rasparam metade de suas barbas e cortaram a metade inferior de suas vestes, na altura da cintura, para a vergonha deles (v. 1-5). Também vemos um relatório dos acontecimentos políticos, quando os amonitas, diante da péssima situação militar em haviam se colocado, contrataram milhares de soldados de cidades-estado aliadas e se postaram para lutar contra os homens de Davi, sob o comando de Joabe, que estavam defronte de sua cidade (v. 6-8). Este relatório é montado com o foco unicamente em Joabe e suas realizações (v. 9-14), e provavelmente foi registrado originalmente pelo escriba militar que o acompanhava, pois sabemos exatamente o que Joabe fez e os resultados desta batalha. As forças de Joabe venceram e os inimigos que vieram ajudar aos amonitas fugiram.

É interessante notar neste capítulo como a habilidade militar de Joabe é colocada lado a lado com os superiores resultados de Davi, que é registrada pelo escriba do palácio nos versos 15-19. Observe como o escriba cuidadosamente coleta os detalhes sem fazer propaganda pelo rei. Nesta segunda batalha, os siros receberam reforços que vieram dalém do rio Eufrates para lutar contra os homens de Davi e foram derrotados. Muitos morreram na batalha. O resto voltou para casa e se recusou, em temor, socorrer os amonitas novamente.

Querido Deus
Neste mundo de pecado, há reis que governam corretamente e assim nos beneficiam, e há reis que são nossos inimigos. Proteja-nos e guarda-nos em Suas mãos. Amém.

Koot van Wyk, Kyungpook
Universidade Nacional de Kyungpook
Sangju, Coréia do Sul

Trad JDS – Rev JAQ

Um comentário: