domingo, 27 de janeiro de 2013

II Samuel 19 - Comentários bíblicos selecionados

1 Disseram a Joabe. A notícia do grande sofrimento de Davi pela perda de Absalão foi levada rapidamente a todos os seus homens. Joabe era o responsável pela morte de Absalão, e o sofrimento de Davi por seu filho poderia facilmente transformar-se em ira para com o comandante desobediente(CBASD-Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 2, p. 750).

3 às furtadelas. Em vez de entrarem marchando orgulhosamente em triunfo, os homens saíram de suas fileiras e entraram na cidade ás furtadelas, abatidos e envergonhados. Parecia que todos os seus esforços tinham sido em vão, e o que eles haviam considerado uma gloriosa vitória fora apenas um erro e, aos olhos do rei, uma triste derrota (CBASD, vol. 2, p. 750, 751).

11 os anciãos de Judá. Os anciãos da própria tribo de Davi haviam apoiado a rebelião de Absalão porque estavam descontentes com a mudança da capital de Davi de Hebrom para Jerusalém (15.7) (Andrews Study Bíble). 

5 envergonhaste. O fato de que outros também estavam tristes naquele dia e choravam a morte de irmãos, maridos e pais que deram a vida para que Davi pudesse conservar o trono não significava nada para o rei. Foi uma expressão cortante e cruel feita pelo velho general, mas ele estava simplesmente dizendo a dura verdade (CBASD, vol. 2, p. 751).

13 Amasa...comandante. Embora Amasa merecesse a pena de morte pela traição, Davi o nomeou comandante do seu exército no lugar de Joabe, esperando garantir, assim, a lealdade dos que tinham seguido a Amasa, especialmente os da tribo de Judá (Bíblia de Estudo NVI, Vida).
Foi um ato que agradou a todos (14), tanto a Israel como a Judá, em razão de Amasa ser deveras estimado, enquanto Joabe era apenas temido (Bíblia Shedd).
É presumível que Davi estivesse cansado da influência ditatorial de Joabe e desejasse livrar-se dele (CBASD, vol. 2, p. 752).

17 mil homens. Simei teme por sua vida. O número mostra seu poder em benjamim (ver Dan. 5:1)  (Andrews Study Bíble). 

20 casa de José. Uma designação das dez tribos do norte, em oposição a Judá e Simeão (Andrews Study Bíble). 

22 que tenho eu convosco? A grandeza e a magnanimidade do rei foram demonstradas nessa ocasião. O rei tentava ganhar a nação novamente pela bondade e misericórdia. Indicou que seriam perdoados todos os que desejassem se reconciliar com ele. [...] Ao advogar uma política de retaliação, os filhos de Zeruia estavam agindo como adversários da causa de Davi, não como amigos dela (CBASD, vol. 2, p. 753).
para que, hoje, se sejais adversários? A palavra "adversário" em hebraico é satan, donde veio o nome de Satanás. Com isto, confirma-se a tensão oculta que havia entre Davi e os filhos de Zeruia (1Sm 26.6; 2Sm 17.25) (Bíblia Shedd).
Zeruia. Irmã de Davi e mãe de seus comandantes, Joabe e Abisai (16:10) (Andrews Study Bíble). 

23 Você não será morto. Davi cumpriu a promessa; pessoalmente, não se vingaria do delito cometido contra ele [...] No seu leito de morte, no entanto, mandou Salomão cuidar do caso de Simei (v. 1Rs 2.8,9,36-46) (Bíblia de Estudo NVI, Vida).
Simei era culpado de grande crime e devia ter sofrido a punição, mas executá-lo não estaria em harmonia com o espírito da ocasião. Davi escolheu aceitar como verdadeiro o professo arrependimento de Simei. Contudo, a insinceridade dele deve ter-se tornado evidente com o passar do tempo, por Davi posteriormente deu a Salomão instruções com respeito a ele: "Bem saberás o que lhe hás de fazer para que suas cãs desçam à sepultura com sangue" (1Rs 2:8, 9; cf 1Rs 2:44)  (CBASD, vol. 2, p. 753).

24 não tinha tratado ... as vestes. Sinais de tristeza (Ez. 24:17). Isto mostra que Mefibosete não tinha ambição de se tornar rei. Ele foi falsamente acusado por Ziba (Andrews Study Bíble). 

25 Tendo ele chegado a Jerusalém. Em hebraico, a palavra "Jerusalém" não leva nenhuma preposição, razão por que alguns traduzem esta frase por: "Quando Jerusalém (população da cidade) chegou a encontrar-se com o rei"; e outros por: "Tendo ele (Mefibosete) chegado de Jerusalém...", mudando a preposição a por de. (Bíblia Shedd).
Quando chegou de Jerusalém e encontrou-se com o rei, este lhe perguntou: "Por que você não foi comigo, Mefibosete"? (Bíblia de Estudo NVI, Vida).

26 meu servo me enganou. Segundo a nova versão do incidente, os dois jumentos trazidos a Davi por Ziba foram preparados por ordem de Mefibosete, para que ele pudesse fugir com Davi. Em vez disso, eles foram roubados por Ziba, que deixou Mefibosete em casa, impotente para agir, devido a sua deficiência (CBASD, vol. 2, p. 753).

27 faze, pois, o que melhor te parecer. Mefibosete pede, de modo discreto, que Davi reconsidere a doação de suas propriedades a Ziba (v. 16.4) (Andrews Study Bíble). 

29 dividam a propriedade. Davi, tendo diante de si testemunhos conflitantes sem possibilidade de confirmação, deixa de decretar uma sentença formal, e ordena a divisão das propriedades de Saul (Bíblia de Estudo NVI, Vida).
Se Ziba disse a verdade, devia ter ficado com tudo; se não, devia ter sido privado de todos os seus ganhos e ainda ter sido punido. A decisão conciliatória de Davi foi tanto fraca quanto injusta (CBASD, vol. 2, p. 754).

31 Barzilai, o gileadita. Um homem de rara beleza moral. Com 80 anos de idade, ainda revelava ser combativo (32), inteligente (35), atencioso (36) e amigo (37) (Bíblia Shedd).

37 Quimã. Diz Josefo que era filho de Barzilai, o que parece estar de acordo com 1Rs 2.7 (Bíblia Shedd).

43 Dez tantos temos no rei. Lit "dez mãos", referindo-se ao fato de que Israel era composto de dez tribos e Judá de duas [Judá e Simeão]. O rei era considerado propriedade do povo em termos proporcionais (Bíblia Shedd).


Nenhum comentário:

Postar um comentário