quarta-feira, 15 de maio de 2013

II Crônicas 27 - Comentários


1-9 Em contraste com os registros desde Joás até Uzias, onde cada reinado é um equilíbrio de obediência e desobediência (22.10-24.27), a avaliação do autor sobre Jotão é inteiramente positiva. Isso é seguido por um tratamento negativo acerca de Acaz (cap. 28). Crônicas destaca que a fidelidade a Deus é o caminho para o sucesso, nos projetos de construção e nos conflitos militares (Bíblia de Genebra).

Jotão. Seu nome significa "O Senhor é perfeito" (Bíblia Shedd).

2 não entrou mais no templo do Senhor. Jotão não violou regulamentos sacerdotais, conforme Uzias fizera (26.18) (Bíblia de Genebra).

continuava na prática do mal. O escritor de Reis amplia essa informação ao declarar que "o povo ainda sacrificava e queimava incenso nos altos" (2Rs15:35). Os pronunciamentos dos profetas desse período dão evidências de que existia uma corrupção moral profundamente arraigada que estava minando a força da nação (Is 1:4;21-24; Os 4:1,2; Mq 3:10-12) (CBASD - Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 3, p. 302).

Jotão foi, em termos gerais, um bom rei (v. 6) mas seu povo se tornou corrupto. Nem sempre aqueles a quem você lidera seguirão o seu exemplo mas isto não deveria afetar o modo como você vive para Deus. A situação pecaminosa do reino de Jotão é retratada vividamente em Isaías 1-5 (Life Application Study Bible Kinsgway NIV).

4 castelos. Isto é, fortalezas. Tanto Uzias quanto Jotão demonstraram ansiedade incomum para fortificar o país (ver 2Cr 26:9-15). Os profetas da época denunciaram a confiança popular depositada em fortificações e no poder humano (Is 2:15; Os 8:14; cf. Is 17:3,4) (CBASD, vol. 3, p. 302).

6 Dirigia seus caminhos. De forma característica, o autor de Crônicas salienta a causa da prosperidade: consagração ao Senhor (CBASD, vol. 3, p. 302).

Para fazer a vontade de Deus precisamos coordenar os nossos caminhos com os caminhos de Deus, revelados na Sua Palavra (Sl 1.1,2) (Bíblia Shedd).

9 Apesar de não ter feito grandes reformas religiosas, como os reis Joás, Ezequias e Josias, o reinado de Jotão foi destacado pela retidão (Bíblia Shedd).

Nenhum comentário:

Postar um comentário