domingo, 10 de março de 2013

II Reis 15 - domingo, 10.03.2013


Texto bíblico à II Reis 15

Texto de hoje do blog da Bíblia:

À medida que vemos os reis subindo e descendo do poder, percebemos os reis de Judá se relacionando melhor com Deus do que os reis de Israel. Neste capítulo, dois reis de Judá, Azarias e Jotão, fizeram "o que era reto aos olhos do Senhor” (v. 3 e 34). Eles tiveram reinados relativamente mais longos, em comparação com curta sucessão dos reis de Israel, como Salum, que durou apenas um mês antes de ser assassinado (v. 3).

Eram os reis da Judéia totalmente bons? Não inteiramente. Ambos os reis, Azarias e Jotão, não conseguiram remover os "altos", e "o povo ainda sacrificava e queimava incenso nos altos" (v. 4 e 35). Nos lugares altos se sacrificava ao Senhor, mas também eram utilizados ​​para adorar ídolos e é por isso que era importante que esses lugares fossem eliminados.

Você também tem lugares altos? Nós queremos seguir a Deus, mas de alguma forma mantemos algumas partes do nosso coração para nós mesmos, não permitindo que o Espírito Santo nos purifique totalmente. Isso pode se tornar a cunha que Satanás usa para nos tentar. E porque não temos a proteção necessária de Deus, tornamo-nos a sua presa.

A única maneira de vencer a Satanás é entregar-se totalmente a Deus. Examine-se e encontre os lugares altos de seu coração. Peça a Deus para removê-los e você vai encontrar-se em paz com Deus.

Daniel Jiao
União Missão Chinesa
Hong Kong
Trad JAQ

Comentários bíblicos selecionados:

5 o SENHOR feriu. Como castigo por ter usurpado a função sacerdotal de queimar incenso no altar do templo (v. 2 Cr 26.16-21; Lv 13.46) (Bíblia de Estudo NVI Vida).
Foi este o pecado que privou o rei de ter uma história ainda mais longa e melhor sobre seu intenso reinado (Bíblia Shedd).

7 descansou Azarias. Este foi o ano da vocação de Isaías (739 a.C.; cf Is 6.1) (Bíblia Shedd).

10 matou-o. Amós já havia profetizado sobre a destruição da família de Jeroboão (Am 7.9). Jeú, porém, recebera a promessa de que sua dinastia perduraria até à quarta geração (2 Rs 10.30) (Bíblia Shedd).

12 Assim se cumpriu a palavra do SENHOR. Com a derrubada da dinastia de Jeú, o Reino do Norte entrou num período de instabilidade política (v. Os 1.4). Os demais cinco reis do Reino do Norte foram assassinados, excetuando-se Menaém, que reinou durante dez anos, e Oséias [o rei], que foi preso pelos assírios. O declínio e queda do Reino do Norte, desde a situação de poder e prosperidade no reinado de Jeroboão II, foi rápido (Bíblia de Estudo NVI Vida).

16 Tifsa...todas as mulheres. Era o centro dos partidários de Salum, e a selvageria que o novo rei ali revelou era uma peculiaridade só achada nos mais vis pagãos (8.12; Os 13.16; Am 1.13) (Bíblia Shedd).

19 Pul. O nome babilônico (v. 1Cr 5.26) do rei assírio Tiglate Pileser III (745-727 a.C.) (Bíblia de Estudo NVI Vida). O grande restaurador do Império da Assíria (à custa do sacrifício das nações vizinhas) (Bíblia Shedd).
mil talentos de prata. Trinta e cinco toneladas de prata (NVI).
Oséias [o profeta] denunciou a política de buscar ajuda dos assírios e predisse que fracassaria (Os 5.13-15) (Bíblia de Estudo NVI Vida).

20 cinquenta ciclos de prata. Seiscentos gramas (NVI). Um simples cálculo aritmético revela que seriam necessários aproximadamente 60.000 homens de posses para fornecer as 35 toneladas de prata do tributo. Esse fato oferece algum indício da prosperidade que o Reino do Norte desfrutara durante os dias de Jeroboão (Bíblia de Estudo NVI Vida).
Por causa dos pecados de Israel, essa prosperidade foi consumida nos gastos para consolidar o reino de Tiglate-Pileser III, segundo o v. 19 (Bíblia Shedd).

29  levou [cativos] os seus habitantes. Este evento [...] marca o início da diáspora [dispersão judaica] das dez tribos (Andrews Study Bible).
Esta deportação aconteceu no ano 734 a.C. O reino da Assíria deportara as guarnições das cidades do norte e do noroeste, que representavam a nata do poder bélico de Israel; Samaria era uma fortaleza poderosa, mas já não possuía nenhuma força física ou moral - a corrupção já a levaria à decadência, e o seu rei poderia ser comparado a um "pássaro engaiolado". O resto de Israel era dominado facilmente como vassalo. (Bíblia Shedd).

30 Oséias. Não há dúvida que sua entronização foi feita com a ajuda do rei da Assíria. Este último rei de Israel acabou se tornando um simples títere nas mãos dos assírios. A sua consipração o levou à loucura de tentar descartar-se de sua aliança com a Assíria, fazendo mexericos com o rei do Egito (17.4), o que redundou na destruição total de Israel (Bíblia Shedd).


Nenhum comentário:

Postar um comentário