quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

I Reis 5 - quarta, 06.02.2013


Texto bíblico à I Reis 5

Texto de hoje do blog da Bíblia:

E, finalmente, houve paz na terra! Este é o sonho de cada governante, embora existam aqueles tão ambiciosos que nunca estarão felizes. Davi era conhecido por ser homem de guerras e seu filho Salomão foi capaz de alcançar a paz. Até mesmo seu nome significa "pacífico" [heb: Shalomon]. Sabemos que não era a vontade do Senhor que Israel tivesse guerras e conflitos com seus vizinhos!

Um dos grandes desejos de Davi era construir um templo para o Senhor. No entanto, o Senhor não o permitiu fazê-lo e lhe disse que Salomão é quem executaria esse projeto. Ele recebeu esta missão do seu pai e tomou isso como uma grande responsabilidade durante o seu reinado. Para alcançar sua impressionante tarefa, Salomão iria precisar da ajuda de quem tinha as matérias-primas para concretizar seu sonho. Hirão, rei de Tiro, havia sido um grande amigo de Davi. Quando ele soube dos planos de Davi ficou muito feliz e enviou mensageiros a Salomão, dizendo que estaria disposto a ajudar. Hirão sentiu-se bem com as sábias palavras de Salomão, pois este elogiou a habilidade dos sidônios. Então houve uma troca entre madeira e comida Aparentemente, os fenícios e os sidônios eram muito bons em trabalhar com madeira e toras.

É incrível ver a amizade que se desenvolveu entre esses dois reis! Salomão foi capaz de testemunhar e de fazer que o Deus de Israel fosse conhecido por seus vizinhos. Isto é exatamente o que Deus espera de uma nação que pretende segui-Lo! É uma responsabilidade tanto dos governantes quanto do seu povo de conhecer as leis de Deus e os princípios que devem guiar seu país.

Esta aliança com o rei de Tiro ajudou Salomão estabelecer um dos períodos mais gloriosos da história de Israel. Salomão queria cumprir a promessa que havia feito a seu pai. Este forte desejo nasceu de um coração amoroso. Além disso, seu apreço pelo relacionamento com Deus o motivou a construir um magnífico templo para o culto! Este templo seria um símbolo da presença de Deus com o Seu povo.

Grandes pedras foram talhadas para a fundação da Casa de Deus. A fim de alcançar este grande sonho Salomão precisava de ajuda e trabalhadores. Cerca de 30.000 trabalhadores foram convocados. Durante um mês, eles trabalhavam no Líbano e depois ficavam dois meses em casa. Salomão novamente mostrou misericórdia e compaixão ao lidar com os trabalhadores.

Os empregadores de hoje, seguindo este exemplo de Salomão, bem fariam em demonstrar misericórdia e compaixão para com os seus trabalhadores.

Leo Ranzolin
Vice-presidente aposentado da Associação Geral
Trad JAQ-Rev JDS

Um comentário: