sexta-feira, 29 de março de 2013

I Cronicas 9 - sexta, 29.03.2013 - com comentários


Texto bíblico à I Crônicas 9

Texto de hoje do blog da Bíblia:

Na conclusão desta parte de Crônicas e da nossa árvore familiar espiritual, a ênfase retorna ao templo e às pessoas ao seu redor. Ela fecha o círculo deste olhar de nove capítulos sobre o plano de redenção e nosso legado humano. 

Começamos com uma visão ampla no registro à referência a "todo o Israel". Em seguida, muda o foco rapidamente para Jerusalém e às pessoas que lá viviam. Muitos de seus cidadãos e dos arredores faziam parte dos serviços de governo ou do templo, que eram inicialmente muito ligados. 

Em Jerusalém se encontravam aqueles que deveriam dar o exemplo para os outros. Os sacerdotes, os levitas, os porteiros viviam lá. Eles tinham deveres que nos lembram de nossa própria responsabilidade para a obra de Deus hoje. Eles eram encarregados de manter santo e ordenado o ministério do templo, tratando dele com cuidado, administrando o bens, tanto os móveis quanto do dinheiro, e garantindo que o culto, com a sua essência de sacrifícios e música, estivesse pronto em cada momento. 

Estes que trabalhavam no templo viam o plano da redenção representado de uma forma muito real a cada dia na vida do santuário. Eles tinham muito cuidado ao desempenhar esse trabalho sagrado.

Que nós, também, possamos ter semelhante cuidado em a nossa vida diária, na maneira como os outros observam nossa resposta ao plano de Deus de redenção. 

Christopher Beason
Network7 MediaCenter
Trad JAQ




Comentários bíblicos selecionados: 

1 todo o Israel. A preocupação do cronista com "todo o Israel" é uma das razões chaves pelas quais incluiu as genealogias (Bíblia de Estudo NVI Vida).
Livro dos Reis de Israel. Não se refere aos dois livros dos Reis, no Antigo Testamento, mas de um registro civil, porque os nomes dos israelitas que se acham nesse capítulo viveram em Jerusalém depois do cativeiro. Quando caiu o reino do norte, o reino do sul se apossara do nome de Israel (Mq 1.13-15; 2.7; 1.1,9,10) (Bíblia Shedd).

3 filhos de Judá [...] Benjamim [...] Efraim [...] Manassés. Cumprimento de Os 1.11 que profetizara que os filhos de Judá e os de Israel habitariam juntos após a amargura do cativeiro (Bíblia Shedd).

14 levitas. Os descendentes de Levi, filho de Jacó. Desempenhavam várias funções dentro e em volta do templo (Andrews Study Bible).

15 Asafe. Um dos três líderes dos músicos do templo, indicados por Davi (Andrews Study Bible).

19 Corá. Embora morto pelo Senhor, seu clã continuara sendo parte importante da divisão coatita de Levi (6.22-28) (Bíblia Shedd).

32 pães da proposição. Os pães colocados no Lugar Santo, simbolizando as fiéis provisões de Deus de comida para seu povo (Andrews Study Bible).

39 Saul. A repetição da genealogia de Saul serve como introdução à história de sua morte, registrada no próximo capítulo (Andrews Study Bible).

Um comentário: