domingo, 31 de março de 2013

I Crônicas 11


Texto bíblico à  I Crônicas 11

Deus havia prometido a Davi que ele se tornaria rei de Israel. O cumprimento dessa previsão surgiu como resultado das bênçãos de Deus, mas também foi necessária à cooperação humana.


Davi era um líder magnânimo. Em uma campanha, quando três de seus soldados arriscaram suas vidas para trazer-lhe um pouco de água, ele se recusou a beber. Ele não iria satisfazer sua sede com perigo de vida de seus homens. Embora perseguido por Saul, ele se recusou a matá-lo, quando as circunstâncias permitiram fazer isso. Por estas razões, Davi era amado por seus soldados e pela maioria das pessoas de Israel.


Davi não teve nenhum problema com a concorrência. Ele confiava em suas habilidades de soldado, e estava à vontade para valorizar os melhores soldados que o cercavam. Em 1 Crônicas 11, vemos uma lista dos melhores guerreiros de Davi. Também nos é dito sobre os "Trinta" e "Três" guerreiros, que foram honrados no tempo de Davi.


Davi nos ensina como é importante esperar pelas promessas do Senhor e também fazer o melhor para que os planos de Deus aconteçam em nossas vidas. Nós também aprendemos com ele que o sucesso depende muito da qualidade dos nossos relacionamentos com as pessoas.

Querido Deus, podemos ser gentis e educados com os que nos rodeiam, mas acima de tudo, que eles possam sentir que nós os amamos.


Jobson Santos
Rede Novo Tempo
Ministério da Oração


Versão em português do texto postado originalmente no blog da Bíblia, em 31 de março de 2013, domingo, dentro do plano mundial Reavivados por Sua Palavra de leitura de um capítulo por dia, promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.



Comentários bíblicos selecionados:

1 Hebrom. A mais importante cidade no centro de Judá para a qual todo o Israel veio unanimemente a Davi para fazê-lo rei (Andrews Study Bible).

2 apascentarás o meu povo. Uma metáfora para governo. Moisés também foi um pastor antes de Deus chamá-lo para liderar a saída de Israel do Egito. Alguns reis mesopotâmios se apresentavam como pastores de suas nações. O título "Meu povo" era o modo favorito de Deus se referir a Israel (Andrews Study Bible).

4 Jebus. Nome anterior de Jerusalém, lembrando que os jebusitas viviam ali. Seu nome original era Salem (Gn 14.18) (Andrews Study Bible).

5 Sião. Nome de um dos montes sobre o qual estava edificada Jerusalém. A posição do monte tornava-a quase inexpugnável como fortaleza. Sião significa lugar fortificado. A própria Sião ocupava a parte sudoeste do que é agora Jerusalém, e estava ligada com o reinado de Davi pela profecia e pela história (Sl 2.6). Sua localização estratégica entre os reinos de Judá e Israel, e sua natureza estrangeira (portanto neutra), tornava-a local ideal da proposta capital de Davi (Bíblia Shedd).
O nome era originalmente dado à Cidade de Davi, porém mais tarde foi estendido para incluir  toda a cidade de Jerusalém (Andrews Study Bible).

10-41a No relato de Samuel, essa lista dos principais guerreiros de Davi é citada perto do fim do seu reinado. O cronista transportou a lista ao início do reinado de Davi, e a expandiu grandemente (11.41b - 12.40), também como parte do realce dispensado ao apoio amplo de "todo o Israel" ao reinado de Davi (v.10) (Bíblia de Estudo Vida).

15-19 Davi reconhece que não merece semelhante devoção e faz da água uma oferta de bebida ao Senhor (v Gn 35.14; 2Rs. 16.13; Jr 7.18; Os 9.4) (Bíblia de Estudo Vida).

23 Cinco côvados. Dois metros e vinte e cinco (NVI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário