domingo, 3 de março de 2013

II Reis 8 - domingo, 03.03.2013


Texto bíblico  à II Reis 8

Texto de hoje do blog da Bíblia:

Duas histórias neste capítulo destacam-se para testemunhar a verdade de que Deus conhece o passado e o futuro. A conselho de Eliseu, a mulher sunamita deixou sua casa e terra para escapar da fome e quando retornou, sete anos depois, descobriu que tudo que lhe pertencia lhe tinha sido retirado. A providência divina garantiu que o conselho do profeta, sete anos atrás, não trouxesse prejuízo a esta fiel mulher, agora provavelmente viúva. Geazi, o servo do profeta, estava justamente ao rei sobre o que Eliseu fizera à sunamita quando ela chegou para apresentar sua queixa ao rei e, por isso, recebeu um tratamento justo.

A história de Hazael, é de fato, muito estranha, como se ele estivesse em uma jornada de auto-descoberta. 
Quando Eliseu chorou e disse a ele o que ele iria se tornar, ele não acreditou no que o profeta havia dito. No entanto, ele foi para casa, matou a seu rei e começou a cumprir a profecia de Eliseu.

Deus não manipula a história, mas em Sua infinita sabedoria, Ele conhece tudo, desde o início até o fim. Ele dá a cada um de nós a liberdade de escolha e Ele sempre espera que façamos escolhas sábias. Quando nos é dada a oportunidade de vislumbrar o futuro, temos também a opção de seguir ou desobedecer. Seja qual for a nossa escolha, se estamos dispostos a ouvir a Sua orientação, o resultado de nossa escolha sempre será boa, e Ele assegurará de que sejamos tratados justamente, assim como a mulher sunamita. Por outro lado, se tomarmos o assunto em nossas próprias mãos e seguirmos o nosso próprio desejo, nós teremos que sofrer as conseqüências.

Deus, por favor, ajuda-me a ouvi-Lo e seguir Suas instruções, não importa o quão difícil possam ser.

Daniel Jiao
União Missão Chinesa
Hong Kong
Trad JAQ-Rev GASQ



Comentários bíblicos selecionados:

1 Falou Eliseu. Pelo fato desta narrativa mencionar Geazi, deve ser anterior ao episódio em 5.27. A história bíblica está mais na ordem dos ensinamentos morais do que na ordem cronológica (Bíblia Shedd).

8 Pergunta ao Senhor. Esta é uma interessante ordem vinda do rei da Síria e um extraordinário testemunho do sucesso da missão de Eliseu. O profeta teve o privilégio de ver o rei de uma nação que os hebreus consideravam pagã reconhecendo-o como o homem de Deus e pedindo que ele consultasse a Yahweh em seu favor.Ao enviar Hazael, o rei da Síria testemunhou diante de seu povo de seu interesse no Deus dos hebreus. Ele também permitiu que seu país soubesse que ele deixara de considerar os deuses da Síria como os únicos em supremacia.
Tivessem os filhos de Israel sido fíéis à sua missão, e esse tipo de testemunho poderia vir de governantes de várias nações da Terra. Era propósito original de Deus que Israel fosse como uma luz sobre uma montanha e que resplandecesse até os confins do mundo, dissipando as trevas e a ignorância do coração das pessoas. Se houvesse mais pessoas como Eliseu, haveria mais reis como Ben-Hadade, testificando da grandeza de Deus. Se houvesse mais fé e obediência em Israel, haveria mais fé e esperança no mundo. O fracasso de Israel envolvia o fracasso e ruína das nações vizinhas, assim como a salvação de Israel poderia implicar a salvação de muitos no mundo (CBASD - Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 2, p. 988). 
Sararei eu? A indagação de Ben-Hadade foi mais que uma consulta; era um pedido para que o profeta fizesse pelo rei o mesmo que fizera por Naamã (Idem).

12 esmagarás os seus pequeninos. O então futuro rei da Siria, em amargura e ódio que cresceria dentro da alma, se engajaria nos mais vis crimes contra o povo de Israel. Pessoas pacíficas não compreendem as crueldades e horrores dos quais podem se tornar capazes quando recorrem à guerra. [...] Quando alguém embarca num caminho de perversidade ficaria chocado se lhe fosse revelado o resultado final dessa escolha  (CBASD, vol. 2, p. 989).

15 A ordenança divina que fez a Hazael, rei da Síria, não significava que ele era livre para usar métodos criminosos para apressar sua própria coroação (Bíblia Shedd).

18 como a família de Acabe havia feito. Jeorão introduziu em Judá a adoração a Baal, assim como Acabe fizera no Reino do Norte (v. 11.18) (Bíblia de Estudo NVI Vida).

21 seu exército conseguiu fugir. Embora Jeorão e seu exército conseguisse romper o cerco das forças edomitas, foram totalmente derrotados e forçados a recuar para seu território (Bíblia de Estudo NVI Vida).

26 Sua mãe, filha de Onri [...] chamava-se Atalia. Era uma neta de Onri. Na maneira hebraica de pensar e falar, nem sempre se distingue entre "filho" e "neto" (cf. 9.14 comp. com 1Rs 19.16) (Bíblia Shedd).

Nenhum comentário:

Postar um comentário