terça-feira, 16 de abril de 2013

I Crônicas 27


Texto bíblico àI Crônicas 27


O capítulo 27 de Crônicas descreve de forma suscinta a administração militar e civil de Israel. Embora os levitas levassem sobre seus ombros grande parte da responsabilidade pelo bem-estar da nação, algumas outras lideranças também eram necessárias para apoiar a monarquia.

A cada mês do ano uma divisão militar com 24 mil homens ficava a disposição para servir como guarda nacional. Este rodízio das tropas possibilitava o treinamento de mais pessoas. Assim, no caso de alguma ameaça, podia-se contar com um enorme exército treinado. E como o tempo de serviço era de apenas um mês, os soldados podiam levar uma vida normal no restante do ano.

A fim de ajudar o rei na administração da nação príncipes foram escolhidos para liderar cada uma das tribos. A administração de pessoas é sempre complexa. Estes príncipes ajudavam o rei a perceber as principais necessidades dos seus respectivos grupos populacionais e geográficos e a providenciar uma solução por parte do estado.

Após 40 anos de governo, Davi havia reunido uma considerável riqueza. Doze administradores foram selecionados para tomar conta das terras, dos trabalhadores, dos animais, da produção agrícola e dos depósitos do rei.

O capítulo termina mencionando alguns dos conselheiros pessoais de Davi. Jônatas, o escrivão, é apresentado como um homem sábio e instruído. Jeiel, ficou encarregado da educação dos filhos do rei. Joabe era o comandante geral do exército e Aitofel, Husai, Abiatar e Joiada eram conselheiros do rei. Grande parte dos acertos de Davi, foi devido a dedicação e fidelidade desses homens.

Assim como Davi cercou-se de especialistas em diversas áreas civis e militares do reino, cada um de nós fará bem em cercar-se de bons amigos e conselheiros a fim de alcançar a excelência.

Santo Deus, obrigado pelos Seus elevados planos para mim. Ajude-me a cooperar contigo para que esses planos possam cumprir-se.



Jobson Santos
Rede Novo Tempo
Ministério da Oração


Versão em português do texto postado originalmente no blog da Bíblia, em 16 de abril de 2013, terça-feira, dentro do plano mundial Reavivados por Sua Palavra de leitura de um capítulo por dia, promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário