sábado, 27 de abril de 2013

II Crônicas 9 - Comentários bíblicos


1 Sabá. Terra dos sabeus, no sudoeste da Arábia, que fazia parte do atual Iêmen (Bíblia Shedd).

4 ficou como fora de si. Lit, "não tinha mais fôlego". A palavra ruah (fôlego, sôpro, ou espírito) tem o sentido de "poder em movimento". Então, no sentido psicológico, que dizer o impulso dominante da personalidade, aquela energia e determinação que toma as decisões e as põe em ação (Bíblia Shedd).

5-8 A visita que a rainha fizera ao rei da Casa de Davi é semelhante ao encontro do crente com Jesus Cristo, que "é maior do que Salomão". Foi ver sua sabedoria, sua bondade, sua generosidade e a alegria de todos os que o servem, que permanecem sempre na sua presença (cf Mt 12.42; Lc 11.31). Verifica que nele há mais glória do que a língua possa dizer (9.1-9) (Bíblia Shedd).
A rainha de Sabá tinha ouvido sobre a sabedoria Salomão mas ela se sentiu verdadeiramente tocada quando viu por si mesma os frutos daquela sabedoria. Apesar de Salomão ter se casado com a filha de Faraó ele ainda tentava sinceramente seguir a Deus neste estágio de sua vida. Quando as pessoas conhecem você e lhe fazem perguntas difíceis, suas respostas refletem Deus? Sua vida pode ser uma poderosa testemunha, deixe outros verem Deus trabalhar em você (Life Application Study Bible NIV Kingsway).

7 teus servos. Quando os senhores são, eles próprios, servos do Senhor do Céu, os que estão a seu serviço são felizes. Nessa época Salomão ainda não havia abandonado ao Senhor e era devotado a servi-Lo. Amava a Deus e e era compassivo com as pessoas. Com a paz de Deus em seu coração, Salomão era gentil, paciente e atencioso. As pessoas próximas sentiam a fascinação de sua influência. A grande necessidade de nosso tempo é de líderes que reflitam o espírito do Céu, para que aqueles sob sua influência encontrem verdadeira alegria e duradoura felicidade (CBASD, vol. 3, p. 241).

8 bendito seja o Senhor teu Deus. A bênção da rainha lembra a bênção divina proferida por Hirão em 2.11. Hirão era o rei de um país do norte, enquanto que a rainha vinha do sul. As duas bênçãos simbolizavam reconhecimento universal à grandeza de Salomão  (Andrews Study Bible).
no trono dEle. O discurso da rainha passa a ser o meio de expressar a convicção do cronista de que o trono de Israel é o trono de Deus, em nome de quem o rei governava (Bíblia de Estudo NVI Vida).
A rainha de Sabá maravilhou-se com Salomão e exclamou que Deus realmente amava Seu povo grandemente para lhe dar tal rei. Israel prosperou grandemente durante o reinado de Salomão, testemunhando do poder e do amor de Deus por Seu povo. Porém, às vezes, tempos difíceis vem para crentes, também, e nossa perseverança e firme esperança durante estes tempos demonstrarão nosso amor e fidelidade a Deus. O modo como vivemos ajudará outros a ver nosso amor por Deus (Life Application Study Bible NIV Kingsway).

12 Ao que ela lhe trouxera. O sábio rei deu à rainha presentes em troca dos que ela lhe entregou. O ato de dar não foi unilateral. Salomão foi tão generoso quanto sua visitante e lhe deu presentes, talvez de valor igual aos que ela lhe dera ou até maiores (CBASD, vol. 3, p. 241).

15 paveses. Grandes escudos retangulares para proteger o corpo inteiro (Bíblia Shedd).

21 navios que iam a Társis. (NVI: navios mercantes.) Não quer dizer que viajavam para Társis, mas que eram capazes de enfrentar viagens longas e difíceis, como o era a viagem para Társis ... Subentende-se, os dois reis estavam comerciando com a Índia, passando pelo mar Vermelho e visitando a costa africana (1 Rs 9.28) (Bíblia Shedd).

27 Sicômoros. São da família do sicômoro que produz figos bravos, os quais Amós comia (Am 7.14). A madeira era levíssima e porosa. Era comum em Israel naquela época; proporcionava boa sombra (cf Lc 19.4 [história de Zaqueu]) (Bíblia Shedd).

29 Declínio espiritual de Salomão. 1) Sua ambição levou-o a desrespeitar a lei de Deus contra a multiplicação de cavalos (v. 25); 2) O negócio de cavalos com os egípcios deu ensejo ao casamento de Salomão com uma princesa do Egito (8.11); 3) Esse casamento abriu caminho ao costume oriental de formar um harém com mulheres de todas as nações (1 Rs 11.1-8); 4) Aquelas mulheres induziram o rei a adorar os seus ídolos (1 Rs 11.4-5); 5) Essa idolatria levou o rei e uma parte do povo à apostasia, até ao ponto de construir templos pagãos (1 Rs 11.7-8). Aqui se consuma a degenerescência espiritual de Salomão (Bíblia Shedd).


Um comentário: