terça-feira, 21 de maio de 2013

II Crônicas 33 - comentários

1 Manassés ... cinquenta e cinco anos reinou. O escritor de Reis culpou Manassés pela queda de Jerusalém (2Rs 21.11-15)  (Bíblia de Genebra).

O seu longo reinado de perversidades envenenara os últimos anos de Judá, cuja má influência ainda imperava quando da queda de Jerusalém (587 a.C.), conforme se vê em Jr. 15.4 (Bíblia Shedd).

3 exército dos céus. O Sol, a lua e as estrelas, inclusive as constelações que se mencionam nos horóscopos de hoje, são um remanescente da adoração pagã aos corpos celestes, adoração essa expressamente proibida em Dt 4.19 e 17.3 (Bíblia Shedd).

6 Feitiçarias. Feitiçaria significa usar poderes obtidos de espíritos malignos. Adivinhação significa prever o futuro através de presságios(Life Application Study Bible Kingsway NIV).

Manassés recorreu a agências satânicas, empregando vários tipos de adivinhação, necromancia e feitiçaria, através das quais os poderes do mal tornavam conhecida sua vontade e dirigiam os negócios da nação (CBASD - Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 3, p. 324).

7 a imagem de escultura. De acordo com 2 Reis 21:17, esta era uma Aserá (NTLH), ou poste-ídolo (ver 2Cr 14:3). ... Do heb. 'asherim, postes de madeira ou árvores sagradas que eram emblemas da deusa da fertilidade cananéia. .. Judá havia descido tão baixo que este emblema feminino da fertilidade foi colocado no recinto sagrado do templo [retirado somente por Josias, 2Rs 23:6] (CBASD, vol. 3, p. 255, 324 e 325).

10 falou o Senhor. A voz de Deus, no caso, era a voz do Seu profeta Isaías. A tradição judaica diz que Manassés mandou serrar Isaías em duas partes, para silenciar a mensagem que o chamava ao arrependimento (Bíblia Shedd).

11 ganchos. Do heb. chochim, que alguns interpretam como sendo espinhos que eram atravessados no nariz ou nas bochechas dos cativos para levá-los por meio de uma corda (CBASD, vol. 3, p. 325).

e o levaram à Babilônia. Babilônia era parte do império assírio, e vários reis assírios, com o título de reis da Babilônia, reinaram sobre ela e sobre sua própria nação, a Assíria. ... Foi assim que um rei assírio pôde levar um rei de Judá cativo para Babilônia, em vez de para Nínive (CBASD, vol. 3, p. 325).

Esse fato pode ter acontecido durante a rebelião de Samas-Sum-Uquim contra seu irmão e suserano Assurbanipal. Essa rebelião durou de 652 até 648 [a.C.] e Manassés pode ter participado da rebelião da Babilônia contra a Assíria, ou pelo menos ser suspeito de ter contribuído de alguma maneira. Manassés pode ter sido julgado inocente ou perdoado com base em um renovado juramento de lealdade. O Egito, com a nova XXVI dinastia, também tinha escapado do jugo assírio, e a devolução de Manassés ao trono talvez reflita a necessidade que os assírios tinham de um vassalo perto da fronteira do Egito (Bíblia de Estudo NVI Vida).

12-13 A oração e a restauração de Manassés estiveram em harmonia com a dedicação do templo por Salomão (6.36-39) e a resposta de Deus a ela (7.14) (Bíblia de Genebra).

Se houvesse uma lista dos reis mais corrompidos, Manassés estaria entre os que estariam no topo. Sua vida era um catálogo de atos de maldade, incluindo adorar ídolos, sacrificar seus próprios filhos e profanação do templo. Contudo, ele se arrependeu de seus pecados e suplicou a Deus por perdão. E Deus escutou. Se Deus pode perdoar Manassés, certamente ele pode perdoar qualquer um.Você está sobrecarregado por culpa além de suas forças? Você está duvidando que alguém poderia perdoar o que você fez? Anime-se! Enquanto está vivo, ninguém está fora do alcance do perdão de Deus (Life Application Study Bible Kingsway NIV).

15 o ídolo. O ídolo deve ter sido recolocado por seu filho Amom (ver v. 22), pois seu neto Josias removeu "o poste-ídolo" (Aserá) do templo e o queimou no vale de Cedrom (2Rs 23:6) (CBASD, vol. 3, p. 326).
Ao que parece, as reformas de Manassés foram incompletas (Bíblia de Genebra).

17 contudo. A parte mais difícil de ser corrigida era a péssima conduta que o povo já havia assimilado. Cada ato, atitude ou palavra, é de uma influência contagiante, lançada aos quatro ventos (Bíblia Shedd).

altos. Apesar do povo adorar somente a Deus, eles adoravam da maneira incorreta. Deus havia dito que eles somente fizessem seus sacrifícios em certos lugares (Det 12:13,14). Isto evitaria que eles alterassem seu modo de adoração e os protegeria contra as práticas religiosas pagãs. Infelizmente, o povo continuou a utilizar estes lugares, não se dando conta de que: (1) eles estavam adotando práticas proibidas por Deus e (2) estes lugares estavam contra a lei de Deus. Eles tinham crenças pagãs misturadas com a adoração a Deus. Misturar idéias religiosas leva à confusão a respeito do que Deus realmente é. Devemos ter cuidado de que influências seculares sutis não distorçam nossas práticas de adoração (Life Application Study Bible Kingsway NIV).

21 Amom. Felizmente seu reinado foi de curta duração, de 642 a 640 a.C., pois assimilou os piores exemplos que seu pai deixara e não aproveitou a lição de Manassés, após a conversão deste (22-13) (Bíblia Shedd).

Nenhum comentário:

Postar um comentário