terça-feira, 4 de junho de 2013

Neemias 1 - comentários

Neemias não foi o primeiro dos exilados a retornar a Jerusalém. Zorobabel liderou o primeiro grupo em 537 a.C., mais de 90 anos antes (Ed 1,2). Esdras seguiu com o segundo grupo em 458 a.C [quase 80 anos depois] e agora Neemias está pronto a liderar o terceiro maior retorno a Jerusalém (445 a.C.). Quando ele chegou após uma jornada de 3 meses, ele viu o templo completo e conheceu os demais qe haviam retornado a sua terra natal. Mas Neemias também encontrou um grupo de pessoas desorganizado e uma cidade sem defesas, sem muros a protegê-la. Antes do exílio, Israel tinha sua própria linguagem, rei, exército e identidade. Agora, não tinha mais nada disso. O que os judeus precisavam mais era de liderança; não havia ninguém para mostrar aonde começar e qual direção tomar ao começar a reconstruir sua cidade. Tão logo Neemias chegou, ele iniciou um programa de base. Ele ajudou a cuidar das necessidades físicas básicas do povo ao estabelecer um sistema justo de governo e reconstruiu os muros de Jerusalém. Ele também cuidou de suas vidas espirituais ao reconstruir vidas quebrantadas. Neemias é um modelo de liderança de compromisso, que honra a Deus e seu livro contém muitas lições úteis para os dia de hoje (Life Application Study Bible Kingsway NIV).

Ele [Neemias] chegou a Jerusalém treze anos depois de Esdras, com a posição de governador da província, e com total autoridade para reconstruir os muros, que, não obstante a edificação do templo, continuavam abandonados. Sua administração durou cerca de trinta e seis anos. O segredo de sua eficiência estava em seu hábito de constantemente apresentar todos os problemas a Deus, [...] Neemias foi um homem simples, caracterizado principalmente por humildade e pureza de intenções, e revelando o vigoroso poder que pode ser exercido por alguém que não tem outro propósito na vida nem outro poder que não estejam centralizados em Deus (Comentário Bíblico Devocional VT, FBMeyer).

1 mês de quisleu. O nono, equivalente a novembro/dezembro (nunca coincide com nossos meses) (Bíblia Shedd).

2 Hanani, um de meus irmãos. A referência em Ne 7:2 sugere uma relação de sangue (Andrews Study Bible).

3 os restantes [...] estão em grande miséria e desprezo. O templo foi completado setenta anos antes (516 a.C., Ed 6.15) mas era justamente a tentativa de restaurar Jerusalém como cidadela e centro de comércio, que despertou as novas perseguições (Ed 4.6 e 7) (Bíblia Shedd).

Os muros de Jerusalém estão derribados. A falta de muros deixava o povo indefeso contra os inimigos (Bíblia de Estudo NVI Vida).

5-11 Essa oração de Neemias é muito bela, saturada de citações da Escritura, e foi eficiente com Deus porque se baseava em Sua própria Palavra (Comentário Bíblico Devocional VT, FBMeyer).

5 E disse. O início da oração de Neemias se aproxima tanto dos pensamentos e das palavras da oração de Daniel (Dn 9:4) que é possível que ele os tivesse diante de si. Nesse caso, Neemias estava familiarizado com os escritos de Daniel e o admirava (CBASD-Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 3, p. 429).

Senhor Jeová, o nome de Deus que focaliza Seu concerto com o povo, relembrando ao Senhor as promessas feitas (êx 6.2-8; Ed 10.20-43) (Bíblia Shedd).

8 eu vos espalharei. A dispersão foi consequência inescapável da infidelidade do povo. Mesmo no período do NT ainda havia mais judeus na Diáspora (dispersão) que na Palestina (Bíblia de Estudo NVI Vida).

10 Teu grande poder e com Tua mão poderosa. Esta é uma terminologia de êxodo (Êx 6:1; 32;11). O retorno da Babilônia é visto como o segundo êxodo (Andrews Study Bible).

11 este homem. O rei, cujo apoio foi necessário para a execução dos planos de Neemias (Bíblia Shedd).

Copeiro. Posição de destaque e de confiança, pois era incumbido da responsabilidade de proteger o rei contra algum envenenamento (Bíblia Shedd).
Lit., "quem dá algo para (alguém) beber". (Bíblia de Estudo NVI Vida).

Nenhum comentário:

Postar um comentário