domingo, 31 de março de 2013

Crônicas

Título.
O título hebraico (divre hayyamim) pode ser traduzido por "acontecimentos (ou anais) dos dias (ou anos)". [...] Os tradutores da Septuaginta (que traduziram traduziram o AT para o grego) chamaram o livro "coisas omitidas" [Paralipomena, cf. Bíblia Shedd], e assim indicavam que o consideravam um suplemento dos livros de Samuel e Reis. Jerônimo (347-420 d.C.), tradutor da Vulgata Latina, mostrou que um título mais adequado seria "Crônica de toda a história sagrada" [Chronicorum Liber, cf. Andrews Study Bible]. Lutero adotou a ideia na versão alemã, e outros a têm defendido. Crônicas foi, primeiramente, dividido em dois livros pelos tradutores da Septuaginta.
[...]

Autor
Segundo antiga tradição judaica, Esdras escreveu Crônicas, Esdras e Neemias, mas isso não pode ser confirmado com exatidão. Um consenso cada vez maior situa Crônicas na segunda metade do séc. v a.C. e, portanto, possivelmente dentro do período da vida de Esdras. E deve ser reconhecido que o autor, mesmo que não fosse o próprio Esdras, pelo menos compartilhava muitos interesses com aquele sacerdote reformador.
[...]

Propósito
[...] como os autores de Samuel e Reis tinham organizado e interpretado os dados da história de Israel para tratar das necessidades da comunidade exilada, o cronista escreveu para a comunidade restaurada. A grande questão em pauta era do vínculo com o passado: "Deus ainda se preocupa conosco? As Suas alianças ainda estão em vigor? Já não tendo rei davídico e sendo súditos da Pérsia, as promessas feitas por Deus a Davi ainda têm significado para nós? Depois do grande juízo (a destronização da casa de Davi, a destruição da nação, de Jerusalém e do templo, e o exílio para a Babilônia), qual é a nossa relação com o Israel da antiguidade?". Vários elementos entram na resposta do cronista:
[...] O vínculo com o passado é demonstrado pelo templo de Jerusalém, reedificado pela influência soberana do Senhor sobre um decreto imperial persa (2Cr 36.22,23).
[...] Além do templo, Israel possui a lei e os profetas [...] [que são] mais importantes para o contínuo relacionamento entre Israel e o Senhor, que a presença ou ausência de um rei;
[...] Fica claro que o autor de Crônicas queria manter a esperança que Israel tinha no Messias prometido, no filho de Davi, em conformidade com a aliança davídica (2Sm 7) e com as promessas dos profetas, incluindo os de sua época (Ageu, Zacarias e Malaquias). Tomou o cuidado de relembrar a promessa que Deus fez a Davi (1Cr 17) e de acompanhá-la de muitas outras referências (ver especialmente o relato do reinado de Salomão, bem como 2Cr 13.5; 21.7; 23.2).
[...] Ainda outro tema importante da história do cronista é sua preocupação com "todo o Israel" [...] A verdade é que considerava a comunidade restaurada o remanescente de todo o Israel, tanto do norte quanto do sul (9.2,3). Não se tratava de mero conceito teológico. Sua narrativa dá conta muitas vezes do movimento de pessoas piedosas de Israel para Judá, por motivos especificamente religiosos [2Cr 11.4; 2Cr 15.9; 2Cr 30].
[...] As genealogias demonstram, também, o vínculo com o passado. à pergunta "Deus ainda se interessa por nós?", o cronista tem a reposta: "Ele sempre conservou esse interesse". A graça e o amor de Deus para com a comunidade restaurada não começaram com Davi, nem com a conquista de Canaã, nem com o êxodo do Egito - mas com a própria criação (1.1).
[...]

Genealogia
Análises de genealogias, tanto dentro quanto fora da Bíblia, têm revelado que elas se prestam a várias funções, que variam quanto à forma (segmentadas ou lineares) e à profundidade (o número de gerações alistadas), e são muitas vezes instáveis (sujeitas a mudanças).
Existem três áreas gerais em que funcionam as genealogias: a familiar ou doméstica [p. ex: situação social, v. 7.14-19, herança, direito primogênitos, filhos de concubinas], a jurídico-política [direitos e contestações relativos a cargos hereditários] e a religiosa, [...] sobretudo para confirmar quem é legítimo sacerdote e levita (6.1-30; 9.10-34; Ne 7.61-65.
[...] O tipo mais comum de instabilidade é o encurtamento, a omissão de nomes da lista [...] para relacionar um indivíduo a um antepassado de destaque, ou possivelmente a fim de conseguir o número desejado de nomes na genealogia [ex: genealogias em Mt 1.1-17 e Lc 3.23-38].
Fonte: Bíblia de Estudo Vida.


Os livros de Crônicas são claramente didáticos e se demoram sobre as bênçãos que acompanham uma genuína vida religiosa. Devem ter exercido um efeito elevado na religião nacional.
Fonte: Bíblia Shedd.


[Apesar de Crônicas cobrir aproximadamente o mesmo período que 2 Samuel a 2 Reis,] Crônicas tem uma notável diferença em perspectiva,. Os livros de Samuel e Reis apresentam a história de Israel sob um ponto de vista profético e moral, no qual o palácio real ocupa o lugar central. Por outro lado, o livro de Crônicas tem foco nas questões religiosas e oferece uma perspectiva espiritual e sacerdotal, no qual o templo desempenha o papel central em Israel.
[...]
Os dois livros de Crônicas foram um trabalho completo e unificado. Porém, eles são frequentemente ignorados porque a maioria das pessoas preferem ler histórias sobre eventos e personalidades a ler genealogias e instituições. O teto destes dois livros se inicia com Adão e termina com a proclamação do rei Ciro, feita no ano 538. a.C. As genealogias apresentadas nos nove primeiros capítulos de I Crônicas mostra o lugar que Deus designara para Israel na história da raça humana. O foco principal está sobre as tribos de Judá e Levi. Judá, por causa da proeminência de Davi. De fato, nada menos do que 29 capítulos nos dois livros de Crônicas são dedicados a Davi e Salomão. A tribo de Levi é a próxima em importância porque o tema do templo é dominante no livro.
[...]
Tendo em vista que o reino de Judá absorvera, ao longo dos anos, muitas pessoas do reino de Samaria, o autor vê este reino como o remanescente de todo o Israel ao tempo da queda de Samaria em 722 a.C. O povo podia esperar, então, que um filho de David se tornasse rei, novamente. O Novo Testamento mostra que Jesus Cristo descendia de Davi e Ele é o rei eterno de Seu povo. Portanto, é seguro concluir que o Senhor sempre se mantém fiel a Suas promessas da aliança.
Fonte: Andrews Study Bible.

Nenhum comentário:

Postar um comentário