segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

II Samuel 20 - segunda, 28.01.2013

Texto bíblico à II Samuel 20

Texto de hoje do blog da Bíblia:

Até agora nós aprendemos muito sobre o historiador da vida de Davi. Pouco depois da morte de Davi ele selecionou peças que os escribas escreveram em relatos isolados e agendas diárias. Os escribas do palácio e os escribas militares que acompanhavam Joabe forneceram algumas dessas fontes. (Esta pesquisa sobre fontes é o que Lucas fez quando escreveu o seu evangelho, Luc 1:1-3). Precisamos, entretanto, nos lembrar que o Espírito Santo é o editor e ele supervisionou que o historiador não se concentrasse apenas romanticamente em Davi como grande estrategista ou apenas sobre as boas ações do rei. O Espírito Santo relatou os fatos com realismo, sem omitir as más escolhas feitas por Davi.

O capítulo começa com uma mini rebelião liderada por Seba, que tirou os homens de Israel da posição de apoiadores de Davi, por suas costas. O Espírito Santo e o escriba usaram a palavra Belial para descrevê-lo, o que significa, literalmente, "não vale a pena" (v. 1). Davi voltou para sua casa em Jerusalém, tomou as dez mulheres, suas concubinas cerimoniais ​​de cada tribo de Israel, trancou-as e nunca mais esteve com elas. Elas viveram, a partir dali, como viúvas. Normalmente, estas mulheres de casamentos cerimoniais eram fontes de informação sobre as notícias do palácio para cada tribo de onde vinham. A vida familiar do rei já era um caos e sua situação deteriorou-se ainda mais.

Davi queria sufocar rapidamente a rebelião de Seba antes que ela pudesse se espalhar. Então ele passou por cima de Joabe, seu próprio general, perdoou a Amasa, o ex-general de Absalão e lhe pediu para reunir os homens de Judá e ir atrás de Seba. Mas por alguma razão, Amasa se atrasou (2 Samuel 20:5). Joabe estava irado por Davi ter sido desconsiderado e seu jovem sobrinho ter sido colocado no seu cargo. Quando eles se encontraram em Gibeão, Joabe, como um Judas Iscariotes, deu um passo à frente, beijou Amasa e, enquanto fazia isso, empurrou a espada através de seu estômago (v. 10). Como o corpo de Amasa jazia sangrando no meio da estrada, os homens de Joabe paravam para olhar. Em seguida, um jovem leal a Davi, convocou o povo ao movimento. Então os guerreiros seguiram Joabe e o corpo de Amasa foi removido. O Espírito Santo quer que vejamos os resultados do pecado e as falhas de uma ação política errada.

Joabe e seus homens seguiram em frente e chegaram à cidade de Israel onde Seba estava escondido, Abel de Bete-Maaca. Eles estavam prestes a derrubar as paredes quando uma sábia mulher sábia. Ela disse que destruir aquela cidade era como destruir uma das mães de Israel e fazer isso seria destruir a herança do Senhor (v. 19). Joabe ouviu a mulher e defendeu-se que ele não queria derrubar ou destruir a cidade, mas apenas queria Seba. Se ele fosse entregue, Joabe iria embora. Então a mulher voltou para o interior da cidade, eles cortaram a cabeça de Seba e a jogaram por cima do muro. Tempos terríveis estes, por conta da lealdade à monarquia, um sistema escolhido pelo povo israelita, apesar de terem sido avisados das consequências de assim fazê-lo, nos dias de Saul (1Sm 8:11-18), pelo profeta Samuel. Após a morte de Seba, os homens voltaram para casa e Joabe voltou para Jerusalém.

O salário do pecado é a morte. Praticamente cada história bíblica tem algo deste aviso para compartilhar conosco. Não podemos deixar de concordar com Samuel, que a monarquia não é um sistema ideal e, em essência, nenhum sistema será satisfatório enquanto vivermos neste mundo de Satanás e de pecado.

