domingo, 10 de fevereiro de 2013

I Reis 9 - domingo, 10.02.2013


Texto bíblico à I Reis 9

Texto de hoje do blog da Bíblia:
Deus apareceu uma segunda vez a Salomão. Que privilégio para um ser humano ter uma conversa aberta com o Todo-Poderoso! Esta foi a aprovação e apreciação do Senhor por aquilo que Salomão havia feito. Uma palavra gentil para aqueles que trabalham para nós ou fazem algo para nos ajudar é sempre oportuna! Quantas vezes esquecemos de valorizar aqueles que amamos e o que eles têm feito por nós!

E Deus ouviu a linda oração de Salomão! Ele ficou se agradou com o templo e prometeu estar ali para sempre!

Outro personagem chave nesta história foi Davi. Deus disse a Salomão que estabeleceria seu reino para sempre se ele andasse integramente como seu pai. O pensamento maravilhoso deste conselho a Salomão é o que Deus disse sobre Davi. Ele havia sido um homem de guerras, um homem que havia cometido adultério, cúmplice assassino do marido de Bate-Seba e Deus ainda o elogia como sendo um homem de acordo com o Seu coração! Que Deus, este, que perdoa e esquece! Não importa o que nós tenhamos feito, se a nossa oração e arrependimento são genuínos, Ele perdoará e nos faz novas criaturas. Estou certo de que Salomão sentiu esta compaixão de Deus 

O mesmo desafio dado a Salomão foi estendido para o povo e para a nação. Eles precisavam viver pelos estatutos e mandamentos de Deus. Assim também nós devemos viver!

Aqui encontramos outro grande ato de Salomão. Hirão, rei de Tiro, parabenizou Salomão por ter se tornado rei e lhe deu 120 talentos de ouro. Hirão já havia fornecido a maior parte dos materiais para a construção do templo e em gratidão Salomão lhe deu grandes quantidades de produtos da colheita de Israel e lhe ofereceu 20 pequenas cidades na fronteira de Israel. Foi um caro empreendimento construir uma estrutura tão grande como o templo. Salomão foi um excelente organizador e planejador e não queria que o povo e a nação pagassem pesados impostos para tudo isso e cumpriu esta disposição. 

Este capítulo nos revela que, na primeira fase do seu reinado, apesar de todas as riquezas e coisas materiais que Salomão acumulou que ele nunca se esqueceu do culto do Senhor. Ele se entregou a Deus, era agradecido, e continuou a orar por si mesmo e pelo povo. E Deus o ouviu! 

Leo Ranzolin
Vice-Presidente aposentado da Associação Geral
Trad JAQ

Um comentário: