domingo, 2 de junho de 2013

Esdras 9 - comentários

Não se separaram. Esdras chegara a Jerusalém no quinto mês (7.9). As medidas que tratavam do problema dos casamentos mistos foram proclamadas no nono mês (10.9), ou seja, quatro meses depois da sua chegada. [...] Malaquias, que profetizou quase na mesma época da missão de Esdras, mostra que alguns judeus tinham desfeito casamentos para se casarem com filhas de um deus estrangeiro (Ml 2.10-16), talvez as filhas de proprietários influentes de terras. Uma das razões desses casamentos mistos fosse a falta de mulheres judaicas casadouras entre as que retornavam. O que acontecia numa comunidade judaica relapsa na questão de casamentos mistos pode ser visto no exemplo do povoamento judaico em Elefantina, no Egito, na época de Esdras e Neemias. Ali, os judeus que se casavam com mulheres pagãs manifestavam devoção aos deuses pagãos juntamente com o culto ao Senhor. A comunidadede Elefantina foi paulatinamente absorvida e desapareceu (Bíblia de Estudo NVI Vida).


os príncipes. É notável que a queixa sobre uma questão religiosa dessa natureza tenha vindo das autoridades seculares e não das eclesiásticas da cidade. A razão para essa situação incomum é o fato de que dignitários religiosos da nação não só toleravam a prática dos casamentos mistos, mas também eram culpados (v. 2). Já que parentes próximos de Jesua, o antigo sumo sacerdote, tinham desposado mulheres estrangeiras, não é estranho que um movimento de reforma nesse assunto não tenha surgido com os sacerdotes. Se os próprios líderes religiosos estavam envolvidos, é compreensível que as outras classes tenham permanecido em silêncio. No entanto, quando a situação chega a tal ponto e os ministros se corrompem, pela providência divina os leigos se levantam e tomam a iniciativa de empreender uma reforma religiosa (CBASD-Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol 3, p. 414).

povos de outras terras [NVI: vizinhos]. Os oito grupos mencionados são uma amostra dos habitantes de Canaã anteriores à conquista israelita. De todos eles, somente os amonitas, os moabitas e os egípcios ainda habitavam ali no período pós-exílico (ver 2Cr 8.7,8) (Bíblia de Estudo NVI Vida).

com as suas abominações. A denúncia não implica que os judeus já haviam adotado as práticas idólatras dos pagãos que moravam na terra, mas que eles estavam se associando com eles (CBASD, vol 3, p. 414).

Desde o tempo dos juízes, homens israelitas haviam se casado com mulheres pagãs e adotado suas práticas religiosas (Jz 3:5-7). Mesmo Salomão, o grande rei de Israel, foi culpado deste pecado (1Rs 11:1-8). Apesar desta prática ser proibida na lei de Deus (Ex 34:11-16; Dt 7:1-4), ela ocorreu nos dias de Esdras e novamente uma geração após (Ne 13:23-27)  (Life Application Study Bible Kingsway NIV).

2 tomaram de suas filhas. A mistura da santa semente com povos pagãos foi sempre a maldição de Israel, e tem sido uma provação para os filhos de Deus em todos os tempos (Comentário Bíblico Devocional VT - F.B.Meyer).

Pelo fato de que o casamento envolve duas pessoas se tornarem uma, a fé pode se tornar uma dificuldade e um cônjuge pode ter que comprometer suas crenças em favor da unidade. Muitas pessoas diminuem a importância deste problema somente para se arrependerem depois. Não permita que a emoção ou a paixão ceguem você para a grande importância de se casar com alguém com quem você possa estar unido espiritualmente (Life Application Study Bible Kingsway NIV).

3 arranquei os cabelos da cabeça e da barba. Quando Neemias se viu diante do mesmo problema do casamento misto, arrancou, não os seus cabelos, mas os dos que tinham cometido o delito (Ne 13.25) (Bíblia de Estudo NVI Vida).

4 até o sacrifício da tarde. ...era oferecido por volta das três horas (CBASD, vol 3,. p. 414).

5 levantei-me. A hora do sacrifício da tarde também era o tempo designado para a oração, (CBASD, vol 3,. p. 414).

6 confuso e enverngonhado. A humilhação e a angústia de alma experimentadas por Esdras e seus companheiros nos deixam envergonhados. Podemos ficar indignados contra o pecado, mas não o vemos do ponto de vista de Deus (Comentário Bíblico Devocional VT - F.B.Meyer).

9 os reis da Pérsia. ...Esdras era grato pelo privilégio concedido pelos reis persas. Praticamente todos os impreadores [persas] favoreceram os judeus. [...] A única exceção foi o falso Esmérdis, (CBASD, vol 3, p. 415).

muro. ...o muro é simbólico e denota proteção (CBASD, vol 3, p. 415).

11 imundícias [NVI: práticas repugnantes]Não literal, do corpo, mas figurativa, imundícia moral e religiosa das nações de Canaã  (CBASD, vol 3, p. 416).
Da idolatria cananéia, com as imoralidades a ela associadas (Lv 18.3; 2Cr 29.5)(Bíblia de Estudo NVI Vida).

12 paz. Heb shalom, que além de "paz" significa "plenitude", "prosperidade", "saúde", ou ainda o conjunto de tudo isso (Bíblia Shedd).

15 "Ah! Senhor, Deus de Israel, justo és, ... Eis que estamos diante de Ti na nossa culpa, porque ninguém há que possa estar na Tua presença por causa disto"

culpa. O senso correto da santidade de Deus nos conscientiza de que nada merecemos. Ver Is 6.1-5 (Bíblia de Estudo NVI Vida).
Esdras reconheceu que se Deus desse ao povo a justiça que eles mereciam, eles não poderiam permanecer diante dEle. Muitas vezes clamamos [a Deus] por justiça quando nos sentimos vítimas de violência ou injustamente tratados. Nestes momentos nos esquecemos da realidade do nosso próprio pecado e do correto julgamento que merecemos. Como somos afortunados porque Deus nos dá misericórdia e graça em vez de somente justiça! Na próxima vez que você clamar a Deus por um tratamento justo e correto, pare para pensar sobre o que aconteceria se Deus desse a você o que realmente merece. Peça, então, por Sua misericórdia (Life Application Study Bible Kingsway NIV).

Nenhum comentário:

Postar um comentário