segunda-feira, 4 de março de 2013

II Reis 9 - segunda, 04.03.2013



Texto bíblico à II Reis 9

Texto de hoje do blog da Bíblia:

O tema sobre escolha e justiça continua neste capítulo. Reis ascendem e caem, mas as palavras de Deus sempre se cumprem.

Jezabel era conhecida por seus atos diabólicos e desde quando suas mãos sangrentas tomaram a vinha de Nabote, Elias havia profetizado: "Também de Jezabel falou o Senhor: Os cães devorarão Jezabel dentro dos muros de Jezreel "(1 Reis 21:23). Agora, muitos anos depois, quando Jeú a chamou do portão de Jezreel, dois ou três eunucos a jogaram no chão, ela morreu na hora e os cães rapidamente comeram sua carne.

Muitas vezes, quando estamos oprimidos e sentimos que estamos sob sofrimentos sem fim, clamamos a Deus: "Até quando, ó Soberano, santo e verdadeiro, esperarás para julgar os habitantes da terra e vingar o nosso sangue?" (Ap 6:10 NVI). Deus é justo, conhece os nossos sofrimentos, e Ele vai se certificar de que as más ações não fiquem impunes.

Deus também dá às pessoas muitas oportunidades para que mudem seus caminhos e através da salvação oferecida por Jesus Cristo, Ele está disposto a sofrer as conseqüências de nossos pecados. Na verdade, foram dadas a Jezabel muitas oportunidades para que se arrependesse, e é somente por isso que o castigo não veio sobre ela imediatamente quando o profeta Elias o pronunciou.

Deus, eu lhe louvo pela sua retidão e justiça!

Daniel Jiao
União Missão Chinesa
Hong Kong
Trad JAQ - rev GASQ


Comentários bíblicos selecionados:

17 paz. A palavra hebraica shalom é usada aqui em oposição à palavra rebelião (Andrews Study Bible).

22 a idolatria e as feitiçarias. Ambas passíveis da pena de morte (v. Dt 13; 18:10-12). Enquanto esses males fossem promovidos no Reino do Norte, não poderia haver paz (Bíblia de Estudo NVI Vida).

26 de seus filhos. Esta é a primeira menção da morte dos filhos de Nabote com o pai. Mas, a fim de que Acabe tivesse direito à vinha, era necessário tirar os filhos do caminho. [...] A morte de pai e filhos inocentes tornaram este o mais ultrajante de todos os crimes de Acabe e Jezabel (CBASD - Comentário Bíblico Adventista , vol. 2, p. 1001). 

28 A Jerusalém. Não era propósito de Deus que a nação de Judá se associasse com a nação vizinha, do norte, em aliança íntima. [...] A conduta de Acazias em auxiliar Jorão na guerra contra Hazael também foi repreensível [como a de Josafá, 2Cr 19:2] aos olhos de Deus (2Cr 22:4,5). Acazias pagou com a vida por esse auxílio (CBASD, vol. 2, p. 1002). 

30 Enfeitou a cabeça. Ela adornou a cabeça com um "arco" turbante (ver Is 3:18), literalmente, ela "embelezou a cabeça". Ela foi desafiadora e impenitente até o último momento. Usou todos os seus adornos e vestiu o traje mais imponente. [...] Em vista de seu negro registro de pecado, Jezabel poderia ter colocado um pano de saco e sentado em cinzas. No entanto, seu espírito orgulhoso recusava ser humilhado e seu coração de pedra não se moveu  (CBASD, vol. 2, p. 1002, 1003). 

31 Zinri. Jezabel estava dizendo a Jeú que seu reino seria curto como o de Zinri [que reinou 7 dias, 1Rs 16:8-14] (Andrews Study Bible).

36 cães comerão. Ao invés de um enterro digno, um corpo ser devorado por animais impuros como cães e pássaros era um sinal de grande maldição (Andrews Study Bible).
No antigo Oriente, havia muitos cães famintos, rapinantes do campo, que devoravam carne de cadáveres deixados ao ar livre (CBASD, vol. 2, p. 997). 

37 Já não dirão. O terrível fim de Jezabel deveria ensinar a transitoriedade e insignificância do poder e glória humanos. Todas essas coisas são pó e ao pó voltarão. A condenação de Jezabel exorta a todos os que praticam a iniquidade a ouvirem a mensagem de Deus: "Ai daquele que edifica sua casa com injustiça" (Jr 22.13). Jezabel se tornou um símbolo da iniquidade que o professo povo de Deus permitiria entrar em suas fileiras para rebaixar e contaminar, e solenes advertências foram dadas a respeito dos julgamentos que adviriam (Ap 2:20-23) (CBASD, vol. 2, p. 1004). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário