segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

II Samuel 6 - segunda, 14.01.2013

Texto bíblico à II Samuel 6
Texto de hoje do blog da Bíblia:
Honrar a Deus sempre ocupou o lugar mais importante na mente de Davi. Foi o Senhor quem concedeu a Davi força e vitória, estabelecendo o seu reinado. Agora a paz envolvia o reino de Israel e o sonho, há muito acalentado de Davi, de realocar para um local digno a arca de Deus, um símbolo da presença de Deus, estava prestes a acontecer.
Duas tentativas foram feitas para a mudança da arca de Deus, cada uma delas acompanhada com claras lições para que todos pudessem aprender. Na primeira tentativa, 30.000 israelitas foram escolhidos para a mudança, a arca de Deus foi colocada em um carro novo, e Davi e toda a casa de Israel se alegraram diante do Senhor. No meio do caminho, Uzá foi morto por não seguir estritamente as instruções sobre a manipulação da arca! Davi percebeu ali, como nunca havia percebido antes, a santidade da lei de Deus e a necessidade de obediência estrita.
Encorajados pelas bênçãos recebidas pela casa de Abinadabe, onde a arca havia sido guardada, outra tentativa foi feita, três meses depois, para transportar a arca. Desta vez, Davi e seu povo seguiram cuidadosamente todas as instruções que eles conheciam e com sucesso levaram a arca do Senhor para Jerusalém. Davi estava tão emocionado que saltava de alegria diante do Senhor, vestido de uma roupa sacerdotal [éfode] de linho. Ele também ofereceu holocaustos e ofertas pacíficas perante o Senhor. A celebração deste evento foi significativa em dirigir os corações de Israel para a verdadeira adoração do Senhor.
Na primeira tentativa, a desobediência trouxe angústia e confusão para Davi. No entanto, a obediência explícita de Davi fez da transferência da arca uma ocasião muito agradável e esta celebração deixou uma impressão duradoura sobre Israel e às gerações que se seguiram. Nós também encontraremos prazer e alegria completa em render obediência incondicional ao Senhor.
Infelizmente, a filha de Saul, Mical, justamente aquela a quem Davi pedira como condição para a unificação do reino, não se uniu com ele na celebração do evento mais sagrado. Ela repreendeu Davi por se expor, "como um homem vulgar” (v. 20 NVI), perdendo a sua dignidade por pular de alegria diante do Senhor. O orgulho e a arrogância de Mical bloquearam o caminho para que ela recebesse as bênçãos do Senhor. Como resultado, a Bíblia registra que, infelizmente, Mical não teve filhos.

Samuel Wang
Centro para o Trabalho no Leste da Ásia
Taiwan
Trad JAQ – Rev GASQ


Comentários bíblicos selecionados:
3 carroção novo. Davi segue o exemplo dos filisteus (v. 1Sm 6.7) e não as instruções em Êx 25.12-14; Nm 4.5,6,15, que exigem que a arca seja levada nos ombros dos levitas (v. 1Cr 15.13-15) (Bíblia de Estudo NVI Vida).

Um comentário: