quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

II Samuel 23 - quinta, 31.01.2013

Texto bíblico à II Samuel 23

Texto de hoje do blog da Bíblia:

Este também é um capítulo duplicado. Isso significa que o Espírito Santo sentiu que seria bom incluir uma segunda vez as mesmas informações de 2Sm 23 em 1 Crônicas 11.

Uma parte que o escriba não incluiu em Crônicas foi a escatologia das "Últimas Palavras de Davi" de 2 Sm 23:2-7. Nestes versos, sabemos que Davi está falando do fim de todas as coisas porque no verso 7 ele usa termos específicos para descrever a destruição final e erradicação do mal: "serão totalmente queimados onde estiverem" (NVI).

Esta passagem nos sugere que a própria Trindade falou com Davi, porque o verso 2 se refere ao Espírito (ruah), e ao Verbo (wemilato), e, o verso 3, a Deus, a Rocha (Tsur) de Israel. A mensagem de Davi tinha um futuro reino messiânico em mente (versos 3-4), mas Davi a interpretou com esperança como se fosse aplicável à sua "casa" (verso 5). A monarquia de Israel, que começou com Saul, não estava no plano original de Deus; foi apenas pacientemente tolerada até que Deus estabelecesse a verdadeira monarquia de Israel sob o Messias.

Outro ponto importante a destacar de 2 Samuel é que naqueles dias algumas pessoas tinham dois nomes: por exemplo, Josebe-Bassebete era também chamado Adino. [NT: algumas versões, como a ACR, a ACF e a NKJV, trazem o texto adicional para o verso 8: “este era chamado Adino, o eznita”]. Em 1 Crônicas 11:11, temos outro apelido de Josebe como Jasobeão. Ao longo dos anos, diferentes escribas servindo no palácio de Davi e Salomão usaram diferentes grafias e diferentes formas de nomes.

Outra diferença tem a ver com números. Em 1 Crônicas 11:11 se diz que o chefe dos capitães matou 300 de uma só vez, enquanto que em 2 Samuel 23:8 se diz que o chefe dos capitães matou 800 de uma só vez. Era tão comum haver discrepâncias na contagem do número de vítimas em guerra ou desastres naturais no antigo Oriente Próximo como é hoje. Também é preciso lembrar que, posteriormente quando um escriba  em Crônicas, por exemplo, fosse escrever o que estava sendo lido para ele de um relatório anterior, como de Samuel 23, haveria dificuldades de pronúncia e audição.

O Espírito Santo chama a nossa atenção para a realidade de lapsos de audição, escorregões de mão, lapsos de memória em práticas de cópia de escriba. A Palavra de Deus ainda está aí? Sim! É confiável? Absolutamente sim! Esses fenômenos na Bíblia não são exclusivos desses capítulos em duplicata. Alguns relatórios foram escritos em tempos de paz e outros em tempo de aflição e de guerra. A inspiração do Espírito Santo, enquanto Editor, exibe uma ampla compaixão para a humanidade, de forma a deixar que o homem fale para o homem em seus próprios termos, com suas imperfeições e, apesar dessas imperfeições, é o impacto do Espírito Santo na mente e no coração através da iluminação, o que realmente conta.

Como Davi disse: "Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra e luz, para os meus caminhos" (Sl 119:105). Além disso, "Guardo no meu coração as Tuas palavras, para eu não pecar contra ti" (Sl 119:11).

Querido Deus,
Espírito Santo, Editor da Palavra de Deus por mãos humanas, Tu tens a capacidade de retirar a imperfeição e deixar nossas mentes com um perfeito entendimento, toda a verdade. Nós sempre precisamos de sua orientação. Em nome de Jesus. Amém

Koot van Wyk
Kyungpook National University
Sangju, Coréia do Sul
Trad JAQ – Rev GASQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário