segunda-feira, 8 de abril de 2013

I Crônicas 19

Texto bíblico àI Crônicas 19


Davi e Naás, rei dos amonitas, mantinham um bom relacionamento entre si. Com a morte de Naás, Davi enviou uma delegação para expressar condolências a seu filho Hanun. Os conselheiros do novo rei interpretaram mal as intenções de Davi, humilharam seus emissários e os enviaram de volta sem barba e quase sem roupas.

Ao invés de pedirem desculpas pela grosseria, os amonitas, seguiram caminhos de orgulho e violência. Arrendaram soldados da Mesopotâmia e se prepararam para atacar ao povo de Israel.

O exército Israelita avançou para o campo de batalha e se viu cercado. À frente deles, estavam os Amonitas e por detrás estavam os Mesopotâmios. Joabe dividiu os seus homens em dois bandos, um deles sob o comando do seu irmão Abisai, e lhe disse: “Se os arameus forem fortes demais para mim, venha me ajudar; mas, se os amonitas forem fortes demais para você, eu irei ajudá-lo. Seja forte e lutemos com bravura pelo nosso povo e pelas cidades do nosso Deus. E que o Senhor faça o que for de sua vontade” (1 Crônicas 19:12-13). O espírito de companheirismo entre os dois comandantes israelitas e o senso de dependência divina foram determinantes para a vitória que se seguiu.

Algum tempo depois, o rei Hanun, ainda não satisfeito com a derrota prévia, contratou outro exército para se opor aos Israelitas. Hadadezer enviou seu comandante com um grande exército, mas estes foram derrotados. Assim os arameus não quiseram mais ajudar aos amonitas.

Nem sempre conseguimos vencer as dificuldades que nos cercam utilizando apenas a diplomacia. Muitas vezes precisamos travar árduas batalhas contra inimigos internos e externos. Quando você estiver passando por uma situação desafiadora, clame a Deus e Ele lhe concederá a vitória.

Deus dos exércitos, na luta contra o mal, ajude-me a fazer a minha parte e a confiar no Teu livramento!

Jobson Santos
Rede Novo Tempo
Ministério da Oração
Rev JAQ


Versão em português do texto postado originalmente no blog da Bíblia, em 8 de abril de 2013, segunda-feira, dentro do plano mundial Reavivados por Sua Palavra de leitura de um capítulo por dia, promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário