sábado, 9 de fevereiro de 2013

I Reis 8 - sábado, 09.02.2013


Texto bíblico à I Reis 8

Texto de hoje do blog da Bíblia:

Este é um dos capítulos mais belos e memoráveis da Bíblia. Muitos de nós já vimos grandes reuniões como Congressos Mundiais, a inauguração de escritórios administrativos da igreja, inauguração de igrejas, etc., mas nada se compara à dedicação do Templo de Salomão! O próprio Rei tornou-se um profeta sacerdote ao conduzir a nação em um dos capítulos mais brilhantes da história do povo de Deus. Salomão não poupou esforços para esta grande festa! Ele era muito meticuloso e cumpriu o grande desejo de seu pai Davi de construir uma casa para o Senhor. Ele reuniu a todos no reino, dos líderes ao povo, para que pudessem levar a Arca da Aliança para a cidade de Davi. Havia uma multidão de pessoas. Salomão queria que este dia nunca fosse esquecido na história de Israel! Quando os sacerdotes deixaram o local Santo ocorreu uma cena que a linguagem humana não consegue descrever! Uma nuvem encheu a casa e para a glória de Deus encheu o templo! A promessa de Deus havia sido cumprida! Ele estaria com Seu povo e habitaria entre ele! Que sensação maravilhosa ter a Sua presença no novo templo!

Salomão reviu com o povo as obras do Senhor desde que Israel deixara o Egito. Ele lhes contou, novamente, do grande desejo de Davi de construir uma casa para o Senhor e que ele próprio se empenhara em satisfazer os desejos de seu pai.

O templo havia sido concluído e era magnífico! EGW escreveu: "De beleza insuperável e esplendor inigualável era o palácio que Salomão e seus associados ergueram para Deus e Sua adoração" (PR, 36).

O ponto alto deste dia incrível foi a oração de Salomão! É uma das mais belas orações da Bíblia. Depois de seu discurso inaugural, Salomão ajoelhou-se para a oração dedicatória! Ele se dirigiu a Deus de diferentes maneiras: Senhor Deus de Israel, ó Deus de Israel, ó Senhor meu Deus, e O Senhor Deus! E apresentou ao Senhor quatro pedidos principais: 1. Que Deus olhasse pelo templo dia e noite; 2. Que Deus ouvisse suas orações; 3. Que Deus ouvisse todas as orações de Israel e 4. Que Deus respondesse e perdoasse. O que Salomão queria transmitir à nação, ao mundo e a todos nós é: "que todos os povos da terra saibam que o Senhor é Deus, e que não há outro" (v. 60).

Que nossos momentos de maior alegria sejam encontrados na presença de Deus e na adoração ao Seu santo nome!

Leo Ranzolin
Vice-presidente aposentado da Conferência Geral
Trad JAQ-Rev JDS

Um comentário: