sábado, 9 de março de 2013

II Reis 14 - sábado, 09.03.2013


Texto bíblico à II Reis 14

Texto de hoje do blog da Bíblia:

Amazias fez "o que era reto perante o SENHOR ..." (v. 3). O que ele fez certo? Ele executou aqueles que assassinaram seu pai, mas não ordenou a morte dos filhos dos assassinos, porque isso era proibido pela lei: "Os pais não serão mortos por causa dos filhos, nem os filhos por causa dos pais; cada qual será morto pelo seu próprio pecado"(v. 6).

No passado, os reis e aqueles em altas posições muitas vezes eram perturbados por seus inimigos. Assim, para que o seu reino tivesse longa duração, eles faziam o melhor para eliminar todas as possíveis ameaças. Ao matar os assassinos de seu pai, Amazias, de um ponto de vista humano, estava se colocando em perigo, porque os descendentes dos assassinos poderiam eventualmente se vingar dele.

E parece que foi assim mesmo que aconteceu: "Conspiraram contra ele em Jerusalém, e ele fugiu para Laquis; porém enviaram após ele homens até Laquis; e o mataram ali" (v. 19).

Qual, então, foi a vantagem de seguir a lei de Deus? Por que Deus não o guardou? O mesmo evento registrado em II Crônicas nos ajuda a entender melhor: "Depois que Amazias deixou de seguir ao SENHOR, conspiraram contra ele ..." (2 Cr. 25:27).

Claramente Deus o estava protegendo, até o momento em que ele se afastou de Deus. Deus, então, respeitou a vontade de Amazias e se afastou, deixando que ele colhesse as consequências de suas escolhas. Seguir a vontade de Deus como expressa em Sua Lei é sempre a coisa certa a fazer.

Daniel Jiao
União Missão Chinesa
Hong Kong
Trad JAQ-Rev GASQ



Comentários bíblicos selecionados:

7 Vale do Sal. O mesmo campo de batalha onde Davi anteriormente derrotara os edomitas (v. 2Sm. 8.13; 1 Cr 18.12; Sl 60, título), geralmente identificado como Arabá, diretamente ao sul do Mar Morto (Bíblia de Estudo Vida).
Sela. Este nome significa "rocha" e seu nome moderno é Petra. Na Bíblia este nome é sinônimo ao país de Edom (Andrews Study Bible).

11 Bete-Semes. Uma cidade 24 km a oeste de Jerusalém. Jeoás não esperou pelo ataque, mas enviou seus exércitos do sul, pretendendo se aproximar de Jerusalém pela antiga estrada que passava através do vale de Soreque. Essa é a rota seguida pela ferrovia de Jafa a Jerusalém, atualmente (CBASD-Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 2, p. 1028).

13. Jeoás capturou Amazias. É provável que Amazias fosse levado como prisioneiro para o Reino do Norte, onde permaneceu até ser solto para voltar a Judá depois da morte de Jeoás (cf. v. 15, 16) (Bíblia de Estudo Vida).

14 reféns. Estes prisioneiros foram selecionados dentre os proeminentes cidadãos do país. Dessa forma, os vencedores espeeravam manter o bom comportamento dos derrotados (CBASD, vol. 2, p. 1028).

16 Jeroboão. É Jeroboão II, cujo reinado durou de 782 a.C até 753 a.C., trinta anos de prosperidade. É a época do profeta Amós, quando se fez realmente necessário ensinar o povo a não confiar demais nas riquezas de sua nação. Vinte anos depois, Israel tinha sido reduzido a quase nada (13.7). Doze anos depois, Jeroboão ainda estava reinando sobre os siros, 14.28. Aquela paz, vitória e prosperidade, entretanto, era o derradeiro descanso que precedia ao fim de Israel: é que o rei Tiglate-Pileser III, da Assíria (745-727 a.C.), haveria de capturar a Damasco, apenas vinte anos após a morte de Jeroboão, e, então, seu sucessor, Salmaneser III, já estaria aniquilando as pequenas potências ao noroeste de Israel, minando aquela falsa e efêmera paz de Israel (Bíblia Shedd).

22 Elate. Uma cidade no golfo de Áqaba, próxima a Eziom-Geber (Dt 2:8), na terra de Edom (1Rs 9.26). [...] Salomão utilizou essas instalações portuárias (1Rs 9:26; 2Cr 8.17,18).  (CBASD, vol. 2, p. 1029).

25 mar da Planície. O Mar Morto, ou Mar Salgado (CBASD, vol. 2, p. 1029).
Jonas. Esse foi o profeta enviado a Nínive [capital da Assíria] (Jn 1:1,2). Teve um ministério mais longo do que é apresentado no livro que leva seu nome. (CBASD, vol. 2, p. 1029).

27 apagar o nome de Israel. A imagem de lavar um rolo de papiro para usá-lo novamente.
os livrou. Deus estava sendo gracioso com o reino pecador do norte, não porque o Seu povo se arrependera, mas por conta de Sua misericórdia (Andrews Study Bible).
Deus está dando a Israel a última oportunidade de se arrepender. Muitas vezes aplicara o teste da adversidade ao seu povo, para o fazer retornar a Ele, Jz 2.16-22. Agora veio o teste da prosperidade nacional: o livro de Amós nos mostra que falhara nesse teste, usando o poder econômico para oprimir os pobres, vivendo no luxo e transformando os cultos religiosos em festanças (Amós 6.1-7; 8.4-10). Muitas outras passagens daquele profeta mostram a carência de consciência social (Bíblia Shedd).

28 tudo quanto se fez. Jeroboão fez muito para fortalecer a nação, mas o registro de seu reinado é breve. O sucesso nacional foi seguido de orgulho nacional, condenado fortemente pelos profetas daquele tempo (Os 5:5; 7:10; Am 6:13) (CBASD, vol. 2, p. 1030).

Nenhum comentário:

Postar um comentário