terça-feira, 12 de março de 2013

II Reis 17 - terça, 12.03.2013


Texto bíblico à II Reis 17

Texto de hoje do blog da Bíblia:

"Mesmo quando esses povos adoravam o SENHOR, também prestavam culto aos seus ídolos" (v. 41 NVI). Este capítulo é um resumo da vida dos israelitas. O princípio fundamental de Deus ao criar os seres humanos incluía a concessão de liberdade de escolha, mas com essa escolha vêm responsabilidades. A instrução de Deus foi clara: se os israelitas o adorassem, eles prosperariam, mas se eles seguissem os deuses dos gentios, eles colheriam as conseqüências de sua rebelião, que é o conteúdo principal deste capítulo: o seu exílio.
 
É impossível adorar a Deus e servir aos ídolos ao mesmo tempo. A história de Israel nos diz que a natureza humana irá sempre falhar por ceder ao mal. Jesus nos disse a mesma verdade: "Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro" (Mt 6:24 NVI). Podemos não ter ídolos como os israelitas tinham, mas qualquer coisa que toma o lugar de Deus se torna um ídolo.
 
Quais são os ídolos em sua vida? Você está disposto a renunciar a eles e só servir a Deus?

Daniel Jiao
União Missão Chinesa
Hong Kong
Trad JAQ



Comentário bíblicos selecionados:

13 voltai-vos. Esta era a única atitude que Deus não poderia tomar pelo povo. Deus convida, pleiteia, incentiva e insiste, mas nunca coage. Se os seres humanos não entregarem sua própria vontade, não há nada que Deus possa fazer pela salvação deles (CBASD-Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 2, p. 1045).

14 de dura cerviz [de "cervical"] "endureceram seus pescoços", NVI. Uma metáfora para rebelião obstinada (Andrews Study Bible).

23 foi Israel transportado da sua terra para a Assíria. Pouco se sabe das tribos do norte depois de levadas para o cativeiro [as chamadas "tribos perdidas de Israel"]. Muitos provavelmente se fundiram com os povos entre os quais viviam e perderam sua identidade. Outros continuaram a adoração a Yahweh e se uniram aos judeus do cativeiro babilônico (ver Jr 50:4, 20, 33)  (CBASD, vol. 2, p. 1049)

26 o Deus daquela terra. Um bom exemplo da maneira de pensar dos pagãos politeístas. Acreditavam eles que cada localidade tinha seus próprios deuses; por isso seria necessário aprender o culto local no território de Samaria (nome dado ao reino do norte, Israel, depois da deportação dos israelitas,)  (Bíblia Shedd).

29 povo de Samaria (NVI). A população mista do território que o Reino do Norte tinha antes. Esses povos de descendência mista acabaram sendo chamados samaritanos. Em tempos posteriores, os samaritanos rejeitaram a idolatria de suas origens politeístas e seguiram os ensinos de Moisés, incluindo-se o monoteísmo. No período do NT, Jesus testemunhou a uma mulher samaritana (Jo 4.4-26), e muitos samaritanos foram convertidos pelo ministério de Filipe (At 8.4-25) (Bíblia de Estudo NVI Vida).
os samaritanos (ARA). Esta é a única passagem no AT em que este povo é chamado assim  (CBASD, vol. 2, p. 1045).

Nenhum comentário:

Postar um comentário