Querido Deus
Sua Palavra é a verdade e Tu és o nosso Rei dos Reis. Nossa adoração a Ti está acima de nossa lealdade a qualquer outro governante político ou religioso. Dê-nos a sabedoria para observar os Seus princípios mesmos que os céus caiam. E que, em tempos de confusão, possamos falar com sabedoria.
Em nome de Jesus.
Amém 


Koot van Wyk
Kyungpook National University
Sangju, Coréia do Sul
Trad JAQ – Rev GASQ


Comentários bíblicos selecionados:

1 Bicri. O segundo filho de Benjamim (Bequer, Gn 46.21; 1Cr 7:6-9) (Bíblia de Estudo NVI, Vida).

4 Amasa. Davi deixa Joabe de lado (Bíblia de Estudo NVI, Vida).

5 Amasa ... demorou-se. Não se sabe bem o motivo, mas tudo indica que foi por influência de Joabe que, deposto do comando, trabalhou, então, contra Amasa (19:13) (Bíblia Shedd).
Amasas provavelmente fez o melhor que podia , mas talvez tenha sido atrapalhado a cada passo por oficiais e homens ainda leais a Joabe, bem como pelas dificuldade próprias da inquietude geral e da divisão que prevaleciam (CBASD-Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 2, P. 757).

6 Abisai. Pela segunda vez, Davi deixa Joabe de lado (cf. v. 7) (Bíblia de Estudo NVI, Vida).

9,10 Joabe ... lhe pegou a barba para o beijar. Fingindo submissão e amizade ao seu comandante e primo, Joabe mata-o, cometendo outra vez uma ação traiçoeira (3.27; 1Rs 2.5) (Bíblia Shedd).

10 no estômago (NVI). Pela segunda vez, Joabe comete homicídio doloso a fim de garantir a sua posição de comandante do exército de Davi (v. 1Rs 2.5,6). Joabe e Abisai, seu irmão. Desafiando a ordem de Davi, Joabe retoma por conta própria a posição de comandante (cf. v. 23) (Bíblia de Estudo NVI, Vida).

11 Quem estiver do lado de Joabe e de Davi. Para dissipar qualquer ideia de que Joabe estava aliado à conspiração de Seba, um apelo é feito para as tropas de Amasa apoiarem Joabe se realmente estivessem leais a Davi (Bíblia de Estudo NVI, Vida).
Joabe colocou um de seus homens de confiança no local, e este ficou proclamando uma frase que dava a entender que o próprio Amasa tinha sido morto por traição à causa de Davi, e que agora era Joabe que liderava a perseguição aos rebeldes a fim de que Davi tivesse o trono assegurado. A lealdade de Joabe a Davi era bem conhecida dos homens empenhados nesse conflito, e eles também se lembravam de Amasa como o homem que estava no comando das forças de Absalão, contra as quais haviam combatido havia pouco. Esses homens tinham pouca confiança em Amasa, e provavelmente ficaram felizes em vê-lo fora do caminho. Joabe, é claro, matou Amasa porque não podia tolerá-lo como rival e porque estava determinado a continuar em seu antigo posto (CBASD, vol. 2, P. 758)..

12 Como o povo estava indeciso se ficava ao lado de Amasa ferido ou se seguia Joabe, um partidário deste escondeu o corpo daquele numa moita e, assim, o povo, não vendo mais a Amasa, seguiu a Joabe (Bíblia Shedd).

14 Abel-Bete-Maaca. Localizada ao norte de Dã (Bíblia de Estudo NVI, Vida).
Uma cidade na parte mais ao norte de Israel, famosa por sua sabedoria (2Rs 15.29) (Andrews Study Bible).

23 Joabe reconquista o seu posto de general supremo das tropas, mesmo contra a vontade de Davi (Bíblia Shedd).
Embora nem sempre gozasse de muito facor, manteve esse cargo até participar da conspiração de Adonias (1Rs 1.7; 2.28-35) (Bíblia de Estudo NVI, Vida).

24 Dos que estavam sujeitos a trabalhos forçados. O sistema de trabalhos forçados se transformou num espinho tão grande na carne dos israelitas durante o reinado de Salomão, que Adorão foi morto por apedrejamento durante as primeiras dificuldades do reinado de Roboão, quando as tribos do norte se revoltaram (1Rs 12:18) (CBASD, vol. 2, P. 760).
Cronista. Recolhia e anotava os eventos históricos do povo (Bíblia Shedd).

25 Escrivão. Ministro que cuidava das finanças e dos direitos do Estado (Bíblia Shedd).
Os sacerdotes. Ou seja, "principais sacerdotes". Esta lista mostra a restauração da ordem política de Davi (Andrews Study Bible).

26 Ministro (cohen, sacerdote).  Conselheiro, uma espécie e coordenador do Estado (8.16-18) (Bíblia Shedd).

Nenhum comentário:

Postar um comentário