quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

I Reis 6 - quinta, 07.02.2013


Texto bíblico à I Reis 6

Texto de hoje do blog da Bíblia:

Salomão começou a construir o templo no ano 480 do Êxodo, o 4 º ano de seu reinado. O Senhor deu instruções completas, especificou cada detalhe desse empreendimento maravilhoso e Salomão cumpriu tudo à risca. Ele não tinha nenhum desejo de ser pomposo, mas queria uma casa para o Senhor! Assim como aconteceu com o tabernáculo no deserto, Deus deu recomendações rigorosas e Salomão estava determinado a obedecer! 

É muito significativo que, no meio da construção, Deus tenha vindo a Salomão, provavelmente em um sonho, e lhe feito uma promessa: se ele andasse com Deus, e mantivesse todos os Seus estatutos, executasse os seus juízos e guardasse os seus mandamentos, o Senhor prometeu que iria habitar entre os filhos de Israel. Esta é uma maravilhosa promessa revelada a Salomão e seu povo, a de que o Senhor queria estar com eles. Desde o início, era o desejo de Deus habitar com o homem. Moisés recebeu uma ordem de Deus: "E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles" (Êxodo 25:8).

É uma bela experiência para o cristão e para aqueles que amam a Deus saber que Ele deseja constantemente estar conosco. O salmista disse: "Senhor, Tu tens sido o nosso refúgio de geração em geração” (Sl 90:1). Este “refúgio” [NT: No original: dwelling place, “moradia”, “habitação”] tem vários significados: significa residir em uma casa, se estabelecer, permanecer e também viver em tenda e “tabernacular”. Salomão tinha consciência da presença de Deus em sua vida e queria que o povo de Israel entendesse o que isso significava. Ele queria que eles experimentassem e compreendessem como Deus deseja conviver e comungar conosco.

Nós também somos o templo do Deus vivo. Mais tarde as pessoas entenderiam que o grande templo que Salomão estava construindo era um símbolo do templo espiritual. 

Assim como Salomão cuidadosamente seguiu todas as instruções recebidas, nós também, como cristãos, devemos seguir cuidadosamente a todas as instruções divinas. Por meio de Seu Espírito, Deus quer viver em nós e dirigir nossas vidas.

Leo Ranzolin
Vice-Presidente aposentado da Associação Geral
Trad JAQ-Rev GASQ/JDS

Um comentário: