domingo, 13 de janeiro de 2013

II Samuel 5 - domingo, 13.01.2013

Texto bíblico à II Samuel 5
Texto de hoje do blog da Bíblia:
Embora Davi tenha sido primeiramente ungido enquanto ainda jovem pelo profeta Samuel, e novamente ungido rei de Judá, agora ele foi ungido pela terceira vez para reinar sobre todo o Israel e Judá. Não foi através de conquista militar que Davi subiu ao trono, mas foram as tribos de Israel que o elevaram ao trono com base na promessa do Senhor de fazê-lo pastor e príncipe do povo de Israel.

Agora tornou-se necessário mudar a capital para um lugar mais apropriado. Os jebuseus foram expulsos e Jerusalém, ou, mais poeticamente Sião, foi feita a nova capital. Davi se tornava cada vez mais forte.

O fato de Hirão, o rei de Tiro, ter enviado mensageiros a Davi e construído uma casa para ele, foi percebido por Davi como a confirmação do Senhor para fazê-lo rei sobre Israel, e exaltar o seu reino por amor do seu povo Israel. Esta amável oferta também reflete a intenção do rei de Tiro de formar uma aliança amigável com Israel. No entanto, os filisteus não ficaram contentes com isso e vieram combater com Davi. Davi consultou ao Senhor cada vez antes de se envolver em batalha com os filisteus. Por duas vezes o Senhor lhe deu a vitória.

Davi não assumiu o trono simplesmente porque ele havia sido ungido, mas porque esperou no Senhor para que a porta lhe fosse aberta. A humildade de Davi e sua total confiança no Senhor foi agradável aos olhos de Deus. Está registrado que "o Senhor, Deus dos exércitos, era com ele" (v. 10).

Por outro lado, a descendência de Davi aumentou através das muitas concubinas, mostrando que a fertilidade adicional prenunciava problemas potenciais no futuro. Isto adverte que qualquer desvio da vontade declarada de Deus certamente renderá uma colheita desastrosa.

A história de Davi tornando-se rei de todo o Israel e Judá revela quão misericordioso e paciente é o Senhor. Ele não trata o homem como ele merece, mas, sim, derrama graça abundante sobre todos os que confiam e humildemente esperam nEle, apesar de seus erros, assim como no caso de Davi.

Samuel Wang
Centro para o Trabalho no Leste da Ásia
Taiwan
Trad JAQ – Rev GASQ/JDS

Um comentário: